5 Passos para montar um Serviço de Contabilidade Online

5 Passos para montar um Serviço de Contabilidade Online

Se eu te dissesse que é possível administrar seu cliente contábil à distância e que é possível com isso aumentar a produtividade e a rentabilidade da sua empresa contábil, você acreditaria? E se eu dissesse também que você pode atender seu cliente de onde você desejar e, ainda assim, deixá-lo muito satisfeito, o que você diria? Pois bem, hoje em dia isso tudo é possível graças aos Serviços de Contabilidade Online.

Mas para você entender como tudo isso é possível, vou mostrar 5 passos que você precisa criar dentro da sua empresa antes de implantar, de fato, um serviço de contabilidade online.

Vamos a eles:

Tecnologia

Tecnologia é fundamental. Não há como atender um cliente satisfatoriamente, à distância, sem o uso da tecnologia.

É importante ter em mente que, nos dias de hoje, já existe tecnologia especifica para prestar esse tipo de serviço online, logo, não há necessidade de se desenvolver nenhuma ferramenta nova. Em outras palavras, não há necessidade de se investir em tecnologia própria para lançar um serviço de contabilidade online, pois existem ferramentas disponíveis no mercado criadas, especificamente, para esse tipo de atendimento. Assim sendo, se você escolher as ferramentas certas para o seu negócio, e que mais se adequem ao serviço que você deseja oferecer ao seu cliente, você entenderá que é sim possível oferecer esse tipo de atendimento. Não só isso! Também é possível garantir a satisfação que seu cliente talvez nunca tenha tido com o atendimento de modo convencional, ou seja, off-line. A prática mostra que a satisfação do cliente, na verdade, aumenta com o atendimento online.

Ter uma equipe preparada

Para começar, sua equipe precisa abrir mão de toda a ideia de atendimento prestado até o momento para, então, começar a se preparar para o atendimento virtual. Se você não tiver uma equipe preparada para tal mudança, você terá vários problemas relacionados ao atendimento de seus clientes. Isso porque, do outro lado da tecnologia citada anteriormente, existem pessoas, no caso, seus clientes que precisam ser atendidos.

Pessoas, de um modo geral, gostam de saber que estão lidando com seres humanos e não com máquinas. Em função disso, sua equipe deve ser realmente bem preparada para lidar com a ferramenta e suprir a resistência que as pessoas têm em lidar com máquinas. Isso será fundamental para que você tenha realmente sucesso no atendimento da contabilidade online.

Treinar seu cliente para essa modalidade de serviço

É importante saber que, para que seu serviço online dê certo, o cliente também tem que colaborar. E para que isso aconteça, ele precisa ser induzido, coordenado para que faça grande parte do serviço e também para entender as vantagens que ele recebe com essa ação. Imagine que você vai disponibilizar, para o seu cliente, uma ferramenta que te permite fazer a importação dos dados dele para dentro do seu sistema contábil. Obviamente você precisará que seu cliente te ajude nessa tarefa.

A grande sacada é apresentar uma novidade para seu cliente, no caso, a ferramenta. E essa ferramenta trará benefícios para ele e, consequentemente, para sua empresa contábil também. Mas para isso, seu cliente necessita ser trabalhado e, você, precisa entender como irá educa-lo para que ele saiba como fazer o melhor uso do seu serviço de contabilidade online.

Um site preparado para o mercado online

Se você está falando de mercado online, você precisa ter uma excelente vitrine. Uma vitrine que consiga passar para o mercado aquilo que você faz, que mostre quais são os diferenciais do seu atendimento e quais os benefícios seus clientes vão ter. Você precisa, então, ter um site completo, que disponha de ferramentas acopladas para oferecer todos os tipos de funcionalidades e que transmita um ar de modernidade. Seu site precisa, realmente, estar preparado para atender o mercado online.

Pode até parecer contraditório, mas grande parte das empresas de contabilidade online, que estão hoje no mercado, sequer oferecem sites com os pré-requisitos mínimos para oferecer um serviço de contabilidade online. Daí a importância de se desenvolver um site que esteja realmente bem preparado.

Diferente das ferramentas que já estão no mercado disponíveis para esse tipo de serviço, um site, para que atinja o resultado esperado, exige investimentos. A grande questão aqui é entender que a diferença do investimento que se faz para ter um site ruim e um site excelente, não é tão grande. Com um pouco mais de investimento, é possível que se tenha um site que, além de atender suas necessidades, também ofereça um serviço especificamente voltado para o mercado online e que realmente ajude no seu projeto de contabilidade online.

Estratégia de marketing

Tudo pode ser perfeito. Você pode ter uma equipe extremamente bem treinada, você pode ter todos seus clientes bem orientados, você pode escolher as ferramentas mais adequadas, ter um site montado exclusivamente para o seu serviço de contabilidade online, mas, se você não tiver uma estratégia de marketing que comunique sua empresa ao mercado, dificilmente você alcançará seus objetivos. A comunicação entre a empresa e o mercado é fundamental para encontrar e, em seguida, converter os potenciais clientes. Para isso, é preciso que se saiba realmente como desenvolver uma estratégia que faça a diferença.

O interessante hoje é que, com a ajuda da internet e de ferramentas específicas, é possível formatar uma estratégia de marketing que atinja, exatamente, o público alvo do seu negócio, e isso faz toda diferença nos seus resultados. Por isso, você precisa entender como funciona todo esse processo para, então, aprender como conquistar os resultados esperados através da contabilidade online.

Agora que os 5 passos para se lançar um serviço de contabilidade online já são conhecidos, é hora de coloca-los em prática e desfrutar dos benefícios que o mercado da contabilidade online pode trazer para a sua empresa contábil.

A tendência é que alguns serviços específicos se destaquem no mercado nos próximos meses. Hoje, existem muitas possibilidades de se trabalhar dentro do mercado online com diferentes formatações de negócios. O importante é saber como desenvolver o seu modelo de negócio, mas, para você saber qual é o melhor modelo de negócio para a sua empresa contábil, você precisará da ajuda de um expert. Alguém que conhece o mercado e que pode te ajudar nos detalhes do seu lançamento.

Esse mercado está só começando. As possibilidades inexploradas ainda são enormes no ramo contábil online. As empresas que investiram nessa área estão quase sozinhas em um mercado que está, praticamente, todo disponível para elas. Então, aproveite essa oportunidade!

Como já dito, é fundamental que você siga os 5 passos apresentados, porém, para segui-los, você realmente terá que contar com uma metodologia.

Sendo assim, dedique-se a aprender, de forma prática, como executar todos os 5 passos fundamentais para o sucesso do seu serviço de contabilidade online e, caso queiram, busquem orientação de um expert no assunto (recomendável!).

E aí, curtiram as dicas? Conte-nos sobre sua experiência e sucesso nos negócios!

Equipe Nibo

Somos um time de especialistas focados em tornar a sua gestão financeira mais eficiente. Deixe um comentário ou ligue para nós, estamos sempre a postos para ajudá-lo!

Jornada do Contador: 5 etapas para chegar no topo da montanha e ter sucesso no mercado contábil Gestão de processos: saiba como resolver 3 problemas comuns na Jornada do Contador

Deixe o seu comentário

    Comente com o seu e-mail Comente com o Facebook