Como usar Nibo para pequeno varejo?

Nibo é um software de gestão financeira online simples e flexível que pode ser utilizado por pequenas empresas de diversos segmentos como, por exemplo, varejo e restaurantes.

Os proprietários de lojas e restaurantes que nos procuram geralmente utilizam um software de automação comercial que os auxilia na emissão de cupom fiscal, gestão de estoque e boca de caixa. Entretanto, a grande maioria desses empresários está no escuro quando o assunto é projeção de fluxo de caixa, gerenciar contas a pagar e saber se o seu negócio está dando dinheiro ou não.

Decidimos escrever esse pequeno passo a passo para orientar varejistas e administradores de restaurantes que queiram levar a sua gestão financeira para outro patamar, complementando o seu software de automação comercial com Nibo.

 

1º Passo – Cadastrar contas

Para começar o processo, a primeira etapa consiste no cadastro das contas como:

  • Caixinha
  • Conta Bancária

➢ Empresa > Contas & Extratos > Nova Conta

 

2º Passo – Cadastrar formas de pagamento (como clientes)

Nessa etapa, sugerimos que o administrador do varejo ou de um restaurante faça pequenos ajustes na utilização tradicional do Nibo. Geralmente esses estabelecimentos tem um volume grande de recebimentos e não tem interesse em acompanhar as compras de cada cliente individualmente. Por isso, sugerimos que substituam o cadastro de clientes no sistema pelo cadastro da forma de pagamento. Vá na aba Clientes e cadastre as formas de pagamento que você aceita no seu estabelecimento.

Por exemplo:

  • Dinheiro
  • Cartão de Débito
  • Cartão de Crédito

➢ Clientes > Lista de Clientes > Novo Cliente

 

3º Passo – Faça o fechamento do caixa no final de cada dia

Quando você souber quanto o seu estabelecimento vendeu ao fim de um dia, faça esses registros no Nibo da seguinte forma:

  • Dinheiro – Registre um recebimento do “cliente” dinheiro no caixinha
    ➢ Empresa > Contas & Extratos > Novo Recebimento
  • Cartão de Débito – Agende o recebimento do valor líquido das vendas através do cartão de débito para o dia útil seguinte ao dia do fechamento do caixa (D+1) através do cliente “Cartão de débito”.
    ➢ Cliente > Agendar Recebimento
  • Cartão de Crédito – Agende o recebimento no valor líquido das vendas através do cartão de crédito para 30 dias após o fechamento do caixa (D+30) através do cliente “Cartão de crédito”
    ➢ Cliente > Agendar Recebimento

 

4º Passo – Cadastrar fornecedores, funcionários e sócios

Momento de cadastrar funcionários, fornecedores e sócios:

  • Fornecedores
    ➢ Fornecedores > Lista de Fornecedores > Novo Fornecedor
  • Funcionários
    ➢ Funcionários > Lista de Funcionários > Novo Funcionário
  • Sócios
    ➢ Sócios > Lista de Sócios > Novo Sócio

 

5º Passo – Agendar pagamentos

No último passo, resta apenas agendar os pagamentos no sistema:

➢ Fornecedores / Funcionários / Sócios > Agendar Pagamento

 

 

Equipe Nibo

Somos um time de especialistas focados em tornar a sua gestão financeira mais eficiente. Deixe um comentário ou ligue para nós, estamos sempre a postos para ajudá-lo!

6 Dicas de Segurança na Internet 6 dicas para aumentar seu fluxo de caixa

Deixe o seu comentário

  1. SIMPLES E OBJETIVO. ESTA SUGESTÃO DE CADASTRAR CLIENTES FICTÍCIOS COMO “DINHEIRO” “DÉBITO” E “CRÉDITO” VAI AJUDAR BASTANTE.

    GRANDE ABRAÇO!

Comente com o seu e-mail Comente com o Facebook