3 ferramentas indispensáveis (e gratuitas) para Marketing Contábil

3 ferramentas indispensáveis (e gratuitas) para Marketing Contábil

Com o intuito de alavancar o seu negócio, listamos 3 ferramentas indispensáveis e gratuitas para marketing contábil.

O marketing contábil é de extrema importância para um escritório de contabilidade encarar a grande revolução que ocorreu não apenas no mercado contábil, mas também com o próprio mundo.

Para quem trabalha com contabilidade, as mudanças foram extremas, desde a operacionalização dos serviços, com novos sistemas implantados pelos órgãos governamentais.

Tudo isso ofereceu novas opções de regimes tributários, uma sensível alteração na legislação tributária, a informatização dos processos nos órgãos públicos e a necessidade de novas obrigações acessórias.

Além disso, é preciso também destacar a escassez de bons profissionais na área contábil, o que fez com que os escritórios busquem novos meios de manter a fidelidade dos seus clientes.

Diante de tudo o que está ocorrendo, não basta apenas oferecer um serviço de excelente qualidade, mas sim, de estabelecer um relacionamento mais próximo com o cliente.

E a melhor fórmula é utilizar o marketing contábil, apresentando o que pode ser feito pelo cliente e o que ele pode esperar dos profissionais que se disponibilizam para os serviços.

Para se tornar mais competitivo, portanto, o escritório deve se valer de boas ferramentas de marketing contábil, procurar manter um conjunto de ações de relacionamento com seus clientes, e também pensar na economia de custos.

Isso significa que a melhor maneira de fazer isso é ao utilizar ferramentas disponibilizadas gratuitamente pela internet, sem interferir excessivamente nos resultados financeiros do escritório.

Marketing contábil: mantendo-se visível

A primeira coisa a pensar com relação ao marketing contábil é fazer com que o escritório se mantenha visível tanto para os clientes existentes quanto para os potenciais clientes, que possam procurar seus serviços.

Os responsáveis pelo marketing contábil já conhecem a velha máxima: quem não é visto, não é lembrado.

Portanto, é preciso que a marca do escritório esteja sempre presente na mente das pessoas para gerar novos negócios.

Também é preciso lembrar que a internet provocou mudanças no comportamento do consumidor que, afinal, é também o cliente.

Dessa forma, é necessário investir no marketing contábil, seja para a divulgação ou para fortalecimento da marca, atingindo um público cada vez maior e gerando novas oportunidades de negócios e, consequentemente, de aumento do faturamento.

Porém, antes de falarmos especificamente sobre o marketing contábil, é necessário estabelecer as estratégias corretas para esse tipo de atividade.

Não basta apenas sair divulgando o nome do escritório se não houver um planejamento sério e direcionado, procurando sempre os melhores resultados.

Vamos analisar o que é preciso fazer antes de começar a implantar as estratégias para divulgação do escritório:

1. Elaboração do planejamento do marketing contábil

Antes de começar o marketing contábil, é preciso mapear o escritório e saber os serviços que podem ser oferecidos, além, evidentemente, das vantagens que os potenciais clientes poderão conseguir.

Os responsáveis pelo escritório devem fazer uma revisão do que é oferecido, ajudando assim a determinar as melhores estratégias para o marketing contábil, tornando essa atividade um meio para conduzir os próprios negócios e avaliar todas as oportunidades de crescimento.

2. Coletar contato de clientes em potencial

O networking é hoje uma das ferramentas mais importantes para o marketing em geral.

Reunir as informações e os contatos sobre potenciais clientes pode ser trabalhoso no início, no entanto, irá oferecer excelentes resultados no futuro.

Mesmo que um potencial cliente não queira mudar de escritório, sempre poderá oferecer os serviços a quem precisa e, sob esse ponto de vista, manter o networking atualizado não irá gerar maiores custos para a empresa.

Aliás, se os responsáveis pelo escritório estiverem em qualquer evento, a oportunidade é excelente para obter novos contatos.

Reunir os contatos de clientes e potenciais clientes num único banco de dados é uma excelente oportunidade para divulgar os serviços do escritório e conquistar seguidores para as redes sociais em busca de conteúdo relevante, aplicando com inteligência as ferramentas do marketing contábil.

3. Banco de dados dos clientes

A comunicação do escritório com seus clientes e com os potenciais clientes obtidos através do networking deve ser feita através de um banco de dados reunindo todas as informações.

Dessa forma, o escritório terá uma base para coordenar e monitorar a comunicação através das ferramentas de marketing digital.

Um sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente, ou CRM, pode ajudar o escritório a interagir com todas as pessoas interessadas em seus serviços.

Caso o escritório não possua um sistema próprio, projetado especificamente para isso, poderá fazer uso de aplicativos disponíveis na internet que conseguem resolver a situação, ou seja, que dão conta do recado.

Implantando ferramentas para o marketing contábil

Para melhor utilizar as ferramentas de marketing contábil, o escritório precisa estar presente na internet.

Essa condição, evidentemente, exige que o escritório tenha o seu próprio site, onde irá marcar sua presença e começar a implantar as ferramentas de comunicação com os clientes e com seu público-alvo, fazendo com que seja sua primeira arma para prospecção e captação de novos clientes.

O site não é mais um luxo, como há alguns anos atrás, mas sim uma necessidade para qualquer tipo de empresa, em qualquer segmento de atividade.

Para o escritório conseguir se manter diante do mercado, obrigatoriamente é preciso manter o site e, através dele, estabelecer o primeiro canal de comunicação com seu público-alvo.

Se procurarmos por escritórios contábeis na internet, iremos encontrar milhares de sites, muitos especializados em determinadas atividades, podendo escolher à vontade aquele que oferece melhores serviços e vantagens para o cliente.

Dessa forma, se o escritório não estiver presente na internet, muito pouco irá resolver criar ferramentas de marketing contábil.

Além disso, é muito importante ter um site de qualidade, ou seja, o escritório deve investir na criação de um site corporativo, institucional, bem formatado e acessível, amigável para todos os dispositivos de mídia. Você pode ler mais sobre sites em nosso outro artigo: 6 dicas infalíveis para o seu site de contabilidade.

A partir daí, certamente é possível começar a utilizar ferramentas de marketing contábil que possam oferecer bons resultados para o crescimento do escritório.

Essas ferramentas são as mais simples e estão disponíveis para todo e qualquer usuário de internet. Basta saber usa-las com inteligência e criatividade.

1. Facebook

Logotipo FacebookO Facebook serve como uma janela de exibição que possui 1,5 bilhões de usuários ao redor do mundo e 89 milhões só no Brasil, o que corresponde quase a metade da população do país.

Não é por acaso que a rede criada por Mark Zuckerberg atrai tantas pessoas e negócios.

Nela, você pode se comunicar, criar e acompanhar eventos e grupos, emitir opiniões, saber de todos os assuntos e principalmente, consumir produtos e serviços.

Ou seja, o Facebook é uma ferramenta obrigatória para a realização do marketing da sua empresa.

Com isso, podemos dizer que a rede social é uma ferramenta imprescindível para a divulgação do seu negócio e uma excelente plataforma para começar uma estratégia de marketing digital, uma vez que existe a possibilidade de disputar audiência em uma mídia onde a população está e as empresas também.

Apesar da gratuidade do Facebook, às vezes vale a pena investir um pouco do orçamento em campanhas promocionais que podem impulsionar suas postagens.

Veja no blog do Marketing de Conteúdo como criar sua página no facebook.

2. Google Meu Negócio

Logotipo Google Meu NegócioAgora, se você quer fazer sua empresa aparecer é preciso que você utilize uma mídia para promover o seu negócio na internet.

Um jeito de realizar essa visibilidade é fazer com que ela apareça nos resultados de pesquisa do Google ou no Google Maps.

Para que esse desejo possa se tornar realidade, existe uma plataforma do Google em que empreendedores podem divulgar o seu negócio de forma gratuita nos resultados orgânicos de pesquisa no Google Maps e no Google +.

Através do Google Meu Negócio você consegue exibir informações relevantes sobre a sua empresa como por exemplo, o horário em que ela funciona, a localização da sede pelo Google Maps, os dados de contato como e-mail, telefone e site; e até imagens internas da empresa. Além de outras informações como compartilhamento de perfis em outras redes sociais e comentários de clientes.

Todos esses dados irão contribuir para que a sua empresa apareça nos resultados de pesquisa do Google e isso, consequentemente, faz com que ela se torne mais conhecida e mais relevante no mercado, garantindo, assim certa autoridade.

Veja no blog da Resultados Digitais como criar sua conta no Google Meu Negócio.

3. MailChimp

Logotipo MailChimpUm dos grandes segredos do marketing digital é a criação de conteúdos relevantes para atrair audiência e gerar novos negócios.

O conteúdo produzido geralmente é publicado em blogs e redes sociais, porém, a técnica de e-mail marketing também promove forte interação com o público.

Segundo uma pesquisa feita pelo site Campaign Monitor, o e-mail pode ser até 40x mais eficiente para conquistar novos clientes do que outras mídias digitais.

E de acordo com Marketing Sherpa, a cada 4 consumidores, 3 preferem receber novidades de suas marcas preferidas por e-mail.

Não é por acaso que não podemos ignorar esse canal. Com ele é possível criar newsletters, campanhas, novidades e anunciar promoções.

Ainda tem dúvidas sobre o poder do e-mail marketing? Confira essas estatísticas:

  • Entre os usuários de internet, pelo menos 95% mantém uma conta de e-mail;
  • Entre os que possuem e-mail, o costume é verificar a caixa postal no mínimo uma vez por dia;
  • O número de e-mails funcionais é pelo menos 3 vezes maior do que o número de usuários do Facebook e do Twitter juntos;
  • As newsletters conseguem atrair pelo menos 80% a mais de clientes do que outras espécies de mídia;
  • Em qualquer empresa, praticamente todos os funcionários envolvidos em atividades administrativas têm acesso a pelo menos uma conta de e-mail;
  • Pelo menos 45% das pessoas que recebem e-mail marketing procuram a empresa remetente para fechar um novo negócio.

Essa estratégia ajuda a estreitar a relação com o cliente, que vai ter mais informações sobre o seu negócio.

Mas, para fazer a comunicação através do e-mail se faz necessário realizar um planejamento e uma organização de disparos.

É nesse momento que o MailChimp entra em ação. Essa ferramenta irá te ajudar a criar uma campanha de e-mail marketing e ainda vai te auxiliar a interpretar resultados e conseguir melhorá-los.

Dentre suas funções, você consegue programar o disparo de mensagens, criar um layout, monitorar a taxa de cliques e ficar de olho na estatística de abertura de e-mails.

Dê uma olhada no blog Conversão digital para ver o passo a passo de como usar o Mailchimp.

Whatsapp Business (Bônus)

Logotipo WhatsAppUma novidade que acaba de chegar no Brasil e que promete intensificar a maneira como uma empresa se comunica com o seu cliente é o WhAtsapp Business.

O app, que é uma extensão do WhatsApp, pretende entrar no mundo corporativo e vai ajudar empreendedores de pequenas e médias empresas a separarem o contato pessoal do profissional.

Quanto às suas funcionalidades, o aplicativo terá versão web e também um perfil empresarial.

O perfil da empresa vai contar com informações como breve descrição, localização, endereço do site e de e-mail.

A princípio, o seu download será gratuito, porém, pode ser sejam cobradas algumas taxas por serviços adicionais.

Por enquanto, o aplicativo está disponível apenas para Android. Para baixar o WhatsApp Business, basta acessar este link no Google Play

Conclusão

Como podemos ver, não é nada complicado usar as ferramentas disponíveis na internet para montar estratégias de marketing contábil.

Com a ajuda delas, o escritório será sempre lembrado pelas pessoas e, mais do que isso, irá contar com um público-alvo que, na primeira oportunidade, poderá procurar o escritório para fechar negócios.

Lembramos, no entanto, que, ao estabelecer as estratégias de marketing contábil, é necessário manter a constância e a pontualidade, a fim de atender as expectativas do público-alvo e garantir que ele irá receber conteúdo que poderá colocar em prática.

Agora é só colocar em prática. Se alguma dúvida surgir, entre em contato conosco, e não se esqueça de se inscrever na nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades.

 

Equipe Nibo

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