Aprenda a triplicar os clientes do seu escritório de contabilidade em um ano

Aprenda a triplicar os clientes do seu escritório de contabilidade em um ano

Nós aqui do NIBO acompanhamos a rotina dos escritórios de contabilidade e sabemos que são inúmeros os processos e os prazos a serem cumpridos. O que percebemos é que grande parte dos contadores ficam restritos a essas barreiras e não conseguem conciliar a rotina com a inovação.

 

Sabemos que é um desafio, visto que o fisco tem cobrado cada vez mais obrigações. Mas caso você, amigo contador, queira se diferenciar, é preciso agir diferente. Não é fácil, mas é simples.

 

Para te ajudar nessa, vamos ilustrar como o escritório contábil pode inovar. A Fatto Contabilidade é um cliente NIBO que triplicou o número de clientes em um ano. Isso mesmo que você leu, no meio dessa crise do nosso país, eles T-R-I-P-L-I-C-A-R-A-M o número de clientes no último ano. E acredite se quiser, entregando valor, aliás MUITO valor às empresas.

 

A Fatto Contabilidade é um projeto inspirador que foi idealizado e posto em prática por Fernanda Rocha e Luis Filipe Winther. Fernanda trabalhava como gerente contábil e percebia que a entrega desse serviço não gerava valor na percepção dos clientes.

 

“O trabalho consistia em fazer os lançamentos contábeis, a conciliação e no final era montado um memorando de pendências e problemas identificados para fazer a contabilidade da empresa. O trabalho era enviar pendências para o cliente. A gente não gerava valor para o cliente, a gente gerava era trabalho para o cliente”, refletiu Fernanda.

 

O grande desafio do contador é: Como mostrar as empresas que entregar a documentação organizada é o primeiro passo para se ter uma contabilidade correta? SIM! O contador não faz milagre, caro cliente. Ele depende diretamente das empresas.

 

Para responder a essa pergunta, você, amigo contador, deve estar disposto a oferecer um serviço contábil diferenciado. A contabilidade caminha melhor ainda com empresas que tem o financeiro em dia. Com essas duas preciosas ferramentas, os clientes poderão começar a tomar decisões mais assertivas e o responsável por isso será quem? O empresário contábil.

 

Para fazer com que isso se tornasse realidade, a Fatto Contabilidade criou um mantra: Contabilidade sem chatice.

 

O que isso significa? Provar que a contabilidade é uma incrível ferramenta de tomada de decisão e que qualquer negócio baseando-se nela terá informações relevantes para a sua gestão. Assim, deixaremos de lado a falsa ideia de que a contabilidade está diretamente relacionada a burocraria e irrelevância.

 

É importante perceber também a comunicação que é estabelecida entre escritório e cliente. Segundo Fernanda Rocha, se o cliente não te valoriza é porque ele não enxerga isso. Sendo assim, é super importante você sempre comunicar o que está fazendo. Como por exemplo, na época de entregar as declarações, a contabilidade corre atrás de fazer tudo para ter o resultado correto e ter tudo em dia, mas o cliente não está sabendo o que é feito.

 

Além de otimizar a comunicação, também é importante ter estratégia, metodologia e tecnologia. Para isso a Fatto criou o Programa de Produtividade Contábil, composto por três pilares: Atraso Zero, Erro Zero e Integração Total.

 

escritório de contabilidade

 

Para fazer a Integração Total a Fatto Contabilidade já recebe as informações direto no NIBO. Mas como? Ou o cliente não tem sistema e usa o NIBO para isso, ou o cliente já possui algum sistema e o NIBO faz a integração com o software de contábil.

 

escritório de contabilidade

 

Com o Importador Universal, por exemplo, tudo que vem do financeiro do cliente consegue ir diretamente para o software contábil sem necessidade de redigitação. Isso gera um ganho de produtividade gigantesca e reduz muito o número de erro.

 

O objetivo da Fatto Contabilidade foi eliminar 100% o lançamento manual dos documentos contábeis, e estas tecnologias estão permitindo a Fatto obter o Atraso Zero, Erro Zero e a Integração Total.

 

“O Nibo definitivamente permitiu que fizéssemos algumas adaptações muito boas nos nossos processos internos e isso fez com que a gente desenvolvesse algumas ferramentas”, afirma Fernanda.

 

A Fatto Contabilidade foi fundada em 2012 com apenas um cliente, até o início de 2015 estava com 35 clientes. Hoje, são mais de 90 empresas, um crescimento de 157%. Nessa busca por entregar mais valor ao cliente um sistema foi desenvolvido e parte do crescimento se deve a ele: o Fatto Dashboard.

 

O Fatto Dashboard  é composto por dois Dashboards (painéis): o  de Acompanhamento e o de Controladoria. O Dashboard de Acompanhamento traz indicadores relativos aos resultados econômicos, carga tributária e folha de pagamento. Já o Dashboard de Controladoria é um pouco mais avançado e traz definições que, normalmente, o empresário desconhece. Então, é mais uma oportunidade de agregar valor ao serviço da contabilidade. O painel apresenta indicadores para a visão do gerente (Ebtida) e do acionista (EVA), o valor de liquidação, os prazos médios, a gestão de tesouraria e outros índices.

 

escritório de contabilidade

 

O interessante é observar que tudo está interligado: se a contabilidade não está em dia, o Fatto Dashboard não terá valor. Não adianta apresentar ao cliente números de anos atrás, pois a realidade será outra. Daí percebe-se a importância de uma metodologia, como a do “Atraso Zero, Erro Zero e Integração Total” e as tecnologias e ferramentas usadas para ganhar produtividade na rotina diária e no cumprimento das obrigações e, no final, conseguir entregar valor ao seu cliente de uma forma mais eficiente.

 

“A gente só conseguiu chegar no Fatto Dashboard porque o Nibo apareceu na nossa vida. A gente ganhou essa produtividade porque a gente gastava muito tempo lançando na mão ou então pedindo para o cliente, gastando com motoboy para ir buscar a documentação com o cliente, agora está tudo automatizado pelo Nibo. Então, a gente conseguiu ter tempo para poder gerar mais valor para o cliente e a consequência disso é o cliente mais satisfeito, mais indicações, mais retenção e maior crescimento”, afirma Winther.

 

Caso você queira conferir o material completo e entender mais sobre como a Fatto Contabilidade inovou e cresceu em tão pouco tempo, clique aqui e baixe o Guia da Fatto Contabilidade. Nele você vai entender como pode crescer gerando cada vez mais valor ao seu serviço.

 

Se quiser saber mais sobre as nossas ferramentas, envie um email para contadores@nibo.com.br ou clique aqui para solicitar uma demonstração.

Mariana Miranda

Mineira, flamenguista, apaixonada pelo Rio de Janeiro e agora morando na cidade maravilhosa. Se formou em Administração pelo Instituto Vianna Júnior, com certificação da Fundação Getúlio Vargas, em Juiz de Fora - MG. Se mudou para Rio de Janeiro para fazer mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica com foco em Marketing. Atualmente é Coordenadora de Marketing no NIBO.

Quer crescer mesmo na crise? Os 7 erros que podem quebrar seu escritório de contabilidade

Deixe o seu comentário

    Comente com o seu e-mail Comente com o Facebook