Dicas para driblar os conflitos com o seu contador

Dicas para driblar os conflitos com o seu contador

Engana-se quem ainda acredita que a função de um contador se resume a preenchimentos de guias, formulários ou que esteja totalmente atrelada ao Imposto de Renda. O novo papel do contador é ser um suporte altamente qualificado que está atento a legislação vigente, as obrigações fiscais e principalmente: consegue fornecer aos donos das empresas informações estratégicas sobre a própria empresa.

Como vivemos em um país bastante burocratizado com atualizações tributárias e novas regras constantes que afetam diretamente a classe contábil, ser este profissional apto e qualificado definitivamente não é um tarefa simples.  Ou seja, atualmente há uma grande tendência de crescimento e valorização desta categoria profissional, mas realizar esta transição é um grande desafio para quem já está no mercado.  A pressão aumenta em cima deste profissional quando lembramos que ele deve ser flexível e cauteloso, pois há grande responsabilidade  e as consequências para os erros geralmente retornam em forma de multas pesadas.

Você é um gestor ou empresário que precisa melhorar sua rotina com a contabilidade? Listamos algumas dicas para ajudar você neste desafio!

 

Seja amigo do seu Contador

 

Bom,  se você é um empresário e não trabalha muito próximo do seu contador, este já é um sinal de alerta! Quando falamos “ao lado” estamos falando de parceria e não distâncias físicas. Se pudéssemos escolher apenas um conselho para os empresários, este seria: seja amigo do seu contador! Se não for possível, contrate um amigo que seja contador! Esse profissional é tão estratégico e importante para a saúde do seu negócio que não possuir uma relação de confiança e companheirismo com os gestores da empresa é um desserviço.

Organize sua informação financeira

 

Para que seu contador possa trabalhar com tempo hábil, atenção e encontrar as melhores soluções para o seu negócio, é importante que ele receba a documentação organizada. Estabeleça prazos e rotinas que enviem as informações necessárias para o departamento contábil trabalhar e avise a todos os funcionários com antecedência. Certifique-se que os outros funcionários da empresa cumpram estas regras de organização consistentemente.

Crie uma Rotina Contábil

Ajude o  seu departamento contábil a se tornar mais organizado e mais produtivo estabelecendo rotinas diárias, semanais e mensais. Lembre-se: o departamento contábil organizado ajuda você a cumprir com mais eficiência o seu planejamento financeiro e fornece informações estratégicas para o sucesso do seu negócio.

Para melhorar a organização invista em ferramentas e em cursos de aperfeiçoamento para que seus contadores estejam alinhados com as melhores práticas do mercado.

Equipe Nibo

Somos um time de especialistas focados em tornar a sua gestão financeira mais eficiente. Deixe um comentário ou ligue para nós, estamos sempre a postos para ajudá-lo!

SPED Contábil: O que é? NF-E e NFS-E: saiba exatamente o que são

Deixe o seu comentário

    Comente com o seu e-mail Comente com o Facebook