Mostre valor ao seu cliente e cresça com sua contabilidade

Mostre valor ao seu cliente e cresça com sua contabilidade

Amigo contador, qual o seu objetivo com a contabilidade? Você deseja buscar as melhores soluções para seu cliente? Quer ser reconhecido pelo que faz? Quer ter mais tempo para se engajar em projetos profissionais? Ou deseja apenas simplificar a forma como faz a contabilidade de seu cliente?

Dora Ramos, diretora geral da Fharos Contabilidade & Gestão, também pensava nessas questões quando começou sua carreira como empresária contábil. Hoje, ela integra um grupo que é uma grande referência no mercado contábil.

Quer entender melhor como ela conquistou tudo isso? Leia a história da Fharos logo abaixo e entenda o que é preciso para mostrar valor e crescer com a contabilidade.

 

A importância do bom relacionamento com o cliente

A Fharosfoi fundada em 1991, em São Paulo, Capital, e tem se consolidado como uma referência no mercado contábil desde então. Criada inicialmente como uma empresa familiar (todos os gestores são irmãos), hoje a empresa conta com 11 funcionários e atende cerca de 90 clientes dos mais variados portes e segmentos.

Quando a Fharos nasceu, Dora tinha apenas 25 anos. Embora nova, não lhe faltava visão, coragem e comprometimento. Logo, ela percebeu a importância de oferecer o melhor atendimento possível ao cliente e que mostrar o valor da contabilidade é fundamental.

Eu sempre busquei formas de facilitar a vida do cliente. Sempre tentei oferecer, além da contabilidade, a melhor maneira para que ele pudesse conduzir a parte financeira de sua empresa. Afinal, se o cliente não tem uma vida financeira organizada, fica difícil fazer a contabilidade.

Mais do que apenas oferecer serviços contábeis, Dora começou também a dar consultorias para seus clientes, ajudando-os a entender como a gestão contábil e um bom planejamento estratégico poderiam beneficiá-los e ajudá-los a crescer.

No entanto, ela se viu frente à dificuldade de trabalhar com clientes que usavam apenas a planilha de Excel e não tinham como importar as informações necessárias para a realização dos processos contábeis. Buscando soluções para seu problema, a empresária acabou se deparando com o NIBO.

 

A ferramenta certa para gerar mais valor

Dora procurou incessantemente por ferramentas que pudessem suprir essa demanda e ajudar cada vez mais seus clientes. Em 2013, ela encontrou alguns fornecedores que até faziam a conversão de dados, mas que, no final, não foram suficientes para resolver o problema. Por isso, sua busca continuou.

Então, em 2016, Dora acessou uma página do NIBO. Após o cadastro, ela passou a receber informações que poderiam ser relevantes para sua empresa e seu trabalho como contadora. Em uma dessas trocas de conhecimento, ela conheceu o Controle de Caixa. Justamente a ferramenta pela qual ela vinha procurando há tanto tempo.

O valor era acessível e, por ser online, a ferramenta ajudaria muito os meus clientes que usavam apenas o Excel. É muito traumático para o cliente que trabalha no Excel começar a usar um ERP de uma hora para outra, por isso é importante oferecer uma ferramenta que seja de fácil uso a ele.

Dessa forma, Dora passou a usar o Controle de Caixa com os clientes e começou a oferecer uma acompanhamento mais personalizado a eles, possível graças ao uso da nova ferramenta.

 

Facilidades que impulsionam o trabalho do empresário contábil

O Controle de Caixa trouxe muitos benefícios à Dora e à Fharos, mas a que mais se destacou foi, com certeza, sua facilidade de acesso. Por ser uma ferramenta online, a empresária conseguiu estreitar o relacionamento com seus clientes, melhorando ainda mais seu atendimento a eles.

O que mais chamou minha atenção no Controle de Caixa é que ele é online. Isso é muito importante para mim, pois facilita o trabalho do contador. Agora posso falar para o cliente: ‘Você pode acessar o NIBO e trabalhar de onde quiser, quando quiser.’

Não só isso. Essa facilidade de integração acabou gerando também a possibilidade de aprimorar o trabalho realizado pelos funcionários da empresa. Eles podem usar a ferramenta ao mesmo tempo em que o gestor, que estará à par em tempo real de todos os processos realizados.

Meu funcionário agora se vê possibilitado de conversar com outros usuários inseridos na ferramenta e tirar dúvidas. Ele também pode anexar documentos, facilitando todo o processo. Essa interação é muito legal. E poder transformar tudo isso em informação de qualidade para a contabilidade é essencial.

 

Melhoria no serviço = aumento do número de clientes

Após a aquisição do Controle de Caixa, Dora se viu, então, com a possibilidade de ter ainda mais usuários, pois sabia que teria condições de oferecer um serviço de qualidade a um número maior deles. O relacionamento com os clientes melhorou e o valor entregue a eles aumentou muito.

Acabei dispensando a outra ferramenta que usávamos para a importação de dados depois que conheci o NIBO. Com a inteligência operacional do Controle de Caixa, não preciso mais repetir as mesmas informações inseridas e classificadas  anteriormente. A ferramenta faz isso tudo por mim. E essa otimização é maravilhosa, pois não tenho mais dúvidas sobre os dados que recebo.

A Fharos tem como objetivo ir além do que é esperado da empresa. Para Dora, é importante fazer a contabilidade dentro dos conceitos determinados, mas também é fundamental apoiar o cliente em sua organização interna. Com o Controle de Caixa, ela se sente confiante para fazer isso da melhor maneira possível.

 

Consultoria contábil

É importante salientar que a utilização do NIBO possibilitou que Dora desse início a novos projetos. Graças à nova dinâmica proporcionada pela ferramenta, facilitando os processos e otimizando o tempo investido neles, a empresária encontrou meios para investir na consultoria contábil.

Estou buscando dar uma consultoria contábil aos meus clientes, oferecer uma orientação financeira a eles. Fazendo isso, quero que todos usem o NIBO, que é uma ferramenta que estará ao alcance deles em todos os momentos.

O projeto de Dora, então, é oferecer um serviço de orientação financeira pessoal aos clientes e ajudá-los a colocar a vida em ordem por meio do NIBO. A ideia é orientar um público específico que usa celular, mas que não tem o hábito de se organizar através dele, inserindo todos os dados essenciais para manter o próprio controle financeiro.

A informação fica muito bem guardada, acessível a qualquer momento e em qualquer lugar.

Eu quero oferecer para meus clientes uma ferramenta que tenha facilidade de acesso, clareza e entendimento, desmistificando a ideia de que o financeiro é um bicho de sete cabeças.

É importante ter em mente também que, apesar das facilidades oferecidas pela ferramenta, ela não faz tudo sozinha. É preciso alguém para conduzi-la. É como o carro do ano. Ele pode ser muito bom, mas é preciso ter alguém para dirigir, senão ele sai do lugar.

 

Conclusão

Sabendo que poderia oferecer um serviço melhor ao cliente, Dora foi atrás de ferramentas que a ajudassem a mostrar cada vez mais o valor da contabilidade. Utilizando o Controle de Caixa, ela se viu capaz de otimizar seus processos e ganhar mais tempo para pensar no planejamento estratégico da empresa, suprindo as necessidades individuais de cada cliente.

Não precisando mais se preocupar com o trabalho repetitivo e operacional da Fharos, a empresária contábil resolveu voar mais alto, desenvolvendo projetos que a ajudassem a conquistar seus objetivos profissionais.

 

 

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Mariana Miranda

Mineira, flamenguista, apaixonada pelo Rio de Janeiro e agora morando na cidade maravilhosa. Se formou em Administração pelo Instituto Vianna Júnior, com certificação da Fundação Getúlio Vargas, em Juiz de Fora - MG. Se mudou para Rio de Janeiro para fazer mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica com foco em Marketing. Atualmente é Coordenadora de Marketing no NIBO.

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