Precisa emitir uma Decore agora? Não se estresse!

Precisa emitir uma Decore agora? Não se estresse!

Sabemos que quando uma Decore é solicitada, ela geralmente tem necessidade imediata. Entretanto, para que ela seja gerada, exige-se uma série de extratos bancários que comprovem a renda que ela declara, certo?

Pois é, mas na prática, o que sempre aconteceu até dezembro de 2015, foi que os contadores sempre deram um jeito de fazer as Decores, mesmo sem ter em mãos todos os extratos exigidos para fazê-las. Dava mais trabalho, mas eles se viravam. Consultavam um extrato aleatório, faziam uma estimativa de renda por alto e, num outro momento, faziam os acertos necessários. Isso porque era permitido fazer até 50 Decores antes mesmo de se ter em mãos todos documentos que constituíam a base legal de cada emissão.

Organize a documentação dos seus clientes com a Planilha Para Contadores: Checklist de Entrada de Documentos Mensais

O que mudou na Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos?

Como se sabe, o Conselho Federal de Contabilidade – CFC – publicou no dia 23 de novembro de 2015, no Diário Oficial da União, uma Resolução que alterou a forma de emissão da Decore. Desde o início deste ano de 2016, para se emitir uma Decore, o contador deve fazer o upload dos documentos comprovantes de renda antes de fazer qualquer emissão. Ou seja, na prática, quanto mais organizado for o cliente e quanto mais ele puder fazer sua contabilidade online, melhor para o contador.

Ninguém gosta de falar sobre isso, mas a verdade é que, raramente, contadores e escritórios mantêm a contabilidade de todas suas empresas em dia. Isso significa dizer que, a partir de agora, será bem mais estressante gerar uma Decore instantaneamente, se os documentos já não estiverem todos organizados e na mão do contador.

O problema é que, como sempre aconteceu, os clientes vão continuar exigindo a emissão imediata das Decores, porém, os contadores já não terão mais como fazê-las, caso não tenham acesso a todos os documentos comprobatórios necessários para tais emissões. Imagine o mal-estar que isso pode gerar para o contador. Um cliente que sempre o pagou em dia, nunca deu problema, pede uma Decore com urgência, e o contador tem que dizer que não pode mais dar seu jeito porque o cliente não se organizou para enviar os documentos necessários a tempo!

 

O controle de caixa e o fim do estresse

O que fazer então para emitir a Decore em poucas horas, se faltarem documentos para comprová-la? Já não adiantam mais estimativas, já não se pode mais fazer ajustes posteriores, já não funciona mais ser o melhor contador do mundo se não houver a colaboração dos clientes. Para que uma Decore seja emitida instantaneamente, o contador deve explicar aos seus clientes que, desde já, é fundamental que eles mantenham suas contabilidades organizadas e seus documentos atualizados.

Eles devem ter plena ciência de que, a partir de agora, só há como se emitir uma Decore se o contador tiver em mãos todos os comprovantes de renda necessários e em dia. Portanto, o dever de casa do contador será reeducar seus clientes para que eles se organizem para tal mudança.

Mas como conseguir com que os documentos de clientes estejam sempre em dia e disponíveis?

Pensando em solucionar essa questão, especificamente, o Nibo desenvolveu a funcionalidade de controle de caixa. O módulo foi criado de forma que os lançamentos dos clientes estejam sempre em dia, e que o contador tenha acesso direto a seus documentos, tão logo uma Decore seja solicitada. Com a ajuda da ferramenta, o cliente também poderá fazer sua contabilidade online e sob demanda, além de poder fazer sua gestão financeira de forma atualizada.

 

screenshot-nibo

 

Como mostrado na figura, pelo controle de caixa o contador terá acesso aos documentos de todos seus clientes que estejam integrados pela ferramenta. Para isso, basta selecionar, na coluna da esquerda, o cliente de quem se quer acessar os documentos e, em seguida, ir na aba documentos e clicar no documento desejado. Simples assim!

Equipe Nibo

Somos um time de especialistas focados em tornar a sua gestão financeira mais eficiente. Deixe um comentário ou ligue para nós, estamos sempre a postos para ajudá-lo!

Aproxime-se do seu contador porque o bicho vai pegar! A transformação da sua empresa começa na sua cadeira

Deixe o seu comentário

Comente com o seu e-mail Comente com o Facebook