Agregar conhecimentos é fundamental para profissionais contábeis

Agregar conhecimentos é fundamental para profissionais contábeis

É fácil constatar que vivemos uma época muito diferente da que vivíamos há poucas décadas.

Temos à nossa disposição uma enxurrada de informações, maior facilidade de deslocamento, maior oferta de produtos e serviços e uma gama de facilidades, e também de dificuldades, decorrentes da modernidade e da rapidez das mudanças. No entanto, ainda existem muitos profissionais contábeis que não conseguem ter acesso ao conhecimento ou, se o têm, não sabem selecioná-lo adequadamente de forma a fazer crescer o seu nível cultural ou econômico-social.

O mercado é abundante ao oferecer livros, revistas, cursos, seminários, congressos e toda sorte de informação, em meio físico ou virtual, sobre os mais variados assuntos, a ponto de deixar os interessados inseguros na hora de escolher a melhor forma de somar conhecimentos.

Sabemos que a educação básica é o mínimo recomendável a qualquer pessoa. Fazer um curso superior já é um diferencial; mas, por melhor que seja a instituição onde ele seja cursado, nunca será suficiente para que o formado tenha assegurado o êxito profissional. A educação continuada é imprescindível para profissionais contábeis e, como o nome bem o diz, acompanhará o profissional durante toda a sua vida ativa como partícipe do mercado, independente da atividade exercida.

Agregar conhecimento a cada dia é, portanto, imprescindível para profissionais contábeis. Seja na área tecnológica, seja no acompanhamento de novos dispositivos legais, seja na evolução do pensamento humano; seja no acompanhamento das políticas públicas ou das incertezas econômicas. Enfim, em tudo que tenha importância para lhe manter o profissional sintonizado nas mudanças que envolvem a sua área de atuação e o exercício da sua cidadania.

É nesse contexto de necessidades que acontecem os grandes eventos, tipo convenções e congressos; onde inúmeras pessoas expõem ideias sobre suas especialidades para um público que sabe o que quer. É neste ambiente que alguns fornecedores de bens e serviços aproveitam para divulgar seus produtos, que profissionais da contabilidade divulgam suas iniciativas e criatividade. Para tornar suas marcas conhecidas e mostrar formas inteligentes e diferenciadas de fazer as coisas.

 

O CONACONTÁBIL é uma excelente oportunidade de aprendizado, voltado principalmente para os profissionais que atuam na área contábil. Programe-se e aproveite as dezenas de palestras!

 

Pedro Coelho Neto

Contador, com pós-graduação “lato sensu” em Contabilidade pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Consultor de Empresas, tendo desenvolvido e dirigido trabalhos técnicos e serviços de Auditoria e Consultoria Contábil Fiscal junto a dezenas de organizações privadas e públicas. Atualmente diretor das empresas MARPE AUDITORES ASSOCIADOS e MARPE CONTADORES ASSOCIADOS.

Integração Contábil para Contadores com NIBO Principais problemas de gestão apontados por escritórios contábeis, como resolvê-los?

Deixe o seu comentário

    Comente com o seu e-mail Comente com o Facebook