Como conseguir ideias de logotipos para sua empresa

Como conseguir ideias de logotipos para sua empresa

Para se ter ideias de logotipos para empresas, muitas pessoas acham que basta pensar em algo bonito, chamativo e “ter uma sacada”.

Na verdade, a criação de um logotipo é um trabalho muito mais sério do que simplesmente ter uma ideia criativa e interessante.

O logotipo é um dos mais importantes elementos de comunicação de um negócio. Normalmente, está presente em todas as peças de comunicação e tem diversas funções importantes.

A primeira delas é identificar a sua marca para diferenciar sua empresa das demais concorrentes e facilitar a lembrança de seus serviços ou produtos por parte do público.

Note que falamos em diferenciar-se da concorrência. Mas o que exatamente isso quer dizer? Quer dizer que você precisa deixar claro para seus clientes o que você está oferecendo a eles, e por qual o motivo devem escolherem sua marca e não outra qualquer, na hora da compra

Portanto, você precisa definir objetivamente um posicionamento para seu negócio (uma estratégia muito eficiente pode ser o marketing digital) e mostrar para todo mundo que existe alguma coisa que você faz melhor que os outros “players” do mercado.

Este é o seu diferencial: aquele benefício importante que seu público alvo só conseguirá obter se comprar de você, se usar sua marca, identificada por um logotipo.

Daí a importância de se elaborar um logotipo que traduza tudo isso para seus clientes.

E como ter boas ideias de logotipos para empresas? Antes de passarmos excelentes fontes de inspiração, vamos definir alguns pontos.

 

Ideias para logotipos de empresas. Pontos importantes:

Antes de começar a buscar as ideias de logos empresariais, você precisa definir o que vai fazer e onde quer chegar com essas ideias. Elabore um briefing para a equipe envolvida no projeto.

Além de elementos mais técnicos como prazo, recursos, tamanho da equipe, entre outros, vamos destacar 3 pontos importantes para direcionar os trabalhos:

 

1. Defina um objetivo claro

Um objetivo é mais que encontrar boas ideias para logotipos de empresas e deve ter 2 características básicas:

  • Tem que ser mensurável. Isto é: você precisa se basear um número para atingi-lo!
  • Tem que ter um limite de tempo para alcançá-lo.

Pode ser algo assim: ter 3 ideias para um logotipo e apresenta-las para a diretoria em, no máximo, 1 semana.

Desta forma, evita-se postergar a tarefa indefinidamente, ou mesmo continuar utilizando um recurso, desnecessariamente, depois de já se ter alcançado o objetivo.

 

2. Estilo do logo

Um objetivo é mais que encontrar boas ideias para logotipos de empresas e deve ter 2 características básicas:

O estilo do logo será:

  • Moderno ou saudosista?
  •  Arrojado ou convencional?
  •  Chamativo ou neutro?
  • Estilizado ou realista?
  •  Colorido ou monocromático?
  • Detalhado ou sintético?
  • Tradicional ou inovador?
  • Conceitual ou realista?
  •  Exótico ou normal?
  •  Simples ou complexo?
  • Subjetivo ou objetivo?

Escolher 4 ou 5 adjetivos é mais do que suficiente e esta lista é apenas um exemplo, o grupo de trabalho pode escolher outros, se achar adequado.

 

3. O que o logo deve transmitir para as pessoas?

Esta é uma etapa decisiva: escolher o elemento de seu posicionamento. Qual ideia do logotipo da empresa deve passar ao público?

Neste caso, pense em algum substantivo que traduza um benefício importante que diferencie sua empresa da concorrência, tais como:

Exclusividade, Luxo, Preço, Excelência, Rapidez, Paixão, Comodidade, Variedade, Proximidade, Custo-benefício, Precisão, Velocidade, Aconchego, Personalização, Sabedoria, Conforto etc.

Assim, após estudar estes 3 pontos, uma doceria artesanal, por exemplo, poderia definir seu briefing assim:

  • Escolher 3 ideias de logo para a empresa;
  • Estipular um limite de 3 dias para apresenta-los;
  • Com estilo tradicional, detalhista, colorido e estilizado;
  • Transmitindo Paixão.

Uma loja de motocicletas poderia ter um resultado diferente:

  • Escolher 2 ideias de logo para a empresa;
  • Até o final da semana;
  • Com estilo moderno, arrojado, inovador e objetivo;
  •  Transmitindo Velocidade.

 

Inspirações para logotipos para empresas

Uma das maneiras mais rápidas e objetivas de se inspirar e conseguir bons insights e ideias é começar pesquisando logos de empresas concorrentes do seu negócio.

Este passo serve para entender os elementos mais usados na comunicação visual: cores, estilos, tipografia, formas e etc. Mas não pense em imitar nenhuma ideia! Pelo contrário: um logotipo semelhante ao de um concorrente vai trazer confusão à cabeça dos seus clientes.

Se você quiser encontrar milhares de processos criativos de geração de ideias para melhorar a sua comunicação visual, acesse o banco de projetos e exemplos da We Do Logos e encontre cartões de visitas, logotipos e diversos materiais de papelaria.

Com essas dicas, você já está apto para contratar profissionais e executar projetos de comunicação visual que vão mudar o patamar de comunicação do seu negócio!

 

webseminario-valor-escritorio-contabil

 

Pedro Renan

Pedro Renan é especialista em Inbound Marketing e Marketing de conteúdo. Atua como CMO da We do Logos, maior empresa de Concorrência Criativa da América Latina.

Como estabelecer honorários contábeis Modelos de Cartões de Visita

Deixe o seu comentário

    Comente com o seu e-mail Comente com o Facebook