Tendências Globais para a Internet em 2014

Tendências Globais para a Internet em 2014

Todo ano surgem novas empresas e idéias no mundo. Com a propagação mais democrática da internet e a difusão da informação cada vez mais ágil, o mundo tem mudado rapidamente. Para os empresários, isso apresenta inúmeras oportunidades, mas também riscos. Dentre as pequenas empresas de hoje, algumas se tornarão grandes empresas amanhã, e isso acontece cada vez mais rápido. Enquanto segmentos inteiros são criados e estão em expansão; outros são reestruturados em meses. As mudanças de comportamento chegam ligeiras e podem mudar hábitos de consumo de toda uma geração.

A agilidade nas empresas em perceberam tais mudanças, preverem o mercado e se re-inventar, é crucial para o longo prazo.

 
Baseado em uma pesquisa americana da Mary Meeker, extraímos alguns dados de 2013, que apontam as principais tendências da internet global para o ano de 2014. Veja os principais pontos abaixo.
  • Houve um crescimento considerável de +20% de smartphones em países como Brasil, China, Indonésia e Índia;
  • Acesso a internet móvel deve acelerar ainda mais esse ano, influenciado pelo consumo de videos em smartphones e tablets;
  • Internet móvel cresceu globalmente 14% a mais do que no ano anterior;
  • Para acompanhar, a publicidade online cresceu 16% globalmente de um ano ao outro;
  • A adoção de computadores desktop está estagnando ano após ano;
  • Mas a adoção de tablets é mais rápida que nunca visto, com produção 52% maior que no ano anterior;
  • 68% do faturamento total de tecnologia móvel vem de aplicativos (o resto é de publicidade);
  • Especialistas não estão prevendo uma “bolha na internet”, como a que aconteceu no ano 2000. O mercado está bastante estável;
  • A rede de comunicação tem visto uma mudança de plataformas de redes sociais abertas para rede privadas (com uso de Whatsapp e Snapchat crescente);
  • A internet está reestruturando indústrias sólidas como a Hoteleira, Transporte e Comércio. As pessoas tomam a maior parte das decisões online e muitos sites/aplicativos vem redefinindo esses comportamentos. Por exemplo, a indústria hoteleira foi impactada pelo Airbnb, no comércio eletrônico mundial o impacto veio do Alibaba, nos transportes tem aplicativos como o Uber, o 99taxi e o Waze;
  • O universo da música também está se reestruturando. As pessoas consomem cada vez mais música através de streaming ao invés de compras de audio digital (via downloads de mp3). O streaming de música aumentou 32%, enquanto a compra de música caiu 6%. Alguns aplicativos recentes em crescimento acelerado são o Spotify, Rdio, Deezer, iTunes radio, soundcloud, entre outros;
  • O interesse crescente em criptomoedas (uma moeda digital, como o Bitcoin) é real. A carteira para Bitcoin (Bitcoin wallet) cresceu 8 vezes ano passado. Cada vez mais negócios estão aceitando criptomoedas como meio de pagamento e o Bitcoin teve seu melhor trimestre até agora.
  • O compartilhamento de fotos continua crescendo enormemente, mas agora são compartilhadas de forma mais privada. O crescimento foi principalmente nos aplicativos de Whatsapp e Snapchat;
  • Encontros românticos estão mudando de contexto. O aplicativo Tinder é um dos mais usados no mundo, com 21 milhões de “encontros” virtuais (matches). No Brasil, já são mais de 10 milhões de usuários;
  • Durante comerciais de TV, grande parte das pessoas se volta para alguma outra tela, como a do tablet ou celular;
  • O mercado Chinês, que era conhecido como apenas um imitador barato, está inovando também. O aplicativo Wechat tem 400 milhões de usuários e além de mensagens, também acha táxis, acha restaurantes e gerencia investimentos, entre outras funcionalidades.

 

Plano de Cargos e Salários: O que é? Micro Empreendedor Individual (MEI): O que é?

Deixe o seu comentário

  1. Ola !Muito inteligente o post, estava pesquisando sobre aplicativos e tendencia para empresas e achei o post! Obrigado

Comente com o seu e-mail Comente com o Facebook