Crise no Fluxo de Caixa: Como Evitar?

Crise no Fluxo de Caixa: Como Evitar?

Geralmente, um controle de caixa feito de forma desorganizada tem a capacidade de empurrar a empresa para um buraco financeiro quase irreversível. Falhas acontecem, porém, é sempre bom evitá-las. Então, como evitar uma crise no fluxo de caixa?

Entenda a diferença entre lucro e fluxo de caixa
Lucro e fluxo de caixa não podem ser vistos da mesma forma. A empresa pode estar gerando uma grande margem de lucro e experimentando um forte crescimento, mas, ao mesmo tempo, pode não ter dinheiro para pagar todas as contas. Tal situação ocorre por uma série de razões, como não cobrar dívidas previstas ou ter dinheiro parado em excesso de estoque. Assim como é possível ter reservas substanciais de dinheiro sem gerar um nível mínimo de lucro, ou até mesmo, ter prejuízos na empresa.

Faça projeções consistentemente e leve em conta certos fatores como:

  • Período de tempo entre o pagamento de credores e o recebimento de devedores
  • Pagamentos de capital (quitação de empréstimos e compra de equipamentos)

Reveja as condições de crédito
Concessão de crédito aos clientes é sempre uma boa ideia para expandir o negócio, no entanto, se os termos são muito longos, a empresa não será paga tão cedo. O padrão é 30 dias, mas algumas empresas fornecem até 50 dias para efetuar pagamento. Como pequenas empresas não têm grandes reservas, limitar os termos é apropriado.

Uma política semelhante pode ser útil ao pagar as contas. Outra alternativa é negociar um plano de pagamento com os fornecedores, por exemplo, o parcelamento tem a capacidade de equilibrar as contas a receber e as contas a pagar.

Minimize as dívidas incobráveis
Como minimizar a inadimplência? Dívidas incobráveis são péssimas para o negócio. Em geral, se a cobrança é impossível, você terá que eliminá-la das suas finanças. O procedimento de “write off”, significa dar baixa de algum ativo da empresa. Isso também significa um impacto negativo no fluxo de caixa.

No caso de transações de baixo volume, uma opção é instituir uma política de pagamento antecipado (funciona muito bem para empresas de varejo online). Para fugir de problemas, certifique-se que o cliente não terá que esperar muito pelo recebimento da mercadoria.

O incentivo para pagamentos antecipados através de descontos, é outra forma para evitar ‘calotes’. Por outro lado, uma punição por inadimplência também pode funcionar muito bem, já que todos querem fugir das cobranças de juros sobre os pagamentos pendentes.

Equipe Nibo

Somos um time de especialistas focados em tornar a sua gestão financeira mais eficiente. Deixe um comentário ou ligue para nós, estamos sempre a postos para ajudá-lo!

Empreendedorismo e Fracasso: 6 Dicas para Evitar o Pior Gestão de Pessoas: 6 dicas para ser mais eficiente

Deixe o seu comentário

  1. A minha empresa está com o fluxo de caixa baixo para relizarmos o pagamento das despesas,o momento é crítico,qual caminho devemos seguir?

Comente com o seu e-mail Comente com o Facebook