Três dicas para integrar os principais departamentos do seu escritório contábil

Três dicas para integrar os principais departamentos do seu escritório contábil

Hoje, o empresário contábil tem que lidar com uma dualidade na prestação do seu serviço:

 

  • Ser um gestor de dados competente, capaz de lidar com a quantidade crescente de informações geradas repassando-as ao fisco sem erros; e ao mesmo tempo
  • Ser capaz de entregar ao empresário uma solução customizada e especializada em apoio ao seu negócio.

 

Essa tarefa homérica poderá ser facilitada com o uso da tecnologia e das integrações externas.

É possível perceber 03 dicas rápidas de integração para os principais departamentos do escritório. Tenho certeza que você irá economizar muito tempo e eliminar erros seguindo esses três passos:

 

1ª DICA: Integração no Departamento Fiscal.

 

Integrar-se ao Portal Nacional da Nota Fiscal Eletrônica.

Fazer uma gestão das Notas Fiscais é essencial para uma correta escrituração dos livros e apuração dos impostos. Alguns softwares contábeis possuem a funcionalidade de captar as notas diretamente do Portal Nacional para os livros fiscais. Isso permite a escrituração de todos os dados e uma independência quanto aos fornecedores.

 

2ª DICA: Integração para o Departamento Pessoal.

 

Integrar-se aos relógios de Ponto Eletrônico.

Com o advento da Portaria 1510/09 do Ministério do Trabalho e subsequentes, a obrigação de usar os meios digitais para captar o ponto dos funcionários ficou maior e o incentivo para usar os novos relógios está espalhado pelo mercado e instituições de apoio ao empresário. Alguns softwares lhe permitem aproveitar os arquivos gerados por estes relógios para usá-los diretamente em seu cadastro de horários, automatizando assim, o processo de justificativas.

 

3ª DICA: Integração para o Departamento Contábil.

 

Integrar-se aos sistemas financeiros dos clientes.

É muito importante receber as informações dos sistemas financeiros dos seus clientes diretamente no seu sistema contábil para evitar a digitação manual que onera tempo e é passível de erros. A integração entre a solução do cliente e a sua é um passo primordial para evitar custos excessivos e erros na escrituração dos livros que depois serão percebidos pelo validador da Receita Federal ou pelo sistema de cruzamento de dados da Receita durante os cinco anos fiscais seguintes.

 

Essa terceira dica é possível ser feita através do Nibo. Já conhece o Importador Universal? É uma ferramenta que integra qualquer sistema financeiro em qualquer sistema contábil.

Temos clientes que faziam a contabilidade de determinado cliente em 3 semanas e hoje usando o Importador, realiza o mesmo trabalho em 3 dias.

Quer falar com a gente para entender melhor ou tirar dúvidas sobre o sistema? É só clicar aqui ou enviar e-mail para contadores@nibo.com.br.

Marcus Desidério

Estudante de Direito pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie e de Contabilidade pela Universidade Estácio de Sá. Começou a sua carreira atuando na gestão de contas de grandes empresas como: Oi S.A e Itaú Unibanco. Em seguida, foi trabalhar como Analista de Relacionamento da Wolters Kluwer Prosoft, ajudando escritórios a encontrarem soluções contábeis, fiscais e de departamento pessoal. A nova função fez com que Marcus se especializasse em boas práticas para atender o Projeto SPED da Receita Federal, em Gestão de Processos e Gestão do Relacionamento.

Como escolher o melhor software contábil para você? Quer crescer mesmo na crise?

Deixe o seu comentário

    Comente com o seu e-mail Comente com o Facebook