Profissionais de Contabilidade: compartilhem mais conhecimento

Profissionais de Contabilidade: compartilhem mais conhecimento

Profissionais de contabilidade, vocês estão cientes do quanto poderiam contribuir com o nosso setor compartilhando mais conhecimentos com os jovens que ingressam na área de contabilidade? Já se deram conta do quanto isso poderia interferir na rotina dos escritórios contábeis?

Jovens, no início de carreira, chegam nos escritórios com muita vontade de aprender e muitas vezes acabam se frustrando com a área contábil. Uma das causas dessa frustração é que muitos profissionais não sabem como ensinar ou não se dão conta da importância de transmitir informação e conhecimento aos menos experientes. Geralmente, os escritórios não estão organizados para treinar os novatos, nem têm preocupação em dar esse tipo de suporte e encaminhamento aos recém-chegados na área, o que pode gerar bastante frustração em alguns potenciais talentos contábeis. Uns ficam desgostosos com esse cenário e acabam deixando os escritórios para trabalharem grandes empresas onde recebem mais treinamentos e oportunidades para desenvolverem melhor suas carreiras.

Lembro-me quando tive a oportunidade de trabalhar em um escritório. Fazia de tudo para ajudar o departamento, mas meus erros eram constantes e, ao invés de me ensinarem a maneira correta, tiraram de mim ótimas oportunidades de aprendizado que me ajudariam a evoluir dentro do escritório. Felizmente, apesar da falta de apoio, me senti desafiado e usei a situação para aprender mais. Além de ingressar nos estudos que fizeram toda a diferença para a minha carreira, eu também pesquisava muito na internet e tirava dúvidas com alguns amigos. Aprendi, praticamente sozinho, a criar uma estrutura de aprendizado que utilizo até hoje.

Em função dessa experiência, compartilhar conhecimento, além de ser hoje em dia uma prioridade na minha vida, me traz também imensa satisfação. Nada é mais prazeroso que ter o reconhecimento de uma pessoa pela contribuição que você teve ou tem no desenvolvimento dela.

Para encerrar, compartilho algumas opiniões que podem ajudar a valorizar o setor contábil:

Para os empresários contábeis: ouçam seus funcionários! Se eles fazem sugestões, estudem e avaliem a possibilidade de atende-las. Se eles necessitam de preparação e treinamento, não deixem de apoia-los. São seus funcionários que lidam diretamente com os problemas de seu escritório, logo, eles sabem melhor que ninguém do que necessitam para desenvolverem melhor seus trabalhos. Da mesma forma, são eles também que pensam o que pode ser feito para melhorar a metodologia da empresa.

Para os assistentes, analistas, supervisores, coordenadores e gerentes: compartilhem todos os conceitos técnicos que conhecem. Ainda existem muitas falhas no dia a dia de um escritório por falta de orientação adequada, inclusive no desenvolvimento de novos profissionais. É verdade que os cronogramas são rígidos e muitas vezes fica difícil dedicar tempo aos menos experientes, mas lembrem-se de que disso pode estar dependendo tanto a progressão profissional do jovem contador, quanto o sucesso do escritório.  Escritórios que reúnem profissionais preparados atraem pessoas também preparadas e, consequentemente, têm mais chances de serem bem-sucedidos.

E aos estudantes novos no mercado de trabalho: não adianta ficarem reclamando e esperando o tempo passar. Se vocês não estão buscando se desenvolverem, não esperem que ninguém o faça por vocês.  Tomem iniciativa! É o futuro de vocês que está em jogo…

Raphael Silvestre

Estudante de Ciências Contábeis da UNIP, Técnico em Contabilidade pelo SENAC, Sócio no escritório HFR Lex, autor do http://raphaelsilvestre1.blogspot.com.br/ e Voluntário na ONG Presente de Alegria.

Contador: como se vestir para causar boa impressão e passar credibilidade? Por que reter seus clientes atuais é tão importante?

Deixe o seu comentário

    Comente com o seu e-mail Comente com o Facebook