Contador é a mãe.

Contador é a mãe.

Quem é a mãe? A mãe é a pessoa que nos educa. Quem nos ajuda a discernir entre o certo e errado. Quem nós recorremos para proteção e nos momentos de angústia e aflição. É quem quer o nosso bem. É quem nos apoia em nossas jornadas e que está ao nosso lado nos momentos bons e ruins.

O contador é a mãe do empresário.

Algumas mães são mais carinhosas, outras mais duras. Algumas mais próximas e outras mais distantes. Algumas mais flexíveis e outras mais dominadoras.

Vamos lá. Talvez seja exagerada ou pretensiosa a comparação que faço. Mas vamos usar esta imagem para que você reflita sua relação como seu contador.

Nosso ambiente de negócio é hostil e complexo, e o contador é figura obrigatória para todas as empresas no Brasil. Seu papel é não só de apoio profissional como de co-responsabilidade jurídica sobre os atos da empresa que assessora. Seria ele a primeira pessoa a te nortear sobre o certo, o errado ou as dúvidas da legislação brasileira. Seria aquele a te apoiar ou alertar sobre as consequências de sua decisão. E assim, como uma mãe, ele ganha com o seu sucesso e sofre com o seu fracasso.

Nem todas as mães são perfeitas ou exemplares, só que de mãe não podemos trocar. Antes de pensar em trocar de contador, reflita se você cumpriu seu papel de “filho” e forneceu todas as informações necessárias para que ele possa fazer o melhor por você.

Frederico Fernandes

Frederico Fernandes, formado em Ciência Contábeis pela UERJ, mestre em ciências contábeis pela UFRJ, e pós-graduando do L.LM em Direito Corporativo do IBMEC/RJ. Ex-professor do curso da Faculdade de Engenharia de Produção/UFRJ, e dos cursos de administração da Makenzie/Rio e de Ciências Contábeis da Unilasalle. Sócio do grupo L.A. Contab.

Modelo de Organização de Escritórios Contábeis: Qual é o mais adequado? A contabilidade como instrumento de gestão

Deixe o seu comentário

Comente com o seu e-mail Comente com o Facebook