Como identificar estagiários com talento

Como identificar estagiários com talento

Eles não possuem experiência, muitas vezes nem conhecimento técnico suficiente, mas precisam e querem ingressar no mercado de trabalho. Basicamente se encontram todos no mesmo patamar profissional, sem muitas vantagens competitivas individuais que possam destacar uns em detrimento de outros. Então, como identificar estagiários com talento se não possuem experiência de trabalho?

A resposta não é única, muito menos absoluta. Até porque, da mesma forma que a sua empresa apresenta seus diferenciais competitivos, os futuros estagiários também possuem características próprias e pessoais e, por isso, cada um oferece um tipo de valor; cada um tem seu próprio talento ou potencial para o talento. E é com base mais no comportamento individual de cada um e menos na experiência profissional que a escolha de um estagiário deve ser feita.

 

Como selecioná-los?

Antes de se dar início ao processo em si, é importante que a empresa que pretende contratar identifique seus próprios diferenciais competitivos. Quando esses estiverem definidos, ela deve então buscar um candidato com o comportamento que apresente esses mesmos diferenciais, que devem estar atrelados à missão, à visão e aos valores da empresa.

O próximo passo é entender a cultura da equipe de trabalho em que futuro estagiário será inserido. Não adianta contratar um estagiário que seja ótimo aluno se ele não for ser bem recebido pela equipe ou não se sentir confortável com ela, por exemplo.

Vale dizer que é importante que os escritórios contábeis conheçam suas principais características e reais necessidades, que não são exatamente as mesmas em todos eles. Por isso, cada um terá a necessidade de um perfil de estagiário, com comportamento específico e alinhado às características do escritório contratante.

 

Agora vamos à parte prática:

Como identificar estagiários talentosos se eles nunca trabalharam?

Apesar de não terem experiência profissional, candidatos a estágio certamente já precisaram desenvolver trabalhos em equipe no ambiente acadêmico. O indicado então é tentar saber deles quais eram a suas posições nesses trabalhos em grupo, se eram os compiladores ou os apresentadores, por exemplo.

Dependendo do discurso dos candidatos, você já começará a traçar um perfil de cada um; conseguirá identificar traços mais fortes e características predominantes intrínsecas no que for apresentado por cada um dos entrevistados.

É interessante também saber dos candidatos o que eles já fizeram da vida, se já organizaram uma colônia de férias ou já participaram de uma empresa júnior, por exemplo. Essas iniciativas não só apontam para a definição de determinado perfil, como também confirmam ou não o comportamento que o estagiário esteja dizendo ter. Geralmente o candidato tem no futuro as mesmas ações que teve no passado e, se ele não consegue trazer de experiências passadas exemplos concretos com essas características, é muito provável que não as tenha.

Priorize perguntas que gerem respostas com contexto, ação e resultados obtidos. A ideia é fazer com que o candidato seja objetivo, sem sair pela tangente. Essas perguntas já te permitirão saber quem está alinhado ou não com o perfil do seu escritório.

Deve-se levar em consideração o fato de se tratar de um primeiro emprego, então, as competências buscadas devem ser condizentes com essa posição e não com a mesma experiência de um profissional que já esteja no mercado há mais tempo.

 

Quais características escritórios contábeis geralmente buscam, além dos diferenciais competitivos que se são específicos de cada um deles?

 

Proatividade e interesse claro em aprender

Como o segmento contábil pode ser bastante complexo em função das muitas legislações, portarias e afins, é fundamental que o candidato esteja sempre querendo aprender, antes de qualquer coisa. Ele deve também, sempre que possível, se antecipar às mudanças, se atualizar, aprender o máximo que puder e querer se desenvolver cada vez mais.

Em outras palavras, um bom futuro estagiário contábil deve ser esperto, ter facilidade para aprender os processos e demonstrar muito interesse sobre o setor.

Para identificar algumas ou todas essas características, peça para que o candidato faça um breve resumo de como é sua rotina, pergunte de que costuma se ocupar nas horas vagas e tente encontrar nas respostas os traços que você busca.

 

Grande capacidade de concentração

Como já mencionado, a complexidade que envolve a contabilidade no Brasil exige que o futuro contador tenha uma grande capacidade de concentração para não se deixar enganar ou distrair pelas centenas de peculiaridades nas leis. Aqui também vale saber do candidato sobre as atividades que fazem parte do seu dia a dia para saber se exigem algum tipo de concentração. Hábitos de leitura e jogos de raciocínio seriam bons exemplos de atividades que demandam concentração.

 

Facilidade com números

Além de conhecer profundamente a legislação específica do setor, contadores lidam basicamente com números, logo, ter facilidade para lidar com eles será fundamental para o candidato ao estágio.

Perguntar sobre as matérias favoritas, as menos favoritas e o porquê dessas respostas é uma boa dica para identificar se o candidato possui facilidade com números.

 

Gostou das dicas? Quer saber também “Como Contratar Uma Equipe de Alta Performance”? Então clique aqui e aprenda como assistindo ao nosso webseminário.

Equipe Nibo

Somos um time de especialistas focados em tornar a sua gestão financeira mais eficiente. Deixe um comentário ou ligue para nós, estamos sempre a postos para ajudá-lo!

O que os escritórios contábeis de sucesso têm em comum Como sua marca pode gerar valor: Dicas práticas

Deixe o seu comentário

    Comente com o seu e-mail Comente com o Facebook