4 dicas para melhorar seu atendimento ao cliente

4 dicas para melhorar seu atendimento ao cliente

Atendimento ao cliente é um misto de ciência e arte. Algumas coisas podem ser treinadas, ensinadas nos livros, e outras simplesmente se aprende com a vivência. Há um provérbio chinês que diz que um homem que não sabe sorrir não deve abrir um comércio. E é exatamente o que este artigo traz para você: os ensinamentos orientais, às vezes simples como sorrisos, que podemos tirar para atender melhor nossos clientes.

Compilamos 4 dicas muito efetivas que temos praticado ao longo dos anos como empreendedores. E elas vieram justamente da observação de como nossos clientes terminavam a conversa. Afinal, se seu consumidor é só sorrisos e empolgação após o atendimento, algo de muito bom aconteceu. Nossa intenção é te levar até lá. Vamos nessa?!

 

Esqueça a venda

Esse é um modo de pensar que carregamos ao longo da história da Viddheo. Especialmente em negócios B2B, onde se vende para empresas, a venda é complexa e é certo que pode levar meses. O melhor raciocínio é, ao atender um cliente pela primeira vez, esquecer qualquer tipo de pressão quanto às metas e pensar totalmente no cliente, no problema ou dor levantada.

Esquecer a venda tira todos os pré-conceitos sobre aquele tipo de cliente, o quanto se deve pressioná-lo, etc. Ali ele é apenas um ser humano sendo atendido e, caso goste do que viu, iniciará um relacionamento com sua empresa. E pensar na venda como um relacionamento de longo prazo é exatamente o que distingue bons vendedores dos medianos.

 

Atenção total aos detalhes

Enquanto seu cliente descreve um problema, ele transmite inúmeros outros detalhes. Como um contador, você deve perceber que cada cliente vem num momento diferente, com problemas e demandas distintas. Às vezes desorganização financeira, outras vezes necessita de assessoria contábil na transição para S.A., enfim, cada cliente é único e, ao sentar com você, ele lhe dará várias outras informações nas quais você deve prestar atenção também.

Outro benefício de se estar atento às particularidades da conversa, é que aumentam as chances de você identificar histórias que tenha em comum com o cliente. Isso traz proximidade e diminui as barreiras psicológicas sobre a venda, o que nos leva à próxima dica.

 

Histórias em comum

Repare em quantas vezes você foi mal atendido num estabelecimento. O histórico de maus vendedores é tão grande que nos deixa reativos a coisas que nem percebemos. Quantas vezes você já não se sentiu desconfiado ou com o senso de alerta máximo ao papo de um vendedor, principalmente ao querer comprar algo que você não conhecia muito bem? E é exatamente este instinto reativo que o vendedor provoca que você quer quebrar.

Identificar histórias em comum, além de ser um quebra-gelo, gera proximidade com o cliente, e isso é tudo o que você quer numa situação de venda. Afinal, é muito melhor conversar com alguém próximo do que com um total desconhecido, certo?

 

Preparo

Se você vende qualquer produto, ainda que seja tênis de corrida, você precisa entender do seu mercado. Existem muitas marcas distintas, tipos diferentes de pisada, de material, patamares de preço totalmente diferentes, cores, tamanhos, uso externo ou indoor, etc. Já vender um serviço contábil, por exemplo, é infinitamente mais difícil dada a complexidade dos assuntos envolvidos.

Mas independente do mercado em si, o preparo dos vendedores é indispensável! Quanto mais complexo o produto, mais preparada a equipe de vendas deve estar. Normalmente, quando o produto (ou serviço) é de difícil compreensão, o cliente é exigente e vem com muitas demandas. Portanto, mais crítica é a necessidade de preparo e segurança nas respostas.

Vendas complexas ocorrem em etapas que começam com o primeiro atendimento e continuam até o follow-up (acompanhamento) da proposta para fechamento.

Uma equipe preparada atende melhor e fecha muito mais negócios!

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Diego Cordovez

Diego Cordovez é sócio e co-fundador da Viddheo,ferramenta de videoconferência para times de Inside Sales.

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