Baixa formação: a grande dificuldade do segmento contábil

Baixa formação: a grande dificuldade do segmento contábil

Por Jorge Eduardo Scarpin

As dificuldades do segmento contábil são muitas, mas, na minha opinião, a maior delas é a baixa formação dos contabilistas, tanto os técnicos em contabilidade, quanto os contadores.

Na formação de nível técnico, o aluno faz apenas um ano a mais do que o ensino médio tradicional e, considerando a quantidade de conhecimentos exigidos do contabilista atualmente, é inviável uma formação de qualidade neste espaço de tempo.

Já na formação de nível superior, em que o aluno se forma contador, o problema não é a carga horária, mas a qualidade dos cursos. Muitos cursos de graduação foram abertos nos últimos 20 anos, porém, o número de professores com mestrado e/ou doutorado não cresceu no mesmo ritmo e, considerando a crescente complexidade da contabilidade atual, esse problema se torna mais eminente.

A baixa qualificação do contabilista atual é evidente quando olhamos o Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), cujo índice de aprovação está muito aquém do que poderia ser chamado de excelente.

Para tentar reverter esse quadro, desde 2013, tenho um canal com aulas de contabilidade gratuitas no youtube sobre os mais diversos temas contábeis. O canal nasceu como um material de apoio extraclasse para meus alunos de graduação.

Posteriormente, por solicitação de professores e alunos de diferentes estados e instituições, foi expandido para as demais disciplinas do curso de ciências contábeis.

Atualmente o canal conta com 145 vídeo-aulas, 3.800 assinantes inscritos e mais de 900 mil visualizações. A expectativa é atingir a marca de um milhão de visualizações nos próximos dois meses.

Os vídeos foram compilados por disciplinas e estão disponíveis também na página Projeto Aulas Online.

Jorge Eduardo Scarpin

Pesquisador e professor dos cursos de graduação, mestrado e doutorado em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Paraná - UFPR.

Saiba absolutamente tudo sobre o eSocial Como contratar uma equipe de alta performance para seu escritório contábil

Deixe o seu comentário

  1. Dr.Jorge estou de pleno acordo com seus comentários.Eu percebo que o problema é bem maior e muito mais complexo que pensamos.Tem que haver um maior investimento e qualificação no método de ensino tanto o técnico quanto no superior.As empresas de contabilidade tem que abrir suas portas para os programas de estágios e jovens aprendiz.Encontramos muitas dificuldades para se aprender na prática.As empresas e organizações contábeis dificultam muito esse processo.Primeiro teria que ter uma Lei ou incentivo para estas organizações.entra a questão como (pessoas que nunca trabalharam em contabilidade,o preconceito da idade, quando você esta na fase final não querem dar esta oportunidade,alegando que o profissional não vai querer ficar nesta empresa entre outras questões.) Gostaria de saber como você faria ou teria a visão para reverter este quadro. Agradecido !!!!!!! LLemos

  2. Olá Sr. Eduardo !
    Gostaria de parabeniza-lo pela aulas e pela sua qualidade ensino. São bastante esclarecedoras e tem uma excelente didática. Explicar a matéria detalhadamente, ao meu ver, faz toda diferença para um bom aprendizado. Tem me auxiliado bastante !
    Obrigada !!

    Ilma Santos BH- MG

Comente com o seu e-mail Comente com o Facebook