Prós e contras de ser um contador autônomo

Prós e contras de ser um contador autônomo

Como em qualquer outra profissão que possua independência para ser exercida de forma autônoma, os contadores que assim o fazem possuem algumas vantagens e também desvantagens quando optam por exercerem suas atividades sem qualquer vínculo empregatício.

Além da personalidade de cada perfil e do estilo de vida que se escolhe ter, existem outros aspectos, principalmente financeiros, que podem interferir decisivamente na escolha entre ser ou não um contador autônomo. Portanto, a decisão pode ser mais que pessoal e levar em consideração questões tributárias e financeiras também. Em outras palavras, existem prós e contras de se ser um contador autônomo e cabe a você fazer uma análise detalhada da sua situação e do seu perfil profissional para tomar a decisão que esteja mais adequada à sua realidade.

De um modo geral, os grandes atrativos da autonomia são a flexibilidade e a independência. Porém, além dessa circunstância causar um grande acúmulo de responsabilidades para um contador, a autonomia pode significar mais custos em determinadas situações.

Analisemos as vantagens e desvantagens de cada uma delas!

 

Prós de ser um contador autônomo

Existem inúmeras vantagens quando se opta por trabalhar como um contador autônomo, algumas até impagáveis para alguns.

 

  • Não ter chefe

Para começar, um contador autônomo não tem chefe. Isso não significa, necessariamente, que todos chefes sejam terríveis mas é fato que não os ter significa possuir mais autonomia para gerir o próprio negócio, “sonho de consumo” para muitos. Isso porque quando se tem autonomia, tem-se a liberdade de não cumprir horários preestabelecidos, de não ter dias fixos de trabalho e ainda poder trabalhar do lugar que se bem entender, na grande maioria das vezes.

 

  • Escolher melhor seus clientes

Um contador autônomo pode escolher seus clientes e recusar determinados trabalhos. Ele tem controle sobre o tipo de cliente para quem trabalha, sobre a qualidade do serviço prestado e sobre os processos dos negócios.

 

  • Escolher suas horas trabalhadas

A autonomia ainda permite que o indivíduo decida o quanto quer receber e quantas horas ele quer trabalhar para atingir esse rendimento, que é potencialmente ilimitado.

 

  • Ter consultorias especializadas

Outra grande vantagem de se trabalhar como autônomo é a possibilidade de ser um consultor de grandes empresas, quando se domina determinado assunto, obviamente.

Contras de ser um contador autônomo

 

  • Maoir disciplina

A flexibilidade de horários exigirá que o autônomo tenha muita disciplina para cumprir com todos os compromissos assumidos. Além disso, a instabilidade financeira costuma ser constante na vida de quem trabalha autonomamente. É comum que um mês seja muito lucrativo e outro não seja tanto.

 

  • Melhor planejamento financeiro

Uma estratégia interessante para garantir uma boa estabilidade financeira é abrir uma previdência privada ou um programa de capitalização. Guardar dinheiro e ter um planejamento financeiro é de extrema importância para atingir metas e ter uma situação econômica estável.

 

  • Mais generalização

A autonomia também exige que o contador, sozinho, acumule e exerça funções básicas, o que pode ser um pouco desgastante. Ele terá que ser, ao mesmo tempo, seu próprio vendedor, seu próprio gestor, seu advogado, seu departamento financeiro e seu mais o que precisar ser. Claro que não terá que ser especialista em todos esses assuntos e, eventualmente, terá que recorrer a profissionais especializados. Porém, terá que ter uma boa noção geral para lidar com todos esses aspectos no dia-a-dia.

 

  • Sem direitos trabalhistas

Uma outra desvantagem que costuma pesar na decisão de muito contador na hora de decidir entre ser ou não autônomo diz respeito aos direitos trabalhistas. Trabalhadores autônomos não têm direito a eles que são, principalmente:

  1. Aviso prévio;
  2. Pagamento de horas extras, quando trabalhadas;
  3. Garantia das férias e do 13° salário;
  4. Repouso semanal remunerado, com pelo menos uma folga por semana;
  5. Pagamento salarial garantido;
  6. Desconto máximo de até 6% do salário no vale transporte;
  7. Licença maternidade de 120 dias (com garantia de emprego por 5 meses após o parto);
  8. Folga em casos de casamento, alistamento ou morte de parente próximo;
  9. Seguro desemprego;

 

O que mais analisar para decidir entre ser ou não um contador autônomo?

Além dos prós e contras descritos acima, outras questões tributárias e contábeis podem influenciar efetivamente na decisão de se tornar ou não um contador autônomo. É que dependendo do faturamento mensal do contador, ser autônomo pode sair bem mais caro do que abrir uma empresa e se tornar pessoa jurídica, apesar do mito de que abrir uma empresa custa muito dinheiro.

Não é possível indicar com exatidão qual seria a melhor opção, visto que, no final das contas, o rendimento mensal do contador e o regime tributário da empresa é que vão definir qual a solução mais econômica. Sendo assim, se você busca essa resposta, você deve fazer seus próprios cálculos.

Não há uma resposta que aponte a melhor opção absolutamente. Também não é verdade que montar uma empresa seja necessariamente a solução mais custosa, como muita gente pensa.

Estão em jogo outros fatores tais como os aspectos pessoais. Por exemplo, querer ou não ter mais autonomia e flexibilidade de trabalho.

Resumindo, para todas opções existem prós e contras e a solução mais adequada para o seu caso será a que melhor satisfizer suas necessidades e objetivos.


Ebook Como conseguir novos clientes

Equipe Nibo

Somos um time de especialistas focados em tornar a sua gestão financeira mais eficiente. Deixe um comentário ou ligue para nós, estamos sempre a postos para ajudá-lo!

Checklist de documentos para novos clientes Modelo de proposta de prestação de serviço contábil

Deixe o seu comentário

  1. Autonomia é bom porque você pode escolher com quer trabalhar, gostei muito da matéria, agora poder formar uma equipe é gerar emprego e dividir tarefas, nas duas situações realmente existe os prós e os contras.

  2. O trabalho do profissional autônomo tem realmente os prós e os contras sim, mas eu lido com os prós, o lado bom, um deles é fazer várias parcerias com outros colegas tanto da sua área como das outras.

  3. De fato,manter relações com outras pessoas ligadas diretamente com a contabilidade.Faz vc trabalhar de forma independente mas não sozinha.Excelente texto esclareceu minhas dúvidas.

  4. bacana a matéria, mas o tratamento tributario para o autonomo é muito pesado e poderemos no futuro, estar incluso no rol dos prestadores obrigados a fornecer CPF de clientes em declarações. Absurdo.

Comente com o seu e-mail Comente com o Facebook