Escritório de contabilidade: como escolher o seu

Escritório de contabilidade: como escolher o seu

A contabilidade é uma área importante e ajuda a manter um negócio sustentável e lucrativo. Independente do porte ou segmento de atuação, todo negócio precisa de um bom contador, principalmente porque se o contador não cumprir as obrigações nos prazos e não fizer os cálculos certos, ele pode gerar multas grandes para o empresário. Além disso, é sempre bom ter um controle sobre o valor de ativos e passivos, rentabilidade, lucros, receitas e despesas, além de um bom controle sobre a burocrática parte fiscal.

Por isso, é fundamental contar com profissionais especializados ou mesmo com um escritório de contabilidade, no caso de terceirizar o serviço. Com a variedade de opções no mercado, é comum termos dúvidas em relação a qual fornecedor escolher, principalmente aos empreendedores de primeira viagem. Para ajudá-lo nessa tarefa, selecionamos algumas dicas para que você avalie cada uma das empresas prestadoras do serviço e tome uma decisão de maior qualidade na escolha de um escritório de contabilidade.

1. Opte por escritórios que atuam por nicho
Alguns escritórios costumam trabalhar com nichos de atuação. Isso porque alguns segmentos possuem exigências fiscais diferenciadas, assim como outras especificações de trabalho. Trabalhar com escritórios de contabilidade que tenham esta linha de atuação é uma grande vantagem, afinal, eles já conhecem os detalhes da área de atuação de sua empresa e poderão propor soluções mais eficientes para resolver imprevistos ou mesmo as questões cotidianas.

2. Avalie os casos ou segmentos de clientes atendidos
Caso não seja possível contar com um escritório de contabilidade que atue com nichos específicos, uma boa dica é avaliar os clientes por ele atendidos. Isso demonstrará não apenas a competência do fornecedor, mas também as experiências adquiridas.

3. Verifique se o escritório prevê consultoria financeira
Apesar de não ser um requisito indispensável, saber que você poderá contar com o apoio de uma consultoria financeira, caso seja necessário, é importante. Afinal, mesmo com uma boa elaboração dos demonstrativos, você pode não saber qual a melhor decisão a ser tomada.

4. Peça referências sobre os escritórios selecionados
Com a relação dos clientes atendidos pelos escritórios de contabilidade em mãos, entre em contato com alguns deles e peça informações sobre a experiência vivenciada. Verifique o apoio prestado, os processos, a agilidade, dentre outras questões que possam vir a ser um diferencial em sua escolha.

5. Obtenha indicações de pessoas diferentes
Realizar uma busca pela web é válido. Mas caso você tenha contato com outros empreendedores, uma excelente opção é pedir indicação de colegas, amigos e até mesmo dos familiares. Os escritórios contábeis lidam com informações muito valiosas sobre a sua empresa. Por isso, é preciso contar com um fornecedor de confiança.

6. Compare custos com honorários
A ideia, nessa situação, é levantar os custos com honorários das empresas que mais lhe passaram confiança e credibilidade para uma comparação que envolva a semelhança com os benefícios oferecidos. Um dos grandes erros nessa contratação é optar pelo serviço que tenha um menor preço. Esse fator varia bastante, conforme a infraestrutura do fornecedor e a qualidade deve ser priorizada nesta situação. Afinal, os melhores escritórios terão profissionais mais qualificados, o que resulta em mais custos para eles e, consequentemente, pelo serviço contratado.

7. Considere o índice de clientes atendidos x número de funcionários
O volume excessivo de trabalho pode prejudicar a rotina e, por consequência, a sua empresa. Além disso, com a análise desse índice, você conseguirá ter uma ideia do porte das empresas atendidas pelo fornecedor, bem como o atendimento prestado aos clientes. Bons escritórios de contabilidade costumam atender até dez clientes por profissional – neste caso, contador. Para facilitar a relação com o escritório escolhido, tenha todos os seus documentos e fluxos financeiros organizados. Para isso, um software de gestão financeira traz inúmeros benefícios que englobam, inclusive, a facilidade do envio de documentos de forma eletrônica, reduzindo tempo, esforços e custos colaborando com o contador.

8. Vá visitar o escritório do contador
Uma empresa de contabilidade que atende bem os seus clientes tem organização, processos bem definidos e uma equipe bem treinada. Esses itens em 95% das vezes se traduz em um ambiente de trabalho organizado e limpo. Tenha dois pés atrás com contadores que trabalham em ambientes caóticos, pois dificilmente é possível oferecer um bom serviço dessa forma.

 

Você já sabe qual escritório de contabilidade escolher? Compartilhe suas sugestões com a gente!

Equipe Nibo

Somos um time de especialistas focados em tornar a sua gestão financeira mais eficiente. Deixe um comentário ou ligue para nós, estamos sempre a postos para ajudá-lo!

Sobre o Heartbleed: Sua informação está segura no Nibo Gestão Financeira: os erros mais comuns

Deixe o seu comentário

    Comente com o seu e-mail Comente com o Facebook