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Como fazer uma reunião mais eficiente

June 6, 2013
min de leitura
Equipe Nibo
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Para algumas pessoas, falar em fazer mais uma reunião é quase o mesmo que xingar. Isso porque muitas empresas incentivam mais reuniões que o necessário e elas se tornam um desserviço aos mais diversos departamentos.

Algumas dicas para tornar suas reuniões super eficientes:

 

1. Antes de agendar, estabeleça um objetivo concreto, convide apenas as pessoas certas e compartilhe com elas qual o propósito da reunião.

2. Antes da reunião, lembre o objetivo e quais os pontos específicos a serem abordados.

3. Respeite o horário estipulado e se necessário controle o tempo sobre cada assunto pré-determinado.

4. Escolha um moderador (geralmente quem organizou) para manter o foco e uma pessoa para fazer anotações. As anotações devem ser enviadas a todos os participantes logo após a reunião, com decisões tomadas, prazos prometidos e próximos passos.

5. Ouça atentamente sem interromper o raciocínio de ninguém. Em ambientes onde todos se sentem à vontade para se expressar, as ideias mais inovadoras e criativas surgem.

6. Esteja aberto a todas as opiniões. Mesmo opiniões que a princípio não pareçam boas, podem ser construtivas em algum momento.

 

Boa reunião!

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