Avance, mas não se esqueça dos seus bastidores

Avance, mas não se esqueça dos seus bastidores

Dizem que época de crise é justamente hora de se avançar para crescer. Concordo, mas será que também não seria uma excelente oportunidade para rever os bastidores dos seus negócios, se estão bem preparados para encarar a concorrência impiedosa de um momento de tantas incertezas?

Para se manter competitivo e aumentar a sua margem operacional, é muito importante rever seus processos, pois eles são elementos fundamentais da sua estratégia de crescimento e consolidação no mercado. E essa revisão serve para qualquer empresa, inclusive as contábeis.

Por isso, destaco cinco possíveis falhas que você deve observar para que não afetem seus processos e, consequentemente, seus resultados:

 

1 – Promessas não cumpridas

Com o ímpeto de fechar um contrato, muitos acabam dando a falsa impressão ao cliente de que seus problemas serão resolvidos como num passe de mágica. Geralmente, essa falsa impressão inclui prazos fora da realidade e valores cobrados sem qualquer tipo de estudo. Não caia na tentação de prometer o que não sabe se pode cumprir, pois esse tipo de promessa pode ser fatal para a sobrevivência do seu escritório.

 

2 – Cobrança Indevida

Fechar um contrato é um grande desafio em tempos atuais e a última coisa que você vai querer é perder seu cliente por conta de envio de cobranças indevidas.

 

3 – Entregas fora do prazo

Tanto as solicitações dos clientes, quanto as previsões de entrega, devem ser finalizadas dentro, ou mesmo antes do prazo acordado. Mostre para seu cliente que muito mais do que um contrato, sua empresa tem palavra.

 

4 – Disponibilize canais de atendimento

Seus atendimentos não podem ser resumidos apenas ao atendimento telefônico, por mais eficiente que ele possa ser. Disponibilize o máximo de canais de contato que você puder. Isso inclui um e-mail de atendimento, páginas em redes sociais e até canais de comunicação em softwares online. Quanto mais disponível você for, maior será sua credibilidade junto a seus clientes (ou futuros clientes).

 

5 – Saiba calcular seus honorários corretamente

Credibilidade não tem preço. Jamais coloque a credibilidade de sua empresa atrelada aos honorários cobrados. Aprenda a calcular seus honorários contábeis e seja honesto tanto com seu trabalho, quanto com seu cliente.

 

Se você detectou em sua empresa alguma dessas falhas, ou a leitura deste artigo te levou a outras reflexões, corrija essas fragilidades e seja rápido nas ações corretivas. Demorar para ajustar seu negócio vai torna-lo cada vez mais caro, difícil e o pior… Pode ser tarde de mais.

Lembre-se: o mercado é dinâmico e não para.

Sucesso e prosperidade nos negócios.

Forte abraço,





Nova chamada à ação




Renato Cristiano

Contador com especialização em Planejamento Tributário. Sócio da empresa Player Inteligência Contábil e Tributária. Com atuação em empresas prestadora de serviços e mercado digital. Empreendedor Digital e Coach Financeiro. Coautor do livro “Dicas de como economizar – Através do planejamento você pode alcançar seus sonhos.”

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