6 dicas para aumentar seu fluxo de caixa

Para ajudar a aumentar o fluxo de caixa, juntamos 6 dicas para melhorar as finanças de qualquer empresa. Saber lidar com os ciclos de abundância e a escassez de dinheiro não é tarefa fácil. Por isso, entender sobre o fluxo de caixa pode auxiliar nos desafios diários de se manter um negócio.

Siga as dicas que separamos e comece a otimizar seu fluxo de  caixa.

  1. Acompanhe os recebimentos
  2. Estenda as conta a pagar
  3. Retenha a base de clientes
  4. Verifique os preços
  5. Renegocie com fornecedores
  6. Alugue ao invés de comprar

10 dicas de fluxo de caixa

1 – Acompanhe os recebimentos

Quanto mais rápido os recebimentos acontecerem, mais capital disponível. Ter um cronograma de recebíveis em um software financeiro (como o Nibo) é fundamental. Um sistema de sinalização automática permite classificar as contas a receber e a agir imediatamente sobre as contas vencidas.

2 – Estenda as contas a pagar

Usufrua do máximo de tempo estipulado (geralmente 30 ou 60 dias) para pagar os fornecedores. O período até efetuar o pagamento serve como uma espécie de créditos sem juros para serem utilizados.

3 – Retenha a base de clientes

Procure uma maneira de converter simples usuários em clientes fiéis da empresa através de estratégias de retenção. Oferecer um desconto para um contrato mais longo é um ótimo incentivo para obter um compromisso maior de clientes. Dessa forma, pode haver uma redução na margem de lucro, mas vai ajudar a tornar o fluxo de caixa mais previsível.

4 – Verifique os preços

Você tem certeza de que os preços da sua empresa seguem o ritmo dos custos operacionais crescentes? Qual foi a última vez que ajustou seu preço? Muitas empresas hesitam em aumentar as taxas porque têm medo de perder clientes, no entanto, muitos clientes já esperam que fornecedores instituam pequenos ajustes regulares. Certifique-se do preço da concorrência! Se os preços são mais elevados, pense na sua posição no mercado de forma estratégica e inteligente.

5 – Renegocie com fornecedores

Existem certas despesas na empresa que podem ser reavaliadas. Serviços básicos como telefonia e internet devem ter as contas examinadas a cada ano, para se certificar do valor real de mercado. Vale a pena ficar atento para esse tipo de fornecedor, já que a escolha correta pode acarretar em uma boa economia de dinheiro.

6 – Alugue ao invés de comprar

Em longo prazo, o aluguel custa mais do que a compra, porém os custos podem ser justificados pelos benefícios de um fluxo de caixa mais tranquilo. A locação de equipamentos de computador, carros, ou outras ferramentas necessárias para expandir o negócio evitam amarrar dinheiro ou linhas de crédito que poderiam ser mais bem utilizados para a execução do dia a dia da empresa.

Equipe Nibo

Somos um time de especialistas focados em tornar a sua gestão financeira mais eficiente. Deixe um comentário ou ligue para nós, estamos sempre a postos para ajudá-lo!

Como usar Nibo para pequeno varejo? Case de Sucesso: Gestão Financeira com a Madame Tutu

Deixe o seu comentário

    Comente com o seu e-mail Comente com o Facebook