5 Etapas do Ciclo de Fluxo de Caixa

Para empresas que estão começando, a má gestão do fluxo de caixa pode levar à falência rapidamente. Por isso, cabe ao gestor financeiro se familiarizar com o ciclo de fluxo de caixa para garantir equilíbrio do dinheiro que entra e sai.

Segundo o Banco Commonwealth da Austrália, cada centavo que é investido na empresa passa pelo ciclo de fluxo de caixa antes que volte trazendo algum lucro. A partir de uma organização financeira eficiente, a empresa é capaz de aumentar a velocidade das etapas do fluxo de caixa. Assim, quanto mais rápido o ciclo gira, mais bem sucedido o negócio será!

 

Gráfico Fluxo de Caixa

 

Etapa 1 – Receber pagamentos
A maioria dos empresários é muito familiar com essa etapa, pois o caixa da empresa é impulsionado pelo recebimento de pagamentos dos produtos e serviços vendidos.

Para que isso ocorra da forma mais abrangente possível, é fundamental que os pagamentos não sejam limitados por uma única forma de cobrança. Esteja aberto para todos os cartões de débito ou crédito, e-commerce, PayPal, cheques e transferências bancárias, além de dinheiro, se for o caso. Ter mais de um modo de aceitar o pagamento oferece ao cliente mais opções de escolha e, consequentemente, mais flexibilidade. Apenas lembre-se que o pagamento efetuado com cartão de crédito não tem recebimento imediato (geralmente 30 dias).

Etapa 2 – Gerenciar o dinheiro
Essa etapa representa o gerenciamento do dinheiro que acabou de entrar. Gerenciar as contas é diferente de ser lucrativo. Não ter liquidez pode levar uma empresa à falência, uma vez que é necessário armazenar dinheiro suficiente para arcar com o pagamento de fornecedores, o investimento em equipamentos e os custos operacionais. Garantir que as contas estão em ordem é essencial para descobrir quanto a empresa realmente obteve de lucro no período. Quanto ao dinheiro excedente, ou saldo positivo, o ideal é aplicá-lo para render de uma forma estratégica e organizada.

Etapa 3 – Fazer pagamentos
“Pagar no tempo certo” não só ajuda a manter o fluxo de caixa organizado como é uma ótima forma de evitar problemas. Com a finalidade de facilitar, o cartão de crédito permite agilidade nos pagamentos de despesas diárias, tais como material de escritório, viagens, veículos e custos de marketing. Dessa forma, é possível que a empresa mantenha um bom histórico de crédito empresarial com bancos e provedores de cartão, adquirindo credibilidade.

Etapa 4 – Financiar compras
Para os pagamentos efetuados por cartão de crédito, deve-se ter em mente como o financiamento vai acontecer: quais são os juros e quais as datas de pagamento, etc. Verifique se os valores do parcelamento estão dentro do orçamento mensal previsto. Mesmo que tenha em vista um empréstimo no banco, subsídio do governo ou um investidor a bordo, seja fiel a sua organização financeira para não sofrer com surpresas. Uma ferramenta de gestão financeira é adequada para controlar investimentos de médio e longo, sem perder os pagamentos de vista.

Etapa 5 – Controlar o estoque
Agora que já recebeu e efetuou pagamentos, é hora de pensar sobre o controle de estoque da empresa. Há diversos momentos em que a empresa se depara com um nível de estoque excedente. Embora pareça uma situação administrável, isso pode prejudicar o negócio caso não sejam tomadas as medidas certas. A unidade de estoque não vendida representa o dinheiro que está amarrado e não pode ser utilizado para pagar as contas ou para voltar a investir.

Portanto, é recomendável que a empresa tente vender o estoque de forma ágil, mesmo através de descontos. O objetivo é de obter mais velocidade na volta do dinheiro para o negócio. No entanto, assegure-se de que os fornecedores são confiáveis, pois isso afeta os niveis de estoque e vai acelerar os prazos de entrega. Não deixe o estoque vazio, tenha consciência nas vendas da empresa.

 

 

Equipe Nibo

Somos um time de especialistas focados em tornar a sua gestão financeira mais eficiente. Deixe um comentário ou ligue para nós, estamos sempre a postos para ajudá-lo!

8 dicas para cativar seus clientes 6 Dicas de Segurança na Internet

Deixe o seu comentário

  1. Muito bom o post. Isso realmente ajuda os empreendedores a gerenciar melhor suas PMEs. Estou sempre de olho nas atualizações.

Comente com o seu e-mail Comente com o Facebook