Gestão Financeira: os erros mais comuns

Gestão Financeira: os erros mais comuns

errosnacontfinanceira

A Gestão Financeira é a soma de todas as ações e procedimentos relacionados a todos os planejamentos, análises e controle das atividades financeiras da empresa.

Gerir as finanças de uma empresa é priorizar bons resultados, focando sempre em prazos, custos, e atingindo a rentabilidade dos recursos aplicados.

Fazer um bom controle financeiro é um dos maiores desafios que pequenas e médias empresas enfrentam no dia a dia. O controle eficiente é também o primeiro passo para poder planejar corretamente.

Por isso, juntamos os 4 principais erros da gestão financeira das pequenas empresas, que podem ser evitados facilmente:

1º – Não ter informações corretas
Não obter os números precisos sobre todos os custos envolvidos, fluxo de caixa, valor de contas a receber e a pagar, valor de despesas, é o erro mais comum para as pequenas empresas.
Geralmente isso acontece, pois não há o registro correto das operações realizadas.

2º – Não possuir um sistema de gerenciamento
Muitas pequenas empresas não criam um sistema ou metodologia de controle financeiro. Isso torna o gerenciamento muito díficil no dia a dia e no crescimento. Um software financeiro ajuda muito nessa tarefa, pois torna mais prático e eficiente o controle das finanças da empresa.

3º – Misturar as finanças de diversas empresas
Muitos micro e pequenos empresários possuem mais de uma empresa, e acabam misturando o dinheiro de uma empresa com a outra, causando uma grande confusão. Por exemplo, é mais comum do que imaginamos, a compra ou o envio de estoque de uma loja para a outra. Isso afeta o fluxo de caixa de ambas.

4º – Misturar as finanças pessoais
Outro ponto é não juntar as suas finanças pessoais com as da sua empresa. O mais fácil a fazer é estabelecer um pró-labore para retiradas mensais, registrar todo investimento de capital mesmo que pequeno, e efetuar todos os reembolsos de forma organizada, caso tenham contas pagas no cartão de crédito pessoal, etc.

 

Para evitar esses erros e colocar as finanças da sua empresa no caminho certo, teste o melhor software de gestão financeira grátis.

Equipe Nibo

Somos um time de especialistas focados em tornar a sua gestão financeira mais eficiente. Deixe um comentário ou ligue para nós, estamos sempre a postos para ajudá-lo!

Escritório de contabilidade: como escolher o seu Como saber se o seu escritório de contabilidade faz um bom trabalho?

Deixe o seu comentário

    Comente com o seu e-mail Comente com o Facebook