Universo Contábil: as pessoas mais influentes online

Universo Contábil: as pessoas mais influentes online

Se um dia eles foram vistos como “guarda livros”, esses dias definitivamente fazem parte do passado. Os contadores de hoje já não só guardam, mas “protagonizam” seus próprios livros.

Alguns foram para bem mais além dos registros formais e ocupam espaços nunca antes imaginados para esses profissionais. Eles contribuem nas tomadas de decisões, eles lecionam, inspiram, escrevem, influenciam estudantes, empreendedores, acadêmicos. Dão palestras, coordenam cursos de graduação, MBAs e postam! Postam artigos, postam links, postam opiniões, palestras, vídeos próprios, de terceiros, uma vez, duas vezes, dezenas de vezes ao dia.

Muitos pertencentes dessa nova geração contábil mantêm ativas suas redes sociais e fazem delas suas principais ferramentas de trabalho. É impressionante a quantidade de seguidores e visualizações que possuem nas suas redes e em seus vídeos. Em alguns casos, milhões. E quando a rigidez da burocracia brasileira insiste em atrapalhar é que eles aproveitam a oportunidade para descomplicar, para se valorizarem, atraírem atenções, seguidores, clientes, para influenciarem! Positivamente, vale ressaltar.

Com base no reconhecimento da evolução do trabalho desses profissionais, um dia meros contadores e hoje quase “showmen”, fizemos um ranking dos 20 profissionais contábeis mais influentes da contabilidade online, hoje, no Brasil.

Os perfis são variados, desde escritórios contábeis a autores de livros para concursos públicos, mas todos com uma característica em comum: Descobriram nas tecnologias digitais as ferramentas certas para difundirem, para o maior número de pessoas, conhecimentos que vão muito além dos conceitos estáticos aprendidos nos cursos de graduação.

 

VICENTE SEVILHA JÚNIOR
Escritório: SEVILHA CONTABILIDADE

De maneira bem didática e objetiva, Vicente Sevilha Júnior, CEO do Sevilha Contabilidade, apresenta mais de 500 vídeos sobre assuntos diversos e bastante atuais relacionados a temas contábeis, impostos, tributos, questões trabalhistas e, inclusive, sobre as últimas mudanças na legislação contábil vigente. No Youtube desde 2009, o canal do Sevilha Contabilidade possui quase 24.000 inscritos e mais de 5.800.000 visualizações. Com mais de 33.000 visualizações, um de seus vídeos mais populares fala sobre “A Nova Regra do Simples Nacional 2015”. Outros vídeos também populares explicam sobre “Como Formar o Preço de Venda dos Serviços” e “Emissão de Nota Fiscal para Microempreendedor Individual”, esse último com quase 124.000 visualizações.

 

MAGDA BATTISTON
Editora do Blog: CONTABILIDADE NA TV

O Contabilidade na TV é, além de um blog contábil, um inter-programa de 1 minuto exibido em 80 canais de TV em todo Brasil. O Contabilidade na TV aborda temas pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis, às micro e pequenas empresas, aos projetos do interesse de classe e ainda exibe vídeos de eventos, entrevistas e promoções. Fortemente atuante nas mídias sociais, o blog é hoje um dos mais influentes e também um dos mais acessado da área contábil. No Youtube desde 2010, disponibiliza mais de 500 vídeos sobre diversos temas também relativos à contabilidade e que atingem um total de quase 220.000 visualizações ao todo. Os acessos ao blog também são bastante relevantes, entre 5 e 8 mil por dia.

Assista aos vídeos mais populares do Contabilidade na TV: Por que escolher o curso de Ciências Contábeis? e COAF – O que é Lavagem de Dinheiro?

 

JORGE EDUARDO SCARPIN
Professor

Dedicado a divulgar aulas gratuitas sobre temas relacionados, entre outros, à contabilidade, seus mais de 100 vídeos postados no Youtube são destinados principalmente a alunos de graduação em ciências contábeis, administração, economia e áreas afins. No ar desde 2010, o canal de Jorge Scarpin no Youtube já tem mais de 3.600 seguidores e vídeos bem populares tais como “Ficha de Controle de Estoque – PEPS, UEPS e Media” e “Análise Vertical e Horizontal de Balanços”. O canal possui, no geral, mais de 860 mil visualizações.

 

ROBERTO DIAS DUARTE
Palestrante

Roberto Dias Duarte é administrador de empresas, professor, autor de uma série de livros e artigos, além de palestrante. Em mais de suas 550 palestras pelos 27 estados do Brasil, Roberto aborda variados assuntos ligados principalmente a SPED, NF-e, ERP, gestão e tecnologia. Possui um canal no Youtube onde disponibiliza suas palestras, assim como vídeos produzidos por outras pessoas que também abordam temas relacionados à sua área de atuação. Seu canal registra mais de 340.000 visualizações no total. Dos seus mais de 100 vídeos postados no Youtube, destacam-se, principalmente, os relacionados a SPED contábil, escrituração contábil fiscal e eSocial. O palestrante também é bem atuante em outras redes sociais, tais como Twitter e Facebook.

Assista aos vídeos mais populares de Roberto Duarte: Escrituração Contábil Digital (SPED Contábil) – novidades para 2014, Você sabe o que é eSocial? e ECF – Escrituração Contábil Fiscal.

 

EUGENIO MONTOTO
Professor

Contabilista, professor e autor do “Contabilidade Geral Esquematizada Para Concursos”, Eugenio possui um canal no Youtube desde 2010, com mais de 7.000 inscritos. Em seus mais de 20 vídeos, o professor explica de maneira bem esquematizada sobre conceitos básicos de contabilidade baseados nas legislações vigentes sobre o tema. Seu vídeo mais popular é o de “Introdução ao Curso de Contabilidade”, com mais de 79.000 visualizações. No total, o canal possui quase 380.600 visualizações.

 

RODRIGO PORTO
Professor

Com 25 vídeos postados no seu canal do Youtube, no ar desde 2013, Rodrigo dá dicas sobre a aplicação prática da contabilidade, assim como orienta sobre aspectos práticos de gestão de pequenas e médias empresas. Bem didáticos, os vídeos são bastante populares entre profissionais dá área e, principalmente, entre estudantes de contabilidade. Seu vídeo mais popular, com mais de 76.000 views, fala sobre demonstrações contábeis, mais especificamente sobre como montar um balanço patrimonial. O canal do professor no Youtube possui, ao todo, quase 230.00 visualizações.

Assista aos vídeos mais populares de Rodrigo Porto: • Demonstrações Contábeis – Montagem do Balanço Patrimonial e Demonstrações Contábeis – Montagem da DRE

 

DANIEL RAMOS NOGUEIRA
Professor

Desde 2011 no Youtube, Daniel Ramos Nogueira possui cerca de 1.150 inscritos no seu canal dedicado à contabilidade societária e de custos, ao exame de suficiência do CFC, à metodologia da pesquisa e a outros recursos aplicados a pesquisa científica em administração/contabilidade. Com cerca de 60.000 views, seu vídeo mais popular fala sobre “Revisão de Balanço Patrimonial e DRE” e seu canal possui, ao todo, quase 250.000 visualizações.

 

GUSTAVO PAIVA
Professor

Gustavo é graduado em ciências contábeis, pós-graduado em controladoria e possui mestrado em Administração. Além de contador público federal, também ministra aulas online de contabilidade geral, contabilidade aplicada ao setor público, auditoria e outras disciplinas afins. No Youtube desde 2009, Gustavo possui mais de 1.100 inscritos no seu canal onde dispõe de cerca de 15 vídeos-aulas sobre os temas que leciona e mais de 105.000 visualizações no total. Seu vídeo mais acessado fala sobre princípios orçamentários e possui cerca de 35.000 views.

Assista aos vídeos mais populares de Gustavo Paiva: Princípios Orçamentários e Princípios de Contabilidade

 

CÁSSIO LUIZ VELLANI
Professor

Também conhecido como o “Prisma da Contabilidade”, o Grupolytá é um canal do Youtube, ativo desde 2011, referente ao trabalho do professor Cássio Luiz Vellani. Nele, o professor produz vídeos educativos relacionados a temas como contabilidade, tecnologia, esportes, entre outros. Boa parte de seus mais de 500 vídeos postados é dedicada a temas contábeis. O canal, hoje, possui mais de 1.550 inscritos que buscam informações de naturezas diversas, dentro dos temas abordados pelo professor e registra mais de 900.000 acessos aos vídeos. Os mais procurados são os relacionados aos microempreendedores individuais (MEIs).

Assista aos vídeos mais populares de Cassio Vellani: Imposto de Renda do MEI Para Ter Comprovante de Renda e Orientações Para Quem Já É MEI e Não Pagou Algum Boleto

 

JÚLIO CÉSAR ZANLUCA
Editor do: PORTAL DE CONTABILIDADE

Júlio César é contador, coordenador e colaborador do grupo Portal Tributário, que tem como um dos sites o Portal de Contabilidade, fundado em outubro de 2000. Com intensa atividade no Twitter e no Facebook, o site publica informes diários, guias on-line e obras eletrônicas constantemente atualizadas. Sob a coordenação de Júlio César, o objetivo principal do site é disponibilizar informações técnicas qualificadas, atualizadas e dinâmicas para os profissionais das áreas relacionadas. O site também disponibiliza o blog Guia Contábil. Trata-se de uma coletânea atualizada de tópicos contábeis no Brasil, fundamental para que os profissionais de contabilidade tenham acesso a informações atualizadas, principalmente em função das constantes adaptações das normas de contabilidade brasileira às práticas contábeis internacionais. Com milhares de seguidores no Twitter e fãs no Facebook , o site hoje é uma fonte importante de informações contábeis no Brasil.

 

ERONILDO FERNANDES
Fundador do: TV CLASSE CONTÁBIL

O portal TV Classe Contábil é um site focado em consultoria gratuita, especializado nas áreas contábil e empresarial. Por meio de publicações de notícias diárias no site, assim como de frequentes posts no Twitter, principalmente, o site tem como principal objetivo contribuir com a comunidade contábil no Brasil. O site também publica artigos que buscam esclarecer pontos de entendimento possivelmente complexos.

 

EGBERTO HOLANDA e MARCELO PINHEIRO
Contador Empreendedor

No ar há apenas poucos meses, o Contador Empreendedor já desponta no universo contábil online como promissor. Idealizado pelos contadores e empreendedores Egberto Holanda e Marcelo Pinheiro, o site se propõe a ser reconhecido como um dos melhores educadores de empreendedorismo na área de contabilidade do país. Os idealizadores aproveitaram suas experiências empresariais associadas às expertises contábeis para desenvolverem o site que disponibiliza, além de artigos sobre empreendedorismo contábil, outras seções tais como marketing digital, mindset, além de entrevistas com renomados profissionais da área.

Assista uma das mais recentes entrevistas: Marketing na Contabilidade

 

CÉSAR TIBÚRCIO, ISABEL SALES e PEDRO CORREIA
Autores do: CONTABILIDADE FINANCEIRA

O principal objetivo do blog é falar sobre contabilidade financeira, ainda que os autores abordem também outros assuntos variados e não menos interessantes.

No ar desde 2006, o Contabilidade Financeira é extremamente popular e um dos blogs mais seguidos pelas pessoas atuantes do setor contábil. Com postagens praticamente diárias, o blog reúne mais de 18.000 posts com fins informativos e educacionais que contabilizam o total de mais de 2.8000.000 visualizações.

Leia as publicações mais populares do último mês e da última semana, respectivamente: Margem Líquida e Ebitda

 

CLÁUDIA CRUZ
Responsável pelo: IDEIAS CONTÁBEIS

Cláudia Cruz é professora e responsável pelo blog Ideias Contábeis, direcionado a divulgação e discussão de ideias, atualidades, informações, textos, pesquisas e diversidades sobre ciências contábeis e áreas afins. Funcionando desde 2008, o blog reúne mais de 1.400 postagens que atraem milhares de fãs no Facebook e mais de 200.000 visualizações na própria página.

Entre suas postagens, destacam-se principalmente as que abrangem temas como contabilidade e direito.

Leia aqui algumas das mais populares publicações do Ideias Contábeis: O Que é Mesmo Provisão de Contabilidade? e Contabilidade e Direito

 

ALEXANDRE GONZALES
Autor do: CENÁRIO CONTÁBIL

Contador, especialista em Direito Tributário e mestre em ciências contábeis e atuariais e doutor em controladoria e contabilidade pela USP. Alexandre é autor do Cenário Contábil, voltado à difusão de informações relacionadas à contabilidade e à tributação.

No ar desde 2011, o blog oferece posts bastante úteis e explicativos que tratam de temas complexos de maneira bem clara e didática. São mais de 180 posts que relacionam temas contábeis e tributários com assuntos atuais e quotidianos.

Leia algumas das últimas publicações relacionadas à aplicação financeira e à tributação: Aplicação Financeira nas Empresas e sua Tributação – Quando o Lucro Não é Lucro e Tributo Sobre o Lucro – CPC 32   

 

TANIA GURGEL
Palestrante e Professora

Tania Gurgel é palestrante, professora, contadora, advogada tributarista, especialista em SPED e cruzamento eletrônico de informações fiscais, além de autora de diversos artigos em jornais e revistas.

Possui um canal do Youtube, mas é pela conta que possui no Twitter, desde 2009, que Tania costuma se comunicar com frequência. Com mais de 1.300 seguidores na rede, ela os mantem atualizados através de artigos, vídeos e posts bastante atualizados sobre os assuntos de suas especialidades.

Assista ao vídeo mais popular de Tania Gurgel no Youtube: SPED

 

RICARDO FREITAS
Fundador & CEO do: JORNAL CONTÁBIL

Ricardo Freitas atua no ramo da contabilidade desde 2001 e é autor do primeiro livro de marketing de serviços para escritórios contábeis. Em junho de 2013, fundou o Jornal Contábil  , hoje talvez a maior rede do Brasil em notícias contábeis e de gestão empresarial, assim como de serviços para o mercado de contabilidade. O jornal abrange uma gama bem vasta de assuntos organizados em várias seções, tais como IR, SPED, artigos, carreira, CLT, entre outras relacionadas ao tema contábil.

Além de frequentemente mencionado por renomados contadores como uma das fontes principais de informação, o Jornal Contábil possui milhares de fãs e seguidores no Facebook e Twitter, nos quais também posta suas principais publicações.

Entre as mais recentes destacam-se as seguintes: Você Sabe O Que Acontece Com Uma Empresa Que Sonega Impostos?  e Supervisores Contábeis Estão Na Mira Das Empresas Para “Gerenciar” Operações

 

Acha que faltou alguém na lista? Sem problemas!

SUGIRA ALGUÉM QUE INFLUENCIA O MUNDO CONTÁBIL

Equipe Nibo

Somos um time de especialistas focados em tornar a sua gestão financeira mais eficiente. Deixe um comentário ou ligue para nós, estamos sempre a postos para ajudá-lo!

Como aumentar o lucro do seu escritório contábil com consultoria financeira Tecnologia Obsoleta: um dos maiores desafios da Contabilidade no Brasil

Deixe o seu comentário

  1. Estes artigos postados pelos nossos colaboradores, estao sendo de grande valia,no meu caso sou formado a mais de 30 anos e estou afastado da area a mais de 20 anos, passei o tempo trabalhando como tecnico de tv e computadores, agora com a evolução da tecnologia, estou tentando voltar, lendo os artigos publicados afim de buscar atualização,desde ja obrigado pelo envio deste post.

  2. Muito Obrigado a equipe da Nibo!!

    É uma honra está no meio de tantas pessoas maravilhosas, cada uma com o seu talento!! Lista muito boa!!

    Grande Abraço!!

  3. Faltou falar do Anderson Hernandez. Acredito que hoje a maior autoridade no assunto de marketing contábil.

  4. Muito bons os artigos Equipe NIBO!
    Depois de mais 20 anos atuando em Empresas privadas, estou montando meu primeiro escritório de contabilidade e as informações diárias de vocês tem me entusiasmo muito grande, inclusive minha prospecção de clientes estou divulgando meu trabalho com este diferencial da ferramenta da área financeira, informo que já consegui um que vai utilizar-lo e meu escritório irá atuar com serviços financeiros, contribuindo com isto, uma melhora no meu honorários;

    • Oi Allan,

      Ficamos muito contentes com a sua história. Queremos cada vez mais ajudá-lo a aumentar seus honorários e valorizar o papel do Contador no Brasil. Se quiser ajuda para implementar o Nibo em outros clientes é só falar com a gente. Um abraço,

  5. Muito bom o conteúdo dos vídeos e webseminários do Nibo, recomendo, em breve faremos contato pra começar um projeto piloto com 2 clientes e analisar a viabilidade de implantar em boa parte da nossa carteira de clientes.

    • Oi Antônio,

      Que ótimo! Ficamos no aguardo do seu contato, o que precisar de ajuda estamos à disposição. Um abraço!

  6. Acho que uma pessoa que deveria estar nesta lista é o diretor do Jornal Contábil, que além de ser o site mais visitado hoje (pelo menos na minha faculdade UNIP) está sempre do lado do contador. Uma dica.

  7. Não sei qual foi o critério utilizado para determinar a influência dos escolhidos nessa lista mas acredito que deveria ser observado o trabalho do professor Loberto Sasaki. O professor tem uma didática irretocável e torna qualquer assunto complexo de contabilidade em um simples e prazeroso aprender.

  8. Agradeço primeiramente a Deus a oportunidade de compartilhar o conhecimento, como também a todos que nesses anos são fontes de inspiração e energia. Também dou a equipe da Nibo, não só por essa citação, mas por dedicar horas de trabalho e pesquisa em fazer aplicativos para tornar a árdua tarefa dos contadores e empreendedores mas ágil com suas soluções !! – Aproveito para compartilhar meu face e meu blog http://www.taniagurgel.com.br

  9. Gostaria de ver nesta lista Consultor e Contador Josival Cunha, Palestrante SPED EFD ICMS/CONTRIBUIÇÕES para o varejo, nas suas palestras usa uma liguagem dirigida aos empresários sensibilizando para mudanças inovadoras no seu negócio, em busca de uma escrituração excelente.

  10. PARABENIZO SEU TRABALHO EM EQUIPE.
    O SINCASP – SIMPÓSIO NACIONAL DE CONTABILIDADE PUBLICA NO SETOR PÚBLICO,MAIOR EVENTO ITINERANTE DO PAÍS EM CONTABILIDADE ,ACREDITA NO TRABALHO DE DIVULGAÇÃO CONJUNTA ENTRE PARES. PARABÉNS

Comente com o seu e-mail Comente com o Facebook