Relatórios de Performance Empresarial

Muitos dos nossos clientes nos perguntam sobre quais são os relatórios ideais de performance para as suas empresas. O relatório ideal não existe, porque o relatório ideal é aquele que serve os propósitos e os objetivos de cada empresa. Na verdade, quanto mais específico melhor.

No fundo, um relatório é apenas a apresentação de dados formatados para fácil interpretação. Quanto mais simples for a visualização desses dados, mais fácil será sua análise. O excel viabiliza a formatação de um número ilimitado de relatórios, mas muitas vezes voltar a um relatório simples e eficiente é o que mais faz sentido nas empresas. Conforme falamos em um outro blog post sobre porque acreditamos que devemos largar planilhas financeiras, nosso intuito é facilitar relatórios que são ao mesmo tempo práticos e extremamente úteis, além de customizáveis.

Algumas dicas para um bom relatório de performance:

1. Comece destacando e análisando o que tem de mais importante para o sucesso da empresa.
2. Saiba com precisão o que mais impacta/impactou seus indicadores de sucesso (físicos e financeiros) em um determinado período de tempo.
3. Acompanhe tendências positivas e negativas, para otimizá-las em ambos os lados.
4. Tenha um gráfico fácil de compreender visualmente.

 

No relatório abaixo, que chamamos de Painel de Acompanhamento, vemos o exemplo do Café do Mar, onde seus indicadores de sucesso são o número de Eventos Mensais e Ingressos Vendidos. Esses dois indicadores impactam diretamente a receita da empresa como um todo. São os indicadores que não podem ser perdidos de vista. O resto do relatório mostra todo o aspecto operacional e gerencial da empresa, como salários, custos fixos, investimentos entre outros. No Nibo, todos esses campos são clicáveis no relatório, para que o usuário tenha uma visão detalhada e precisa do impacto de cada área. O Painel de Acompanhamento é um ótimo relatório para a reunião mensal com chefes, sócios e tomadores de decisão.

 

Equipe Nibo

Somos um time de especialistas focados em tornar a sua gestão financeira mais eficiente. Deixe um comentário ou ligue para nós, estamos sempre a postos para ajudá-lo!

O que é um Contrato Social? Como escolher o nome (Razão Social) da empresa?

Deixe o seu comentário

Comente com o seu e-mail Comente com o Facebook