Dicas de Organização Financeira

Cada empresa tem um jeitinho próprio para se organizar e manter suas finanças saudáveis. No entanto algumas regras podem ser incorporadas por quase qualquer pessoa e empresa, e o impacto é sempre positivo. Juntamos algumas dicas de organização que sugerimos fortemente.

 

Organize-se todo dia
Abra sua correspondência todo dia, separe suas contas a pagar, arquive as contas pagas e evite deixar pendências. Tenha suas pastas e documentação à mão, mas não deixe que acumulem na sua mesa. Diga não a qualquer pilha de papel!

Reconciliação bancária: quanto mais, melhor
A reconciliação bancária facilita o controle de cada centavo que entra e sai da sua empresa. Se você só faz isso uma vez por mês, com certeza tem surpresas. Se você faz uma reconciliação mais de uma vez por semana, sabe exatamente como serão os próximos passos a curto e médio prazo.

Analise suas finanças toda semana
Sabemos que a vida de uma empresa é muito corrida, mas pelo menos uma vez por semana se organize para pensar nas suas finanças. Pare, puxe os relatórios relevantes e analise o que tem funcionado e o que precisa melhorar.

Comunique-se com abundância
Muitos deslizes financeiros acontecem por falta de comunicação interna. Deixe comentários nas contas com post-it, anotações na ferramenta de gestão e avise o que está acontecendo aos colegas caso precise se ausentar. Mais informação é sempre melhor que menos!

Use listas
Faça uma lista para tarefas no fim do mês, uma lista para as contas a serem regradas no inicio do mês, uma lista de relatórios a serem enviados, etc. As listas são uma ótima maneira de não esquecer de nada no meio da confusão do dia a dia. Abuse dos checklists importantes.

 

 

 

Equipe Nibo

Somos um time de especialistas focados em tornar a sua gestão financeira mais eficiente. Deixe um comentário ou ligue para nós, estamos sempre a postos para ajudá-lo!

Marketing Online para Pequenas Empresas - Perguntas e Respostas Fluxo de caixa para a pequena empresa: Como gerenciar?

Deixe o seu comentário

Comente com o seu e-mail Comente com o Facebook