Mudança de hábitos: o segredo para o sucesso

Mudança de hábitos: o segredo para o sucesso

Mudar hábitos exige sacrifícios, mas esse pode ser o segredo para o seu sucesso.

“Certa vez, um profeta e seu discípulo, estando em viagem, pediram pousada em uma das residências que encontraram ao longo do caminho. Na hora do jantar, foi-lhes servido como alimentação apenas um copo de leite. Era a única coisa que o dono da casa tinha para oferecer, embora todos que ali moravam fossem pessoas saudáveis, tanto os pais como os filhos. A terra era boa, tinha bastante área para plantio, porém a família nada cultivava. Em toda a terra possuíam apenas uma vaca leiteira, de onde vinha o leite que sustentava toda a família.Pela manhã, o profeta e o discípulo levantaram, agradeceram a hospedagem e continuaram viagem. Um pouco adiante da casa, viram que a vaca pastava à beira de um precipício. O profeta, então, ordenou ao discípulo:

– Vá até ali e empurre a vaca para o penhasco. O discípulo inicialmente relutou, mas como era obediente a seu mestre fez o que o profeta mandara e empurrou a vaca no precipício. A vaca morreu na queda e o discípulo ficou bastante consternado.

Alguns anos se passaram e o profeta e o discípulo voltaram novamente àquela região e novamente pediram pousada na mesma casa. Observaram, imediatamente, que alguma coisa havia mudado naquela família. Já se viam plantações ao redor da casa, animais pastavam no terreno, todos se movimentavam e ocupavam-se com alguma tarefa.

Na hora do jantar, lhes foi servida uma comida excelente, preparada com os alimentos colhidos da própria terra, o que foi motivo de orgulho para todos. Pela manhã, o profeta e o discípulo despediram-se da família e continuaram viagem.

O profeta disse então ao discípulo:

– Se não tivéssemos empurrado a vaca no precipício, essa família nunca poderia ter se desenvolvido, trabalhando e cultivando a terra que possuíam”.

Diariamente converso com dezenas de contadores pelo Brasil e, muitas vezes sou apresentado a novos escritórios e me lembro desta história. A semelhança impressiona! A sensação que às vezes tenho ao conhecer um novo escritório de contabilidade é que estou entrando em terras férteis, porém mal administradas.

Contadores, por vezes, relutam em adotar novas ferramentas apenas por medo do desconhecido. Em um primeiro momento, quando falo a eles sobre os avanços e as vantagens que as novas tecnologias oferecem, a reação às melhoras que poderão ser implantadas é a melhor possível. Vejo olhos brilharem e posso sentir a ansiedade para que a ferramenta seja logo implantada na rotina de vários escritórios. Porém, segundos depois da ansiedade, a mistura dos sentimentos de medo e de insegurança prevalecem e, muitas vezes, os contadores relutam em sair da zona de conforto para mudar, ainda que seja para melhor.

Isso tudo é para dizer que às vezes o medo nos impede de evoluir. Acho que devemos tentar sempre expandir nossas habilidades e testá-las em coisas novas. No caso das empresas contábeis, acredito que mudar seja o segredo para se progredir. Principalmente porque as empresas contábeis no Brasil são tradicionalmente “manuais”, logo, adotar soluções modernas, tais como softwares de gestão, por exemplo, pode ser o segredo para o progresso.

Como na fábula, mudar hábitos de comportamentos por vezes requer sacrifícios e rompimentos drásticos com os padrões de trabalho que adotamos. Porém, muitas vezes esse é o melhor caminho para se progredir e alcançar o sucesso.

Repense seus esforços! Adote novas práticas e mude sua empresa!

Como valorizar o serviço do seu escritório contábil

Pedro Maul

Pedro é Bacharel em Administração de empresas pela FGV-RJ e Consultor Comercial no Nibo.

Como melhorar o atendimento ao cliente com dicas simples O que os clientes ruins têm comum?

Deixe o seu comentário

    Comente com o seu e-mail Comente com o Facebook