O que é Razão Social e o que é Nome Fantasia?

O que é Razão Social e o que é Nome Fantasia?

Muita gente se pergunta o que é Razão Social e Nome Fantasia. Quais são as diferenças entre um e outro? Para que servem? Se você está pensando em empreender, precisa entender quais as diferenças básicas entre os dois.

O que é Razão Social?

Razão Social é o nome de registro da sua empresa. Também conhecido como Nome Comercial, Denominação Social ou Firma Empresarial é o nome dado à pessoa jurídica, que consta em documentos legais, contratos e escrituras. Além de representar o nascimento de uma empresa na Junta Comercial ou no Cartório correspondente à sua sede, também serve para demonstrar a constituição legal da empresa e para ser usado em termos formais.

No momento que se pensa em abrir uma empresa, deve-se checar se algum nome similar já existe, ou esse registro será impossibilitado.

O direito ao Nome Comercial é garantido pela Constituição Federal, pelo Código Civil Brasileiro e pela Convenção da União de Paris para assuntos da Propriedade Industrial. Esse direito nasce no ato do arquivamento do Contrato Social no registro de abertura da empresa.

 

O que é Nome Fantasia?

Nome Fantasia, também conhecido como Nome de Fachada ou Marca Empresarial, é o nome popular de uma empresa, e pode ou não ser igual à sua razão social. Geralmente, é o nome que serve para a divulgação de determinada empresa, visando o maior aproveitamento da sua marca e da estratégia de marketing e vendas.

O registro do nome fantasia deve ser feito junto ao órgão de marcas e patentes, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O INPI dá direito à utilização do nome da marca/produto ao registro que for primeiro efetuado. Esse registro não é obrigatório, mas, uma vez feito, passa a ser considerado uma marca registrada. Essa marca começa então a apresentar o símbolo ® e a empresa a que se refere passa a ser sua dona absoluta.

A partir daí, a marca se incorpora ao patrimônio da empresa como se fosse um ativo. Aliás, não é raro que algumas marcas se tornem bem mais valiosas que os próprios bens patrimoniais de uma empresa.

 

Um bom exemplo de diferença entre Razão Social e Nome fantasia é o da Coca-Cola, que vem a ser o nome fantasia da empresa cuja razão social é Coca-Cola Indústrias Ltda.

 

 

 

Baixe o eBook grátis e Abra Sua Empresai!

Equipe Nibo

Somos um time de especialistas focados em tornar a sua gestão financeira mais eficiente. Deixe um comentário ou ligue para nós, estamos sempre a postos para ajudá-lo!

Por que contadores são essenciais para o sucesso de qualquer empresa? Kit Documentos Essenciais para o Contador

Deixe o seu comentário

  1. Sou funcionário publico do estado de São Paulo ( Professora) e preciso preencher um formulário onde pede a razão social, ninguém na minha escola sabe o que é isso………….nem a Diretora da escola.

  2. Olá amigo. Parabéns pelo post. Muito esclarecedor. tenho uma dúvida, e espero que possa me ajudar: é possível associar mais de um nome fantasia a uma única razão social? por exemplo, se tenho três empresas em ramos de atividade distintas. Obrigado desde já.

  3. Bastante claro e objetivas as explicações. Ajudaram-se a entender um pouco quanto ao registro do nome de fantasia de empresa.

  4. Bastante objetivo e compreensivas as explicações. Ajudaram-me a entender melhor quanto ao registro da nome de fantasia de empresas.

  5. Opinião unânime meu caro amigo, vc está de parabéns, quem dera 50% dos posts fossem criados com a mesma objetividade e esclarecimento. Aqui pra nós militares vc merece um Bravo Zulu !!!

  6. muito bem explicado mesmo, principalmente quando se trata do nome fantasia, que após registrado, passa incorporar no patrimônio da Empresa, com Intangíveis. Parabéns. obrigado, pelo ensinado.

  7. Parabéns pelo post. Bastante claro! Poderia esclarecer uma dúvida em relação ao assunto, por favor?
    Se uma empresa com razão social: Gaiolas das Américas Ltda, cujo nome fantasia é Gaiolas do Futuro, essa empresa pode firmar contratos com o nome fantasia? Ou teria que ser dessa forma: Gaiolas das Américas Ltda., de nome fantasia Gaiolas do Futuro, tem entre si………….
    Obrigada antecipadamente pela atenção.
    Lilian Lie

    • Oi Lilian,
      Para fins legais, sugerimos sim, usar a razão social e não o nome fantasia. Porém, também sugerimos conversar com uma pessoa especializada no assunto para questões importantes, como contratos. Um abraço da equipe Nibo!

  8. >Prezados srs, _Em 1992 mesmo trabalhando em banco, fundei uma loja de vídeo, o qual fez mui sucesso com o nome que escolhi, ganhei troféu de micro empresario, de melhor empresa do ramo, diploma de melhor nome conhecido do público e por ai vai, depois assim como muitos colegas meus enfrentamos várias dificuldades no mercado como um todo, mas mantive o pique, e hoje ela esta registrada na junta mas não ativa, pois após minhas dificuldades financeiras, consegui manter limpa ate hoje, e pretendo no ano que vem abrir novamente com outras atividades mas usando o nome de fantasia que escolhi, portanto esse nome de fantasia é possível registrar, e onde?

    • Olá Valerio, nesse caso, recomendamos que você consulte um advogado ou contador, para te aconselhar legalmente. 🙂

  9. Olá, trabalho com comunicação visual e sempre surge esta dúvida junto aos donos de comércio quando levanto a questão sobre a razão social, costumo simplificar dizendo que nome fantasia é como você (comerciante)quer ser chamado e razão social é o que você faz (ou oferece para sociedade). Está certo ou estou trazendo mais confusão?
    Obrigado pelo share. Abraço.

    • Oi Ed!
      Nem sempre razão social define exatamente o que você faz, as vezes é apenas um nome legal. Mas é por ai, sim! Agora você pode mandar esse link para os seus clientes também… rs

  10. Parabéns pela disposição em ajudar
    e principalmente pela linguagem clara e sem frescuras.
    é disso que o mundo precisa. Abraços

  11. Bom dia! Gostaria de saber se sou obrigada a registrar o nome fantasia da minha loja, a razão social é a mesma. Recebi um telefonema de uma empresa, que dizia que uma loja em outra cidade iria abrir com o nome da minha, e se eu não registrasse a empresa teria o mesmo nome, e assim eu teria que mudar o nome fantasia da minha loja, sendo que é o mesmo da razão social, detalhe o valor informado para registro é absurdo !!!! Como funciona, eu posso perder o nome da minha loja?

    • Oi Karine,
      Procure alguém especializado em marcas e patentes, porque dependendo do segmento de atuação das empresas, não é necessário. Se o valor for absurdo pode ser alguém com más intenções também. Sempre recomendamos a opinião de um profissional nesses casos, pois cada caso é diferente. Nos avise o seu desfecho! Queremos acompanhar!

  12. tenho uma oficina de estofados com o nome de marcelestofados tenho cnpj. Gostaria de saber si vale só para minas gerais o si é para o brasil, porque achei uma com o mesmo nome no mato groso, não sei si ela tem cnpj

    • Oi Marcel,

      Para esses assuntos específicos, recomendamos o uso de uma consultoria de algum contador parceiro. 🙂

  13. Olá amigo, parabéns pelo ótimo post! Gostaria de tirar uma dúvida contigo: O termo empresarial Inc. o que significa? recomendaria alguma página para ler sobre este termo empresarial? Exemplo: Google Inc. WhatsApp Inc. Obrigado desde já!

    • Olá Matheus, muito obrigada pelo seu comentário! A sigla “Inc” é originada da palavra “Incorporated” que significa “empresa incorporada”, ou seja, que faz parte de um grupo. Ainda não temos um material aprofundado sobre o assunto, mas vamos colocá-lo em nossa lista de sugestões. Abraços!

  14. olá sou pessoa fisica (psicologo) e ouvi dizer que não posso ter nome fantasia para meu consultório. Todavia, não acho em nenhum lugar o texto de lei que admite isso…só achei um processo no RS…Eu sou do rio, queria saber se procede aqui do mesmo jeito e qual texto de lei se aplica…Deixo o texto em seguinte:MANDADO DE SEGURANÇA. CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA. USO DE NOME DE FANTASIA POR PROFISSIONAL LIBERAL. NECESSIDADE DECONSTITUIÇÃO E REGISTRO DE FIRMA INDIVIDUAL OU DE PESSOA JURÍDICA.
    1. O profissional liberal, desenvolvendo individualmente sua atividade, e semconstituição sequer de firma própria, não pode utilizar-se de nome de fantasia, pois a identificação de seu consultório não estará vinculada a qualquer entidade fiscalizatória, nem ao registro do comércio.
    2. Não existindo formalmente a entidade “Walt Withman Psicanálise e Psicoterapia”, não pode ser sujeito de direitos e obrigações.
    3. Direito dos clientes ao conhecimento exato do responsável pelo serviço que será prestado, não sendo admitida figura híbrida pretendida, que, ademais, interfere na eventual responsabilização civil e tributária do efetivo prestador do serviço.

  15. quero saber sobre uma carta que fala sobre CRÉDITO PARA TODO TIPO DE PERFIL E NECESSIDADE SEM COMPLICAÇÃO

    • Olá Wilson,

      Aqui no Nibo nós não emitimos carta de crédito, você pode verificar isso junto aos bancos e operadoras de crédito. Um abraço!

  16. Recentemente abrir uma loja de produtos de limpeza e coloquei o nome de Fantasia RVCLEAN Produtos de Limpeza e Serviços e a Razão Social coloquei o nome de meu filho Rodolfo Caique F da Silva, gostaria de saber se está correto.
    Desde já agradeço atenção
    Att
    Ivanildo
    Abraço

    • oi Ivanildo, tudo bem? Ficamos felizes com o seu comentário. Para você verificar a validade do nome fantasia e a razão social você deve procurar os orgãos públicos do seu município e estado. Um abraço!

  17. bom dia , estou baixando um programa de auto card , e depois do programa baixado em meu pc o programa pediu que eu preechesse um campo com ( nome ou razão social) mas eu não tenho tenho firma nem empresa resistrada em cartório , como fazer pra preecher o campo e ter o programa fucionando?

    • Oi Antomil, como vai? Você deve entrar em contato diretamente com o fabricante do programa para receber instruções detalhadas de funcionamento. Qualquer dúvida estamos à disposição. Um abraço,

  18. BOA TARDE.

    GOSTARIA DE SABER O SEGUINTE:
    ESTOU TRABALHANDO EM UMA EMPRESA COM NOME REGISTRADO EM CNT RAZÃO CONTÁBIL IMÓVEIS LTDA,O DONO RESOLVEU ABRIR UMA PAPELARIA , E ALTEROU O CONTRATO SOCIAL ,COLOCANDO AS ATIVIDADES QUE EXERCEREMOS TIPO,VENDAS DE ARTIGOS DE PAPELARIA INFORMÁTICA ETC…
    O QUE QUERO SABER É O SEGUINTE:
    QUANDO FUI COLOCAR OS DADOS NA NOTA FISCAL,COMECEI PELA RAZÃO SOCIAL E O CNPJ.LOGO A BAIXO VEM O NOME FANTASIA E NÃO TEM.
    EU POSSO COLOCAR SÓ CNT RAZÃO,OU TENHO QUE COLOCAR O NOME DA EMPRESA TODO(CNT RAZÃO CONTÁBIL IMÓVEIS LTDA) E SE TENHO QUE REGISTRAR O NOME FANTASIA.? E NA HORA DE TIRAR A NOTA FISCAL,QUAL NOME APARECERÁ ? (CNT RAZÃO) OU O NOME (CNT RAZÃO CONTÁBIL IMÓVEIS LTDA)

  19. O que é Nome Fantasia?

    Nome Fantasia também conhecido como Nome de Fachada ou Marca Empresarial, é o nome popular de uma empresa. O nome fantasia pode ou não, ser igual ou parecido com a razão social de uma empresa. É o nome que serve para a (divulvação)

  20. Quero saber se já existe uma marca parenteada eu posso usar a mesma palavra ligada a outra? Por exemplo: existe Rede Globo! Posso usar Gás Globo ? Existe Rede Alterosa, posso usar Água Alterosa? Existe Renault, posso usar Renault Abrantes? portanto quero saber se posso usar uma palavra/marca patenteada associada a outra palavra, no caso um nome composto. Outro exemplo: existe Hering, posso usar Hering Madureira? E assim por diante… Espero ter sido claro! Obrigado.

  21. boa tarde gostaria de saber se uma empresa pode colocar o nome da razão social de uma coisa Ex estudio de fotografia e ser uma imobiliaria acho errado mais gostaria de ter certeza existe pessoas que faz isso

  22. OLÁ SOU UM PROFISSIONAL LIBERAL E ATUO COMO ARQUITETO, PORÉM TENHO UMA MEI EM MEU NOME, POSSO UTILIZAR O NOME FANTASIA DA MEI, NAS PLACAS DE ANUNCIOS DE MINHAS OBRAS COMO ARQUITETO?
    PARABÉNS PELO BLOG!

  23. Boa tarde , gostaria de saber se posso usar o nome fantasia de uma segunda empresa igual o da primeira , sendo que a razão Social é outra ?

  24. Bom dia

    Gostaria de saber se uma empresa que vai prestar serviço no ramos de assistência/ produto para idosos tem algum tipo de categoria de classificação especifica como por exemplo -” Fulano Empreendimentos ” para o ramo da construção civil. Posso colocar o nome que eu quiser como razão social?

  25. Estou trabalhando em uma empresa recente, foi criada o razão social e nome fantasia. Está gerando crise de identidade. Queremos fortalecer o nome fantasia mas na emissão de NFs tem que sair o razão. Tem alguma forma de trabalharmos com o fantasia sem alterar o razão social?

    Att.

    João

  26. Então razão social e nome fantasia é diferente? Razão social seria então um nome que não exista, e nome fantasia é um nome de uma empresa que já existe?

  27. tenho um MEI DE UM SALAO DE CABELEIREIRO E ESTOU PARA ABRIR UMA RAZAO SOCIAL DE UM MOTEL POSSO USAR O MEI DO SALAO PARA O MOTEL

  28. Boa tarde. Registrei o domínio http://www.multinstalador.com.br e iniciei o registro da marca junto ao INPI, já fiz o pagamento das taxas mas estou preocupado com a demora, já faz mais de 3 anos que solicitei e até agora não recebi o documento, isto é normal? Obrigado

  29. Olá gostaria de saber se dentista como pessoa física pode ter nome fantasia no seu estabelecimento. Sou de MG. Ou tenho que fazer registro/como pessoa jurídica? Obrigada

  30. No cadastro do CNPJ identificamos que uma Empresa que trabalha com nossos produtos, cadastrou junto a Receita Federal nosso Nome Fantasia.

    Se minha marca for registrada ou não, ele pode fazer isso ?
    Se fosse Registrada a RFB conseguiria identificar e recusar, ou talvez isto ocorreu por que a minha marca não esta registrada ?

    Obrigado

  31. boa tarde gostaria de saber se eu que não sou pessoa jurídica posso ter razão social ou nome fantasia por que trabalha pra mim mesma como depiladora

  32. Ola tenho uma empresa no ramo de atividade qria saber como mudar a razão social e se pode

  33. ola boa noite ,gostaria de saber se o nome fanstasia e a razao social pode ser a mesma. exemplo: o dono se chama pedro augusto dos santos ai ele coloca: NOME FANTASIA : Pedro augusto dos santos Razao social : Pedro augusto dos santos isso é permitido? Grato,aguardo respostas

  34. Sou MEI e minha razão social é meu nome seguido de meu CPF, na ocasião da abertura da MEI cadastrei um nome fantasia. Em meus produtos posso colocar ” Fabricado por ( Nome Fantasia )”? Ou tenho que colocar minha razão Social ?

Comente com o seu e-mail Comente com o Facebook