Gestão contábil e fiscal: 4 erros que você deve evitar já

gestão-contábil

É indiscutível a importância da gestão contábil como elemento da administração de uma empresa organizada. Independente do segmento do negócio, seu crescimento no mercado pode ser impactado por uma boa ou má contabilidade.

Ao contrário do que pensam muitos empresários recém-chegados ao mercado, a contabilidade não define apenas os parâmetros legais da companhia. Alguns aspectos podem se tornar um verdadeiro entrave ao desempenho da organização.

Quais são os erros contábeis que podem ser evitados?

1. As más rotinas administrativas
Todas as rotinas administrativas são importantes para garantir o sucesso do seu negócio. Já imaginou quanto uma indenização pode custar para sua empresa? Errar na hora de pagar os funcionários, não cumprir as leis trabalhistas são fatores que podem determinar a falência de uma empresa.

2. Vício fiscal
Não são poucos os empresários que recorrem a um erro bastante comum: imaginam que o simples fato de contratar um contador ou um escritório para ser responsável pela contabilidade da companhia irá livrá-los de todas as obrigações contábeis. Mas o dia a dia empresarial vai exigir que os sócios ou proprietários estejam bastante atentos a esses aspectos.

Será preciso acompanhar os relatórios mensais para saber se todos os procedimentos estão sendo tomados de acordo com o registro da empresa. Quando um erro é percebido com antecedência, é possível utilizar algumas ferramentas para corrigi-lo, como  a “retificação de lançamento”.

3. Falta de pontualidade
O escritório de contabilidade irá definir, de acordo com prazos estipulados pelo fisco, as datas para efetuar a entrega dos documentos. Aqui estão inclusos as notas, as contas a pagar e a receber, o aumento de ativos, etc. Para que todos os lançamentos sejam feitos com exatidão, é fundamental cumprir esses prazos.

4. Falta de exatidão
Todo documento referente à gestão contábil da empresa deve ser descrito na contabilidade da empresa. Caso ocorra uma sonegação, mesmo que seja involuntária, isso pode gerar problemas com a Receita Federal. E isso é tudo que um empresário não quer que aconteça.

Por isso, a documentação completa deve ser entregue de acordo com as exigências. Ser parceiro do contador e auxiliar o trabalho da gestão contábil será uma forma de ajudar no crescimento da sua empresa de forma ética e gradativa.

Quer facilitar a gestão financeira da sua empresa? Teste gratuitamente o software de gestão financeira que auxilia o controle das finanças de sua empresa.

Equipe Nibo

Somos um time de especialistas focados em tornar a sua gestão financeira mais eficiente. Deixe um comentário ou ligue para nós, estamos sempre a postos para ajudá-lo!

Conciliação Bancária em Segundos. É possível. Como baixar arquivo OFX para conciliação bancária

Deixe o seu comentário

    Comente com o seu e-mail Comente com o Facebook