Finanças para Autônomos: as melhores dicas

Finanças para Autônomos: as melhores dicas

Se por um lado profissionais autônomos possuem a tranquilidade de não precisar “bater ponto”, ter um chefe e comprovar produtividade, pelo outro  esta mesma liberdade o isenta de outros benefícios que os trabalhadores CLT possuem:  13º salário, férias remuneradas com adicional, aposentadoria e seguro-desemprego.

É preciso tomar alguns cuidados importantes para que suas contas fiquem sempre no azul e o trabalho de uma vida inteira traga bons frutos e não dores de cabeça. Separamos as dicas mais importantes para que você organize a sua vida financeira em objetivos de curto, médio e longo prazo.

 

Curto Prazo

• Separe as finanças profissionais da sua vida pessoal;

É importante manter separado o planejamento financeiro pessoal do profissional. Para cada caso você deve ter contas bancárias e métodos de organização diferentes – como ferramentas de gestão que organizem datas de pagamento e recebimento, recolhimento de impostos, empréstimos entre outras tarefas importantes.
• Planeje bem as suas férias e gastos de início de ano;
O trabalhador autônomo não possui férias regulamentadas, portanto, planeje com antecedência o período em que sairá de férias – lembre-se: é insustentável trabalhar sem interrupções por muito tempo. Fique atento para que estas férias não sejam em épocas de grande demanda para o seu negócio.
Outro ponto importante são os gastos usuais do início do ano como IPVA, IPTU, matrículas escolares e renovação de seguros. Antes de gastar por conta, organize-se!

 

Médio Prazo

• Faça um fundo de reserva;
Geralmente, para um trabalhador autônomo, a renda mensal é variável entre os meses do ano. Para diminuir os efeitos desta variação uma ótima solução é a criação de um fundo de reserva. Economize uma pequena parte dos lucros mensais para compor este fundo, que poderá ser utilizado nos meses em que o faturamento for inferior ao necessário para cobrir as despesas básicas. Esta atitude diminuirá drasticamente as suas possibilidades de endividamento!

 

Longo Prazo
• Pague a sua aposentadoria;
É um importante objetivo a longo prazo e permitirá que este benefício complemente a renda de sua casa ao final de sua vida. Realize a sua contribuição mensal ao INSS e transforme este recolhimento em um hábito importante como parte de suas despesas.

Com essas dicas você poderá trabalhar com mais tranquilidade e certeza de que suas finanças estão organizadas.

Equipe Nibo

Somos um time de especialistas focados em tornar a sua gestão financeira mais eficiente. Deixe um comentário ou ligue para nós, estamos sempre a postos para ajudá-lo!

PMEs devem se antecipar a movimentos de desaceleração da economia em 2015 Impostos federais, estaduais e municipais: quais são eles?

Deixe o seu comentário

    Comente com o seu e-mail Comente com o Facebook