Inovações que podem ajudar no crescimento de sua empresa contábil

Inovações que podem ajudar no crescimento de sua empresa contábil

Amigo contador, o que você acredita que é a peça chave hoje em dia para se tornar um profissional de contabilidade de destaque? Para Darcy Barros, sócio fundador da Pacífico Contabilidade e Consultoria Financeira, o segredo é saber entregar valor para o cliente e buscar inovações sempre.

Como empresário da área contábil, Darcy tem buscado estreitar cada vez mais seus laços com os clientes. Ele acredita que esse relacionamento é essencial para a construção de uma empresa forte e consistente.

Para tal, o contador também precisa buscar novas formas de atender as demandas do cliente, e isso implica em fugir do processo tradicional de contabilidade e procurar se adequar às modernizações do mercado.

Você quer aprender como fazer isso? Então leia a nossa conversa com o Darcy e conheça a sua história na Pacífico Contabilidade e Consultoria Financeira.

 

Uma empresa de contabilidade rumo ao futuro

A Pacífico Contabilidade e Consultoria Financeira nunca se enxergou como um escritório contábil qualquer. Escritório não, empresa. Darcy prefere chamar seu negócio assim, pois acredita que tal nome já carrega consigo a ideia de inovação.

Fundada há apenas três anos, a empresa de contabilidade gerida por Darcy e seus sócios já nasceu com o propósito de modernizar o tão tradicional ramo da contabilidade.

Pode até parecer pouco tempo, mas foi o bastante para que a Pacífico logo se tornasse destaque no mercado contábil de São Paulo. Hoje, o grupo já atende cerca de 70 clientes inseridos nos mais diversos segmentos, entre serviços e comércio.

Somos uma empresa de contabilidade e consultoria financeira que acredita na comunicação como forma de prover soluções inovadoras, simples e com alto nível de qualidade na entrega.

Quando foi fundada, a empresa se chamava DRE e contava com quatro sócios, sendo três investidores e um atuante. Os anos passaram, o nome mudou e hoje a Pacífico tem cinco sócios, sendo três atuantes e dois investidores.

 

Uma ferramenta inovadora

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Darcy conheceu o NIBO em 2015, graças à indicação de um dos sócios. Ele logo ficou interessado na ferramenta e no que ela poderia oferecer à sua empresa. Isso porque o sistema dialoga diretamente com o propósito inovador da Pacífico.

Mesmo assim, o grupo preferiu testar na própria empresa antes de aplicar a ferramenta em seus clientes. A decisão foi apenas para garantir que o retorno fosse certo. E não deu outra.

Em pouco tempo, os sócios da empresa constataram que o NIBO poderia ser justamente a ferramenta que faltava para impulsionar o negócio. Em apenas três meses, Darcy testou o Gerenciador Financeiro na própria Pacífico e em outra empresa do qual também é sócio.

O nosso conceito aqui é que antes de usar um sistema com o nosso cliente, precisamos conhecê-lo bem. Eu precisava entender, precisava ver na prática como ele funcionava. Na virada do ano, chegamos à conclusão de que o NIBO realmente facilita a vida do pequeno e do médio empresário em relação aos controles financeiros.

Com a chegada de um novo ano, Darcy e seus sócios também abriram a empresa para uma nova forma de fazer contabilidade. Assim, no início de 2016, a Pacífico começou a usar o NIBO com seus próprios clientes.

Enquanto no começo eram apenas oito licenças de Controle de Caixa, hoje já são 21.

 

A facilidade das novas tecnologias

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Vários atributos chamaram a atenção de Darcy na hora de adquirir o Controle de Caixa do NIBO. Entre eles, o fato de a ferramenta ser totalmente online.

Eu acredito muito nessas novas tecnologias. Essa liberdade de você conseguir acessar a plataforma de qualquer lugar.

Outra vantagem que chamou sua atenção foi a facilidade de uso o Controle de Caixa. Para o empresário, essa é uma duas grandes características do NIBO.

É muito simples de usar. É básico, não inventa, é bem direto ao ponto e resolve o necessário de uma gestão financeira de uma pequena empresa.

Além disso, Darcy comenta o quanto o Controle de Caixa ajudou a otimizar o tempo gasto nos processos realizados pela empresa, gerando mais valor ao trabalho feito pelos contadores.

Ele explica que a Pacífico tem uma abordagem mais ampla de contabilidade. Os profissionais da empresa não se limitam apenas ao trabalho operacional, mas buscam sempre ajudar o cliente o máximo que puderem. Eles trabalham para estabelecer um processo contínuo de comunicação com o cliente, se aproximando cada vez mais dele e ajudando a organizar suas finanças.

O NIBO nos ajuda muito ao ser essa ferramenta de integração entre a empresa e a contabilidade. Grande parte dos nossos clientes utilizavam alguma planilha em Excel para controlar o negócio, ou tinham um sistema que era muito complexo e, por isso, não conseguiam nem fazer uma conciliação bancária. Hoje, com o NIBO, conseguimos ajudá-los a controlar as movimentações de suas contas bancárias.

 

A função do contador na vida do cliente

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Um dos ideais que movem a Pacífico é justamente o relacionamento com o cliente. Para Darcy, isso é fundamental e o que diferencia sua empresa no mercado de contabilidade. Para ele, o NIBO inclusive tem muito a ajudar em relação à evolução do papel do contador.

Ele comenta que o contador é um grande digitador de informações. Quando ele segue o modelo tradicional de contabilidade, no qual o cliente acaba ficando em segundo plano, é provável que os balancetes demorem a ser entregues. Ou pior: que não signifiquem nada para o cliente.

Por causa disso, o contador muitas vezes não consegue dar um retorno ao cliente sobre suas finanças em tempo real.

Às vezes, o que o cliente espera do contador é um aconselhamento financeiro. E usando apenas o painel de acompanhamento do NIBO, você é capaz de fazer uma análise e dar recomendações para o cliente em tempo real. E, então, você consegue estar mais próximo dele de verdade.

Darcy destaca que esse é o futuro das empresas de contabilidade.

 

Objetivos convergentes

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Por fim, Darcy comenta que os objetivos da Pacífico caminham lado a lado com o NIBO. É claro que os sócios da Pacífico têm as próprias metas de crescimento de clientes e de faturamento, mas eles também visualizam seu futuro por meio da ferramenta de Controle de Caixa e, futuramente, do Importador Universal.

Nós temos uma longa lista de clientes com os quais queremos usar o NIBO. Nossa meta é passar a usar a ferramenta com todos esses clientes. Ou seja, todos aqueles que tenham conta corrente. Minha meta é chegar a 100% desses clientes. E, quando faço prospecção comercial, procuro cada vez mais incluir o NIBO em meus argumentos de venda.

 

 

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Mariana Miranda

Mineira, flamenguista, apaixonada pelo Rio de Janeiro e agora morando na cidade maravilhosa. Se formou em Administração pelo Instituto Vianna Júnior, com certificação da Fundação Getúlio Vargas, em Juiz de Fora - MG. Se mudou para Rio de Janeiro para fazer mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica com foco em Marketing. Atualmente é Coordenadora de Marketing no NIBO.

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