Conquiste mais clientes para sua empresa de contabilidade: o caso VSM

Conquiste mais clientes para sua empresa de contabilidade: o caso VSM

Amigo contador, você sabia que existem várias maneiras que uma empresa de contabilidade pode ganhar destaque no mercado contábil? Hoje em dia, cuidar apenas da parte operacional não é o bastante. É preciso montar estratégias e pensar no cliente também. Descobrir o que ele mais precisa é fundamental.

Há anos trabalhando com contabilidade, a contadora Vania Trindade descobriu que ela conseguiria conquistar a confiança de seus clientes caso conseguisse se aproximar ainda mais deles. CEO da VSM Gestão Contábil e Empresarial, Vania sempre foi muito preocupada com as relações pessoais.

Para isso, ela precisava de mais tempo para pensar em estratégias e em maneiras de ajudar os clientes. Ela queria entregar algo único a seu cliente e mostrar que a contabilidade poderia, sim, ajudar no crescimento de seu negócio.

Após algumas pesquisas, Vania descobriu uma forma bem simples de fazer isso: usando a ferramenta certa.

 

VSM: Uma empresa de contabilidade para todas as áreas

Fundada em 1993, a VSM Gestão Contábil e Empresarial é hoje uma grande referência do mercado contábil no Pará. Atualmente, a empresa de contabilidade atende os mais variados tipos de clientes em diferentes segmentos, como portos, produtores de alimentos, saúde, advocacia, mineradoras, locadoras de veículos, seguros e varejo.

O escritório busca trabalhar não apenas com a parte operacional da contabilidade. Usando diferentes tipos de ferramentas, como o NIBO, a VSM tem auxiliado também nas diferentes fases do processo contábil, sempre levando em conta as necessidades de seus clientes.

A tecnologia é nossa maior aliada em busca de resultados eficientes. Procuramos reduzir tempo em processos burocráticos e investimos em consultoria empresarial. Apoiamos nossos clientes de forma efetiva gerando resultados significativos.

 

Entregando valor ao cliente através da integração bancária

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O caminho de Vania em direção ao NIBO  foi construído através de muita pesquisa. Em 2015, ela decidiu que não queria mais trabalhar da mesma forma que vinha fazendo há anos. Ou seja, gastando toda a energia de sua equipe apenas no serviço operacional.

O desejo de Vania era encontrar uma forma que permitisse à sua equipe trabalhar com uma maior visão de gestão. Afinal, um dos objetivos da VSM é o de estabelecer estratégias aos seus clientes para que eles possam sobreviver, crescer e se perpetuar no mercado.

A maneira mais rápida que a gestora encontrou para conquistar sua meta foi através da integração bancária.

Eu já acreditava no seguinte lema: integrar cada vez mais para entregar ainda mais valor ao meu cliente.

Mas como fazer essa integração?

Com essa dúvida na cabeça, Vania recorreu à internet em busca de soluções. Usando palavras-chave como integração contabilidade, ela encontrou algumas ferramentas que poderiam ser usadas em sua empresa de contabilidade. Entre elas, o NIBO.

Mas e agora? Como decidir qual ferramenta usar?

Vania sabia que a forma mais certa de descobrir seria testando cada uma. Ela estudou as opções que tinha e escolheu as três melhores. Como gestora, ela acreditava ser sua obrigação entender como sua equipe poderia trabalhar melhor e, assim, entregar mais valor ao cliente.

Assim, Vania inseriu as três ferramentas na VSM.

 

A ferramenta certa para sua empresa de contabilidade

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Ela estava tão engajada em seu propósito, que usava os sistemas até mesmo nos finais de semana, quando tinha mais tempo para trabalhar na parte operacional.

Como líder de equipe, Vania sempre esteve muito envolvida na parte estratégica de sua empresa de contabilidade. Por isso, ela aproveitava todo o tempo extra que tinha para estudar e aprimorar as técnicas de seu negócio.

Por quatro meses, a gestora testou as ferramentas diariamente e conseguiu reunir informação e conhecimento suficiente para dizer, de fato, qual era a melhor. Sem mais dúvidas, Vania concluiu que o NIBO era justamente o sistema do qual ela precisava.

No momento que fiz a primeira conciliação no NIBO, minha reação imediata foi: ‘Uau! É isso mesmo que eu procurava!’

O próximo passo era levar a ferramenta ao resto da equipe. Afinal, seu trabalho não era apenas o de adquirir conhecimento, mas também o de disseminá-lo. Em pouco tempo, o NIBO foi incorporado de fato à rotina do escritório.

 

Mais tempo, menos erros e novos clientes

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Os benefícios conquistados graças ao uso do NIBO foram imediatos. Tanto Vania quanto sua equipe rapidamente perceberam que o tempo gasto nos lançamentos mensais diminuiu consideravelmente.

O mesmo aconteceu com os clientes de sua empresa de contabilidade. Com a facilidade da ferramenta, os clientes não precisavam mais tirar alguns dias de trabalho apenas para separar documentos para enviar ao contador.

Ao otimizar o tempo de seus funcionários, Vania conseguiu que cada um deles começasse a pensar não apenas na parte operacional do trabalho, mas também na estratégica. Assim, eles foram capazes de fortalecer a relação com os clientes da empresa.

Além disso, os erros cometidos durante todo o processo contábil diminuíram drasticamente também graças ao NIBO.

Posso dizer que nós conseguimos economizar entre 70 e 80% do nosso tempo e reduzimos os erros do escritório na mesma proporção.

Hoje, são poucos os clientes de Vania que ainda não usam o NIBO. Mesmo assim, ela afirma que o volume está aumentando e ela vem se preparando para fazer novas visitas aos clientes. Para ela, esse contato precisa ser feito pessoalmente, pois ajuda a conquistar ainda mais a confiança das pessoas.

Esse aumento na quantidade de clientes é também reflexo da funcionalidade exercida pelo NIBO.

O NIBO tem me ajudado até mesmo na hora de fechar novos contratos. Com a ferramenta, eu posso mostrar ao cliente que ele terá um balancete ao final do mês. Além disso, ele também terá tudo o que precisa para ajudá-lo na hora de tomar alguma decisão importante para a empresa.

 

Pensando no futuro

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Vania conta que a contabilidade foi vista por muito tempo apenas como um subemprego. Isso porque ao contador cabia somente fazer o balancete mensal, enquanto a análise era feita por outro profissional. A situação vem mudando aos poucos, mas ainda há muito a ser feito.

Para Vania, essa impressão existe por causa da imensa carga de obrigações acessórias impostas pelo governo. Essas obrigações acabam tirando do contador o tempo necessário para que ele possa se focar nas necessidades do cliente. Ou seja, o profissional muitas vezes é visto como um mal necessário.

Quando eu me formei e decidi montar minha empresa de contabilidade, eu desejava não ser rotulada como um mal necessário. Eu não queria que as pessoas me contratassem apenas porque não havia outro jeito de fazer a contabilidade. Quando eu uso o NIBO, eu vejo que agora tenho condições de ouvir mais o meu cliente, sentir suas necessidades e estar mais presente no negócio dele.

Quando pensa no futuro, Vania se imagina ajudando ainda mais aqueles que também desejam crescer no mercado contábil. Ela já começou a trabalhar nisso, inclusive. Hoje, ela já apoia algumas pessoas que querem começar a ampliar sua visão estratégica.

E quais são os seus próximos passos?

Vania quer começar a preparar mais pessoas para que, juntos, consigam expandir o conceito de consultor dentro das empresas, oferecendo outros produtos e serviços além do operacional e agregando mais valor ao trabalho realizado.

O que eu desejo hoje é ser a melhor empresa de contabilidade e me tornar referência na qualidade de serviços prestados em todo o Pará.

 

 

 

Mariana Miranda

Mineira, flamenguista, apaixonada pelo Rio de Janeiro e agora morando na cidade maravilhosa. Se formou em Administração pelo Instituto Vianna Júnior, com certificação da Fundação Getúlio Vargas, em Juiz de Fora - MG. Se mudou para Rio de Janeiro para fazer mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica com foco em Marketing. Atualmente é Coordenadora de Marketing no NIBO.

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  1. Parabéns Vania, temos que ter tempo e ferramentas que nos ajudem a desenvolver o nosso verdadeiro desempenho profissional.

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