Como sua marca pode gerar mais valor: principais dúvidas sobre Mídias Digitais

Como sua marca pode gerar mais valor: principais dúvidas sobre Mídias Digitais
Respondidas por Sabrina Gallier e Dan Strougo
Do web seminário “Como sua marca pode gerar valor

Como vocês acham que os escritórios contábeis podem divulgar suas marcas e se diferenciarem usando as mídias digitais, principalmente o Facebook? Marketing de conteúdo seria o caminho mais interessante e viável?

Dan – Eu acredito muito em marketing de conteúdo. Não se trata, porém, de qualquer conteúdo de contabilidade, mas de um conteúdo de contabilidade ressonante com o nicho que você gosta de trabalhar e com o perfil de clientes que você almeja ter. As ferramentas de mídia social que estão disponíveis hoje devem, definitivamente, ser utilizadas, principalmente para serem canais de relacionamento.

Eu acredito muito no Facebook como um potencial de mineração de leads de possíveis clientes. Pelo Facebook você consegue filtrar pessoas que são donas de empresas, que moram em determinada cidade, que acabaram de se formar e, por conta desse potencial de segmentação que o Linkedin e o Facebook oferecem, você consegue chegar até o público com quem você quer conversar e com quem o conteúdo que você pretende publicar deve ressonar.

Sabrina – A internet oferece muita informação e pode-se agregar muito valor fazendo-se um filtro dessa informação oferecida. Seu conteúdo deve ser voltado para o segmento que você trabalha ou decidiu trabalhar, seja ele qual for. Só assim seu conteúdo vai atrair o público desejado.

Logo, pesquise sobre quais são as dificuldades desse público e desenvolva conteúdos que possam ajuda-lo. Não só com assuntos relacionados à contabilidade, mas também com dicas financeiras, com avisos de mudanças na legislação ou qualquer outro assunto que tenha a ver com o dia a dia do seu cliente. Dessa forma, você consegue se diferenciar mostrando que você está, de fato, focado em entregar valor para a marca.

E-mail marketing, ainda funciona na opinião de vocês? Qual ferramenta vocês indicam para disparos de e-mail?

Dan – Eu gosto de e-mail marketing e acho que ainda funciona, principalmente no Brasil onde as pessoas ainda gostam de receber informações por e-mail. Porém, como o Google assim como o Gmail não ganham nada com ele, não acho que vá durar por muito tempo mais. Clientes como o Gmail tendem a fazer com que seus usuários vejam cada vez menos essas mensagens. Mas ainda assim é uma forma extremamente barata e específica de se comunicar com seus clientes.

Vale lembrar que o conteúdo do e-mail marketing tem que ser balanceado e refletir o que você é. Deve ser um misto de conteúdo de eventuais anúncios de produtos, de anúncios da empresa e também de eventuais promoções. Não adianta ser só anúncio de empresa, nem só promoção, nem só conteúdo, ou não conseguirá fazer a conversão final do serviço. O ideal é que seja um balanço dessas 3 coisas mesmo.

Dan e Sabrina – As principais ferramentas para disparos de e-mails na nossa opinião são o Sendgrid e o Mailchimp, de graça para os primeiros 3 ou 4 mil clientes, além de ser bem fácil de manipular. Dependendo do tamanho da tua base de e-mails, você pode inclusive enviar pelo teu próprio e-mail se ele não ultrapassar a barreira do teu cliente de e-mail, normalmente em torno de 500 e-mails por dia.

Qual forma de publicidade dá mais retorno: outdoor, mala direta, entrega de panfletos em semáforos ou porta a porta?

Sabrina – Somos online, logo, temos a tendência de achar que o online funciona melhor, até porque por ele você pode segmentar a sua audiência. Imagino, porém, que se você criar um outdoor em frente a uma associação específica, fizer um evento dentro de uma associação específica ou for panfletar na frente dessa associação, por exemplo, você vai conseguir fazer uma comunicação direcionada para esse público.

Mas acho que dificilmente, se você for para um lugar aleatório panfletar, você vai conseguir achar as pessoas certas para serem clientes do seu escritório. Você deve saber quem são e quem não são seus melhores clientes e, panfletando na rua, fica difícil saber quem é bom e quem é ruim.

Dan – Dependendo de onde você mora, você pode até achar que essas estratégias são as melhores e acho que você pode testar o máximo de maneiras possível. Então, o importante quando você testar é você conseguir entender se aquela ação te deu retorno ou não.

Por exemplo, uma estratégia de testar o outdoor é você colocar nele um e-mail e um telefone que você só tenha colocado lá. Assim, você vai saber que todo mundo que ligou para esse número ou mandou e-mail para esse endereço veio do outdoor. Logo, se você gastou 1000 reais para fazer o outdoor e te ligaram 1000 pessoas querendo seu serviço, é como se você tivesse gastado 1 real por pessoa. De repente isso pode ser um investimento de mídia maravilhoso ou não, porque se você recebeu uma só ligação, ela te custou 1000 reais, ou seja, foi cara pra caramba.

Como manter a identidade em diversos canais de comunicação, tais como site, Whatsapp, Facebook, Twitter, etc.?

Dan – A primeira coisa é se preocupar com o tom de voz, como você está falando. Pode ser de uma forma bem amigável, tipo “boa tarde amigos clientes, essa é a foto do nosso happy hour da sexta feira…”. Esse é o tipo de conteúdo que você pode postar no Facebook porque ele tem seu valor com determinado grupo de clientes e determinado tipo de empresa. Outro tipo de discurso seria “aqui, nessa terça feira, dia 21, comunicamos o lançamento do livro…”. Esse discurso já tem outro tom e é um outro tipo de conteúdo.

Então, o tom de voz e o conteúdo que você está divulgando no Facebook e no Twitter já são uma forma de você declarar essa identidade. Tanto o Facebook quanto o Twitter têm páginas de perfil, na página de empresa. Nessa página de empresa você pode fazer umas super capas e, assim, você terá melhores resultados.

Fizemos um estudo na 99designs para entender o quanto que as capas (ou páginas de Facebook bem desenhadas) impactam no resultado dos clientes e o resultado foi surpreendente. Percebemos uma taxa de sucesso de 82% nas empresas que redesenharam suas capas de Facebook versus 35% das empresas que só abriram a parte de Facebook, sem o trabalho de capa bem feito. 79% das empresas que tiveram um desenho de capa redesenhado reportaram um aumento de engajamento dentro dos posts que eles já colocavam. Ou seja, mais curtidas, mais comentários e mais compartilhamentos. 78%, do grupo dos 79%, perceberam aumento de likes da página. 32% viram aumento de comentários e 11% viram aumento de vendas nos sites. Então, está mais que comprovado por pesquisas que o redesenho de uma capa de Facebook ou de Twitter pode trazer mais engajamento para sua comunidade.

O Whatsapp eu acho fantástico e tem que fazer parte do dia a dia das nossas empresas sim. No Brasil ele está muito difundido e instalado em quase todos os celulares. Nesse caso, você não tem nenhuma oportunidade tão óbvia quanto uma página de perfil para poder declarar uma imagem, mas, de novo, o tom de voz e a agilidade para responder clientes também demonstram aspectos da imagem da sua empresa.

Além disso, no Whatsapp você também pode mandar algumas imagens em épocas que tenham alguma novidade para contar. Por exemplo, você pode mandar para um cliente específico alguma imagem que tenha a ver com o mercado dele, alguma portaria nova, algum exercício que ele tenha que cumprir, alguma coisa que ele tenha que fazer. Você também pode em ocasiões especiais, como aniversário de empresa de cliente, mandar alguma imagem para ele. Nessas pequenas coisas você consegue agregar um pouco de imagem de marca. Porém, para o Whatsapp, o que conta mesmo em 90% do tempo é o tom de voz, o conteúdo e a rapidez.

No Facebook e Twitter também: conteúdo, tom de voz, volume e consistência com que você está postando. Se postar no Facebook uma vez por mês, por exemplo, sua página será muito menos dinâmica que uma página que tem um post por dia. Mas no Facebook e no Twitter vocês tem a vantagem de poderem ilustrar as páginas com capas e fotos de perfil que trazem mais engajamento.

 

Mais informações sobre a 99designs:

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Dan Strougo é Diretor Regional da América Latina da 99designs e
Sabrina Gallier é Marketing VP & Co-founder do Nibo

 

Assista agora ao webseminário Como a sua marca pode gerar mais valor para o seu escritório contábil.

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