Saiba como crescer no universo contábil: o caso Guimarães Consultores Associados

Saiba como crescer no universo contábil: o caso Guimarães Consultores Associados

Amigo contador, você acredita que o seu trabalho pode influenciar na gestão da empresa de seu cliente? Sim, ele pode. Não só pode, como deve.

Hoje em dia, o papel do contador não deve ficar limitado apenas ao trabalho operacional. O profissional da área deve buscar cada vez mais empregar seu tempo para assistir seu cliente e aconselhá-lo com as informações obtidas nos lançamentos mensais. O contador que se destaca é aquele que corre atrás e usa seu tempo da melhor forma possível.

Mas como conseguir isso? Nós conversamos com Luiz Guimarães, sócio-fundador da Guimarães Consultores Associados, sobre como o uso eficiente do Controle de Caixa possibilitou que ele e sua equipe se aproximasse de seus clientes.

Leia a seguir a história de sucesso de Luiz Guimarães e de sua empresa, a Guimarães Consultores Associados.

 

Um caso de sucesso

A história da Guimarães Consultores Associados começou em 2001, em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul. Na época, o escritório tinha apenas um funcionário: o próprio Luiz Guimarães.

Hoje, 15 anos depois, é possível ver os reflexos de seu crescimento e de como uma empresa bem liderada pode encontrar seu lugar no mercado. Com uma equipe de 11 pessoas, o escritório atende atualmente cerca de 70 clientes. Para Luiz, é um bom número, mas ele quer crescer ainda mais.

A Guimarães Consultores Associados trabalha com clientes bem diversificados. Mesmo assim, por estar localizado em um município que faz fronteira com a Argentina, o escritório acaba atendendo principalmente clientes que estejam envolvidos em atividades importantes para o desenvolvimento local. Como comércio exterior, logística, transporte, prestação de serviço e atividade rural.

O trabalho de Luiz e de sua equipe pode até ser complicado devido à diversidade dos clientes, mas eles sabem como entregar um trabalho com bastante valor. Aliado à competência dos funcionários, está também o uso de ferramentas que auxiliam na rotina do escritório. Uma dessas ferramentas é o Controle de Caixa do NIBO.

 

A ferramenta ideal para um escritório de contabilidade

caso-guimaraes-consultores-associados1

 

Luiz conheceu o NIBO em 2015 durante a 16ª edição da CONESCAP (Convenção Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas), em Olinda, Pernambuco. Realizado cada ano em um local do Brasil, o evento é considerado um dos maiores sobre contabilidade do país.

O CONESCAP é um espaço propício para a troca de experiências e a descoberta de novas tecnologias e conhecimentos. Por isso, Luiz acabou se vendo frente a frente com diversos novos recursos que poderiam auxiliar no trabalho realizado por sua equipe. Entre os diferentes tipos de ferramentas, um dos que mais se destacou foi o NIBO.

“Eu cruzei com o estande do NIBO e vi que o gestor estava lá dando uma palestra. Parei e comecei a assistir. Na hora eu já achei bem interessante”, comenta Luiz.

No momento, ele só conseguiu deixar seu contato, mas não conseguiu se aproximar para saber mais informações sobre a ferramenta. Mesmo assim, a ideia desse novo recurso não saiu de sua cabeça.

Após a virada do ano, já em 2016, Luiz recebeu um e-mail convidando-o a conhecer melhor o NIBO e como o Controle de Caixa poderia ajudar no crescimento de seu escritório. Ele retornou o contato e logo a seguir fez um treinamento para entender as funcionalidades da ferramenta.

“Eu havia finalmente encontrado a ferramenta que nós precisávamos para nosso escritório e para nossos clientes.”

 

Os benefícios do Controle de Caixa

caso-guimaraes-consultores-associados2

 

Para Luiz, o que mais chamou sua atenção logo no começo foi ver como o NIBO poderia ser eclético. Isso porque ele consegue atender as demandas de qualquer tipo de ferramenta usada pelo cliente do contador.

“Eclético no sentido de que o NIBO consegue obter informações de qualquer tipo de sistema ou programa, transformá-las em dados e depois enviar esses mesmos dados para o software do contador”, explica Luiz.

Além de descobrir os benefícios da ferramenta, o contador também comenta que um dos fatores que o atraíram foi a receptividade da equipe NIBO.

Para ele, essa boa relação com o sistema começou a partir do momento em que foi bem atendido e recebeu todo o treinamento necessário para aplicar seus novos conhecimentos em seu escritório.

Hoje, a Guimarães Consultores Associados utiliza o Controle de Caixa em dez empresas. Luiz conta que é fundamental que seu cliente conheça a própria empresa onde trabalha. Um dos fatores que contribuem para isso é justamente a forma como a contabilidade é feita.

Ou seja, quanto mais fácil é a importação de dados, mais informações o cliente e o contador têm para trabalhar juntos no aprimoramento da empresa.

E Luiz reforça: o cliente não tem custo ou trabalho algum com o Controle de Caixa.

 

Otimizando o tempo de trabalho e gerando valor

caso-guimaraes-consultores-associados3

 

Outro ponto destacado por Luiz é a facilidade em usar o Controle de Caixa.

“Nós, profissionais da contabilidade, vivemos com tanta burocracia, com tanta demanda em nosso trabalho, que precisamos dessas ferramentas simplificadas, onde não há enrolação. Ferramentas sem complicações em que você não precisa escolher entre 50 opções, mas apenas cinco. São poucas opções, mas são opções funcionais que realmente deixam o nosso dia a dia muito mais fácil.”

Além disso, através do Controle de Caixa, o contador consegue evitar fazer o mesmo trabalho mais de uma vez. Em vez de precisar fazer milhares de lançamentos contábeis todos os meses repetidamente, ele consegue puxar esses lançamentos online mesmo, na própria ferramenta. Ou seja, economiza tempo e trabalho.

Dessa forma, Luiz conta que, por não precisar gastar tanto tempo para fazer os lançamentos, acaba ficando bem mais fácil ajudar o cliente na gestão da própria empresa. E isso é essencial hoje em dia dentro do papel desempenhado pelo profissional de contabilidade.

 

Entendendo a própria empresa para crescer e ganhar destaque no mercado

caso-guimaraes-consultores-associados4

 

Para que uma empresa consiga sobreviver, seu gerente precisa conhecer a fundo quais são seus números e no que eles implicam para seu crescimento. E isso seria impossível sem a ajuda de um contador.

“Ainda hoje, nem todos os empresários estão dispostos a realmente enxergar a própria empresa. Mas eu vejo que o pensamento está mudando e eles estão ficando mais conscientes em relação a isso. Se o empresário não buscar entender como seu negócio funciona, ele não sobrevive. E nós, profissionais da contabilidade, somos o elo para que a empresa do cliente tenha sucesso.”

Luiz aponta que o contador, por causa das demandas da própria profissão e das obrigações para com o governo, vive sempre em cima do prazo. Por causa do NIBO, a Guimarães Consultores Associados passou a ter muito mais tempo para ajudar o cliente na gestão da empresa.

Agora a equipe do Luiz consegue analisar os números e os resultados de cada negócio de maneira bem mais eficiente. Dessa forma, o contador consegue levar ao cliente informações sobre o que ele precisa melhorar e o que pode ser feito na situação apresentada.

 

Gerando soluções

caso-guimaraes-consultores-associados5

 

O principal objetivo da Guimarães Consultores Associados é o de levar soluções de melhoria para que o cliente consiga se manter no mercado e evoluir com os próprios negócios.

Assim como qualquer outra empresa contábil, sua rotina é bem corrida e o tempo para cumprir prazos e obrigações é bastante curto.

Dessa forma, a presença do NIBO se faz essencial para que tudo corra conforme o planejado e o trabalho seja entregue no prazo previsto. Ou até mesmo antes.

“O NIBO é uma ferramenta muito legal, muito positiva. Era isso realmente que eu estava buscando para conseguir ajustar melhor a gestão das empresas. A carga de responsabilidade com a qual nós, profissionais da contabilidade, precisamos arcar é muito grande. Por isso, espero que a equipe do NIBO continue gerando soluções que facilitem o nosso dia a dia.”

Mariana Miranda

Mineira, flamenguista, apaixonada pelo Rio de Janeiro e agora morando na cidade maravilhosa. Se formou em Administração pelo Instituto Vianna Júnior, com certificação da Fundação Getúlio Vargas, em Juiz de Fora - MG. Se mudou para Rio de Janeiro para fazer mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica com foco em Marketing. Atualmente é Coordenadora de Marketing no NIBO.

Abrindo um escritório de contabilidade do jeito certo: o caso Econts 7 erros que podem quebrar seu escritório de contabilidade

Deixe o seu comentário

    Comente com o seu e-mail Comente com o Facebook