Como fazer cobrança de maneira eficiente e menos desagradável

Como fazer cobrança de maneira eficiente e menos desagradável

Uma das primeiras consequências de uma crise econômica é a inadimplência. E como os tempos são de crise, o resultado não poderia ser outro, senão o aumento da inadimplência no Brasil. Como se não bastasse a falta de dinheiro no bolso, os credores ainda têm que passar por outra situação desagradável, cobrar! E como é chato fazer isso… Mas quando não se recebe o que se tem direito, não tem jeito, a opção é mesmo cobrar! Mas vamos te mostrar um jeito de fazer essa cobrança de maneira mais delicada, menos desagradável e possivelmente mais eficiente.

Siga o nosso passo-a-passo e aprenda como fazer cobrança com mais eficiência e sem sofrer tanto!

1 – Faça o primeiro contato em até 3 dias após a falta de pagamento – para isso, é importante que você implemente um sistema de cobrança para manter total controle desses registros. Quanto antes a falta de pagamento for identificada e cobrada, maiores são as chances de você receber o pagamento em sua integridade. Lembre-se de fazer esse contato em tom amigável, com um ar mais de lembrete que de cobrança;

2 – Caso o pagamento não seja efetuado em até 7 dias, reenvie o e-mail com o boleto em anexo – não custa dizer que o e-mail deve ser objetivo, porém delicado, sem ameaças ou com um tom ríspido;

3 – Tente um contato direto – além do envio dos e-mails, é importante que o departamento financeiro entre em contato com o cliente, em um período entre 7 a 10 dias, para que a incerteza e a impessoalidade dos e-mails não sejam motivos para a falta de pagamento;

4 – Se a inadimplência persistir por mais de 30 dias, envie uma carta de cobrança avisando sobre a suspensão dos serviços – é importante que a carta tenha uma aparência séria e profissional. Se possível, que ela atente o cliente quanto à existência de multas em decorrência da suspensão dos serviços e do atraso no pagamento. Também é aconselhável que a carta seja feita de maneira respeitosa, em papel timbrado, que contenha proposta de negociação e apresente a assinatura do responsável pelo setor de cobrança da empresa.

5 – Finalmente, caso o pagamento não tenha sido efetuado após 60 dias, é importante que se suspenda a prestação de serviços formal e legalmente, por carta ou e-mail;

6 – Por fim, finalize seus contatos sempre de maneira educada e nunca se esqueça de agradecer;

É importante sempre ser específico em relação ao que se está cobrando. Procure também mostrar ao cliente que sua intenção é buscar a melhor solução para ambos e ajudá-lo dentro do possível. Isso mostra que você se importa com ele e que não está pensando só em você.





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