Abrindo um escritório de contabilidade do jeito certo: o caso Econts

Abrindo um escritório de contabilidade do jeito certo: o caso Econts

Amigo contador, você já sentiu que, às vezes, seu cliente tem uma grande dificuldade em entender a importância que a contabilidade pode ter para a empresa dele? Você acredita que seu escritório de contabilidade poderia ajudá-lo ainda mais, inclusive no momento de tomar decisões importantes?

Nós entendemos bem essa situação. Um de nossos usuários, o empresário contábil Éder Falcão, já passou por isso. Conhecendo essa dificuldade enfrentada por seus clientes, Éder inovou e abriu a Econts, um escritório de contabilidade preparado para dar o suporte necessário ao empresário.

Com a ajuda do NIBO e da ferramenta de Controle de Caixa, Éder conseguiu ganhar destaque no mercado. Hoje, ele conquistou uma posição de confiança entre seus clientes.

Quer saber como? Conheça a seguir a história de Éder e de como a Econts vem se tornando referência no meio contábil.

 

Econts: um caso de sucesso

Antes de abrir a Econts, Éder já trabalhava como consultor financeiro desde maio de 2015.

A ideia de criar o próprio escritório de contabilidade surgiu ao se ver frente a frente com alguns problemas que seus clientes enfrentavam ao fazer sua própria gestão financeira.

E não eram casos isolados. Ao longo dos meses em que trabalhou apenas como consultor, Éder identificou que todos os seus clientes sentiam essa mesma dificuldade.

Ele conta que, basicamente, as empresas de contabilidade que prestavam serviço a seus clientes faziam apenas o mínimo para cumprir com as obrigações básicas. Elas não se preocupavam em gerar dados que pudessem auxiliar o empresário na hora de tomar decisões.

Frente a esses problemas enfrentados por seus clientes, Éder viu então uma oportunidade de fundar seu próprio escritório de contabilidade. Assim, ele poderia entregar mais valor e fornecer suporte na área contábil a diversas empresas.

Dessa forma, em janeiro de 2016, nasceu a Econts.

 

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Conhecendo melhor o cliente para melhorar o serviço prestado

Éder conheceu o NIBO antes mesmo de criar a Econts. Ele começou a utilizar a ferramenta quando ainda era apenas um consultor.

“Foi a ferramenta que encontrei na ocasião para conseguir integrar os dados dos clientes e ter acesso a todas as suas informações. Dessa forma, eu conseguia fazer a consultoria deles.”

Em agosto deste ano, o empresário começou a usar o Controle de Caixa do NIBO. Embora seu escritório de contabilidade tenha começado a operar em janeiro, ele precisou de algum tempo para conhecer a situação de seus clientes.

Éder só tinha um funcionário e acabou levando algum tempo para entender e conhecer melhor a estrutura das empresas com as quais passaria a trabalhar.

“As empresas não tinham uma estrutura de contabilidade. É muito importante ter o controle de caixa, mas essas empresas não tinham. Por exemplo, em uma delas, eu tive que ir lá pessoalmente fazer o inventário de estoque. Na ocasião, eu tive até mesmo que contratar uma equipe temporária para poder fazer o inventário.”

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Os benefícios que o Controle de Caixa pode trazer para sua empresa

Hoje, a Econts atende uma média de 15 empresas. Entre elas, sete utilizam o Controle de Caixa do NIBO.

É importante destacar que o cliente não precisa fazer nada ao utilizar o Controle de Caixa. Quem se responsabiliza por todo o processo ao usar a ferramenta é o próprio contador.

Mesmo assim, apesar das facilidades da ferramenta, Éder decidiu também mostrar aos seus clientes como ela funciona. Essa foi a forma que ele encontrou para poder se aproximar e entender melhor as necessidades específicas de cada um.

Antes do Controle de Caixa, os clientes tinham muito mais trabalho e o resultado não surtia efeito no dia a dia do negócio. Agora, eles conseguem ter acesso ao relatório financeiro e entender melhor o que acontece em suas empresas.

Graças à ferramenta, um processo que podia levar o mês todo passou a ser feito em um único dia. Para Éder, a receptividade dos clientes não poderia ser melhor.

 

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Gerando valor para seu escritório de contabilidade

Para construir uma relação forte com as empresas com as quais trabalha, Éder se empenhou em mostrar como a contabilidade é feita. Ele explica que toda captação de cliente feita por ele é mediante a proposta de valor de seu próprio negócio.

“Aqui acreditamos que a contabilidade pode fazer as empresas crescerem. Esse é o nosso lema. Quando eu vendo isso para o cliente, dentro desse processo de captação, eu tento mostrar para ele o que é contabilidade e quais são os dados que a contabilidade fornece no dia a dia de um negócio que podem auxiliá-lo na tomada de decisões para conseguir crescer.”

Quando o cliente percebe o engajamento do contador, ele entende que muito mais pode ser feito a fim de ajudá-lo no desenvolvimento de sua empresa.

Éder comenta que o cliente quer saber o que está acontecendo e como fazer para melhorar. Ele quer o feedback sobre as informações disponibilizadas para o contador e quer entender melhor o próprio negócio.

No final, é uma dinâmica bem simples de ser feita, mas que acaba contribuindo muito para gerar mais valor ao trabalho realizado pelo empresário contábil. O ponto chave nesse processo acaba sendo a forma como ele se relaciona com o cliente e se coloca à disposição para ajudá-lo.

“Aqui no escritório, temos uma rotina de sempre cobrar semanalmente do cliente. Eu mesmo ligo para ele.”

Através do Controle de Caixa, Éder acabou ganhando muito mais do que apenas economia de tempo. Ele ganhou também relevância aos olhos do cliente.

“O que foi mais importante para mim é que o cliente passou a perceber o meu negócio como um escritório de contabilidade diferente. Quando implantei o NIBO nas primeiras empresas, gerei exatamente a primeira impressão que eu queria. Eu gerei valor.”

Mariana Miranda

Mineira, flamenguista, apaixonada pelo Rio de Janeiro e agora morando na cidade maravilhosa. Se formou em Administração pelo Instituto Vianna Júnior, com certificação da Fundação Getúlio Vargas, em Juiz de Fora - MG. Se mudou para Rio de Janeiro para fazer mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica com foco em Marketing. Atualmente é Coordenadora de Marketing no NIBO.

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