Contabilidade digital: O que é, e porque todos estão falando dela?

Contabilidade digital: O que é, e porque todos estão falando dela?

Você sabe o que é a contabilidade digital? Nos últimos meses esse assunto tem sido bastante discutido em palestras e webinars.

Se você ainda não sabe do que se trata ou quer entender melhor como utilizá-la em seu escritório, nós vamos esclarecer essas e outras questões ao longo deste artigo.

Afinal, o que é contabilidade digital?

Iniciada em 2015, podemos caracterizar a contabilidade digital como uma nova categoria de trabalhos contábeis. Foi primeiramente criada em oposição ao serviço de contabilidade online.

A contabilidade digital serve propositalmente para otimizar o trabalho do contador e melhorar tanto a resolução de obrigações legais quanto o atendimento aos clientes, sempre utilizando ferramentas online.

Contabilidade digital e contabilidade online. Qual a diferença?

Ambos os modelos propõem a automatização dos serviços contábeis. Ou seja, são identificados os processos realizados repetidamente no escritório e, com auxílio da tecnologia, eles passam a ser feitos sem intervenção humana.

Alguns processos podem ser totalmente automatizados. Outros, devido à sua complexidade ou personalização, ainda necessitam de alguns comandos manuais.

A partir desse conceito, a contabilidade online teve início com perfis específicos de clientes e trouxe uma novidade para o cenário contábil: a responsabilização do cliente.

Você certamente já ouviu falar na Contabilizei, certo? Ela é uma plataforma de contabilidade online. Nas plataformas de contabilidade online, o cliente é instruído quanto as documentações e dados necessários para cada solicitação. Caso não seja enviado ou os dados estejam faltantes ou incorretos, o cliente é o único responsável.

Sendo assim, o papel do contador como consultor foi praticamente extinto nesse modelo.

Já a contabilidade digital surgiu como um aprendizado do cenário anterior.

Positivamente, a contabilidade online automatizou processos repetitivos, e trouxe ganho em produtividade. Para ter mais detalhes sobre esse assunto, você pode visitar nosso artigo O que a Contabilizei pode nos ensinar sobre tarefas contábeis?. Por outro lado, a plataforma não oferecia personalização e a consultoria que muitos clientes precisavam. E aqui que surgiu a contabilidade digital.

A contabilidade digital automatizou alguns processos contábeis, como o envio de guias de pagamento, o controle de obrigações, a centralização dos arquivos, e tudo mais que a tecnologia GED permite. Mas, contrária a contabilidade online, o cliente continua recebendo todo o auxílio e orientação para ter uma contabilidade saudável.

O cliente irá optar pela contabilidade digital ou online?

Vamos começar esclarecendo que ambas as alternativas são eficientes e tudo vai depender da finalidade do cliente.

A contabilidade online, por ser um processo mais automático, tem o objetivo de resolver as obrigações dos clientes por um custo menor. Além disso preza pela transparência e agilidade. Estar online significa estar disponível, estar conectado. Essa possibilidade permite ao cliente uma flexibilidade de tempo muito maior.

Por outro lado, a contabilidade online pode não atingir às expectativas do cliente.

Já a contabilidade digital vai utilizar a tecnologia para acelerar o processo, mantendo a qualidade atual de atendimento.

Como adotar a contabilidade digital no meu escritório?

As plataformas de contabilidade digital devem ser compostas por tecnologias que proporcionem ganho de produtividade no escritório e também interação com o cliente.

Vamos citar duas delas que, juntas, oferecem uma série de funções ao contador e ao cliente:

  • Armazenamento em Nuvem: O armazenamento em nuvem facilita a busca por documentos e dados. Também proporciona a disponibilização dos arquivos aos clientes.
  • GED Contábil: A tecnologia GED é a responsável pela automatização dos processos. É ela quem permite o envio automático de e-mails, a baixa em tarefas, a geração de protocolos, dentre outros.

Para conhecer mais tecnicamente como funciona essa tecnologia, acesse o conteúdo GED Contábil: a tecnologia que revolucionou as empresas contábeis.

Somos um time de especialistas focados em tornar a sua gestão financeira mais eficiente. Deixe um comentário ou ligue para nós, estamos sempre a postos para ajudá-lo!

Planejamento tributário: o que é, como fazer e por que é importante para a sua empresa BPO financeiro: o que é, como começar e as principais vantagens

Deixe o seu comentário

    Comente com o seu e-mail Comente com o Facebook