Como seu escritório contábil pode se destacar: Principais Dúvidas

Como seu escritório contábil pode se destacar: Principais Dúvidas
Respondidas por Sabrina Gallier e Dan Strougo
Do web seminário “Como sua marca pode gerar valor

Como criar uma marca para contabilidade que seja tendência no mercado contábil? Como podemos fazer isso em um escritório pequeno?

Sabrina – Eu acho que hoje em dia muitos clientes querem ver agilidade. São muitas multas, os prazos estão cada vez mais apertados, há pressão para receber o orçamento rápido, etc. Sabemos que tem muita gente infeliz com o atual contador e isso é uma oportunidade muito grande para quem tem um site claro, que consegue explicitar o ponto forte do serviço contábil oferecido.

Se você for especializado em um segmento, em um determinado tributo, em uma consultoria financeira, ou seja, no que for, isso deve estar claro no seu site e na comunicação com seus clientes. Se você conseguir adiantar para o seu cliente potencial o que você faz bem, assim como expressar claramente seu valor e sua proposta de marca e de serviço, você vai conseguir se sobressair. Se seus clientes ou futuro clientes conseguem captar essa informação de forma ágil, a tendência é que te recomendem.

Por exemplo, um supermercado pode querer saber quem é o contador no Rio de Janeiro que melhor atende o setor dos supermercados. Se ele procura no Google ou pergunta para um amigo e facilmente te acha como resposta, está explicado como você consegue se sobressair.

Se o futuro cliente então te manda um e-mail demonstrando interesse, responda nem que seja para dizer “recebi seu e-mail e entrarei em contato em 48 horas para passar uma proposta ou vou te ligar ou minha secretária vai ligar para agendar uma “call” via Skype”, etc. Ganhando essa agilidade você já se sobressai como marca e ganha a confiança desse cliente que muitas vezes está somente pedindo uma resposta rápida.

Dan – Só acrescentaria que, em se tratando de escritórios pequenos, eu olharia menos para tendências e mais para o que você realmente acha que pode fazer melhor, a não ser que você realmente tenha o desejo e a vocação de ser um super escritório de contabilidade online.

Eu leio a ideia do escritório de contabilidade online mais como a de um escritório que é antenado com as últimas tendências tecnológicas de contabilidade.

Por exemplo, se você está usando o Nibo, batendo papo no Whatsapp com todos seus clientes em tempo real, ou se você percebe que existem outras ferramentas além de Nibo e Whatsapp que podem ajudar o cliente a responder melhor às obrigações dele, você já está sendo um escritório de contabilidade online, sem ter aquele estilo “contrate meus planos de serviço A, B, C, recebendo por cartão de crédito, etc.

Mais do que você vender sua assinatura pelo seu site e colocar teus serviços em uma prateleira virtual de uma loja virtual de contabilidade, é você conseguir dar seguimento ao tecnicismo que você está propondo entregar. Daí em diante é fazer o que a Sabrina falou, estar antenado nos últimos lançamentos de tecnologia, aplicativos, ser ágil, responder e-mail dos clientes, etc. Dessa forma, seus clientes com certeza perceberão o valor do seu escritório.

O que pequenos escritórios devem fazer para desenvolver uma identidade visual online de destaque entre os milhares de contadores do Brasil?

Dan – A unidade mínima seria um logotipo, um cartão de visita e um site. Hoje em dia, cerca de 90% das contratações são feitas após se investigar os perfis desejados online. Por isso a identidade visual deve ser, pelo menos, minimamente trabalhada por um designer profissional, o que já te trará um destaque enorme visto que a maioria dos sites são bem ruins nesse sentido.

A identidade visual deve ser acompanhada de um discurso de venda claro , de uma postura profissional (olho no olho, aperto de mão firme, estar vestido de forma coerente com a imagem que você está vendendo – isso vai de acordo com a formalidade do seu escritório).

Muitos clientes têm a ideia de que o contador ou a contabilidade são despesas, como mudar essa imagem?

Sabrina – O Nibo oferece uma palestra grátis, específica sobre a valorização do serviço contábil. O ponto chave para mim é que você valorize seu serviço para que seu cliente possa enxerga-lo como um investimento e não como uma despesa.

Se o seu cliente o vê como despesa, no momento em que ele estiver em aperto e precisar trocar por um contador que ofereça um serviço mais barato, ele não vai pensar duas vezes. Então, indico que vocês olhem o site do Nibo, na parte de material educacional e acessem a palestra “Como Valorizar o Serviço do Seu Escritório Contábil”.

Clientes também têm a ideia de que desenvolver uma identidade visual para um escritório contábil é despesa, como reverter essa ideia?

Dan – Eu acho que os novos tempos chegaram e você não está mais concorrendo com as empresas do teu bairro somente, mas do Brasil todo. Isso representa um universo competitivo muito maior, onde tem pessoas que pesquisam na internet antes de contratarem seus serviços, logo, a concorrência está muito mais dura. Então não é uma questão só mais de construção de imagem ser despesa, mas sim uma questão de sobrevivência.

As empresas que não investirem em imagem e não se posicionarem de forma clara vão morrer porque vão perder espaço para todas empresas que estão fazendo isso. A boa notícia é que não acredito que um processo de construção de imagem tenha que ser caro, nem um investimento muito alto.

A 99Designs faz logotipo por 699 reais e isso não é um investimento alto para a construção de imagem do seu negócio. Por 1200 reais você pode ter site e logotipo, o que já é um ótimo ponto de partida para se começar muita coisa. Fora isso, considerando que você se vista bem, se apresente bem, tenha cartão de visita, uma logo e um site, significa um investimento que não chega a 2000 reais.

Antigamente, os recursos dos escritórios de contabilidade eram muito mais limitados porque a contratação de uma agencia ou de um escritório de design para fazer a identidade visual poderia custar os olhos da cara. Certamente isso agregaria muita qualidade à identidade da empresa, mas viria com um preço difícil de pagar, o que já não acontece mais hoje em dia.

Há milhares de designers na 99Design doidos para pegarem o trabalho do seu escritório e, empresas como a 99Design e outras com o mesmo perfil, ainda devolvem o seu dinheiro se você não gostar do resultado do trabalho. Logo, a boa notícia é que desenvolver uma imagem ficou muito mais barato, e a má notícia é que se você não desenvolver uma identidade visual a situação não vai estar muito boa para seu lado.

Não consegui ninguém que me fizesse um cartão novo diferenciado e já mandei fazer mais dos antigos, mas quero diversificar meu site. Algum conselho?

Dan – Só de você se preocupar com isso já é um bom sinal. Mas acho que você pode jogar essa pergunta para os nossos designers, contar o que você é e que tipo de site você poderia ter. Aí você vai receber ideias de designers do mundo inteiro e quem sabe um deles vai chegar numa linguagem que você olhe e se identifique.

Mas além de um visual profissional que teu site tem que passar, o conteúdo que ele está transmitindo, idealmente, tem que ser cristalino, compreensível com o mínimo de tempo possível, de forma que os clientes que entram em contato com você através do seu site saibam de cara o que você está querendo vender e quem você é.

Para quem tenha interesse em uma consultoria grátis de design, é possível solicitá-la no site da 99Designs. Se vocês preencherem o formulário de consultoria grátis e escrevem que assistiram à palestra do Dan com o Nibo, eu farei questão de responder às consultas pessoalmente e darei toda minha leitura sobre o logotipo apresentado, dizendo o que é preciso mudar e se é ou não preciso mudar.

 

Assista agora ao webseminário Como a sua marca pode gerar mais valor para o seu escritório contábil.

Equipe Nibo

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