O que o U2 tem a ver com a sua empresa contábil?

O que o U2 tem a ver com a sua empresa contábil?

Sou fã declarada do U2. Fã daquelas de dormir na fila dois ou três dias antes do show para ficar próxima ao palco. Sério! A banda me acompanha desde os meus 15 anos, quando ganhei de presente o álbum All That You Can Leave Behind. Aquele que tem a música Beautiful Day, tão conhecida por todo mundo.

 

Sempre quis escrever algo relevante sobre o U2 e não somente declarações de fã enlouquecida. Agora chegou a hora, pois estou inspirada! Mesmo que você não goste dos irlandeses, sugiro que leia este artigo. Caso o grupo fosse uma empresa de contabilidade, você com certeza iria querer copiá-los.

 

No último fim de semana, assistir ao DVD U2 Live in Paris, da turnê Innocence + Experience Tour. Tem algo nessa turnê que chama muita atenção: o telão gigante de LED que interage com a banda e com a plateia (veja o vídeo).

 

Desde 1997, o U2 é pioneiro em usar tecnologias envolvendo telões interativos. Isso transforma o show em um verdadeiro espetáculo, engrandecendo a banda e oferecendo ao público uma experiência única!

 

E é sobre isso que vou falar neste artigo: tecnologia, inovação e adaptação ao mercado. Essas são coisas nas quais você, amigo contador, precisa estar ligado. Aliás, ligadíssimo!

 

Olá, Design Thinking!

Já ouviu falar de Design Thinking? Ou você acha que isso é uma expressão da moda criada pelas startups? Não, meu caro. Design Thinking é um conceito das antigas e tem a ver com a experiência do usuário ao utilizar seu produto/serviço.

 

Esse conceito faz você tirar seu olhar narcisista de dentro da sua empresa para focar lá fora, no outro, no seu cliente, e em como ele irá interagir com o que você oferecer a ele.

 

Essa preocupação com a experiência do usuário sempre foi algo muito marcante nos shows do U2. Toda a infraestrutura do palco, incluindo o som, as luzes e o posicionamento da banda, é pensada com o objetivo de oferecer ao público a melhor experiência possível.

 

E o que isso tem a ver com você?

Me responda uma coisa: Quando o seu cliente liga para seu escritório com alguma dúvida, qual é a jornada que ele percorre até essa dúvida ser sanada? Será que a experiência dele está sendo a melhor possível?

 

Se você não sabe responder ou se a sua resposta foi “nem tanto”, aqui vai a dica nº1. Mapeie os processos do seu escritório. Mas não faça isso pensando em seu fluxo interno de trabalho e sim nos processos que envolvem alguma interação com seu cliente. Dessa forma, procure ajustá-los para eliminar gargalos e possíveis falhas de comunicação.

 

Por exemplo, um FAQ no seu site ou canal do cliente pode eliminar várias ligações e evitar que ele fique igual um bobo ouvindo musiquinha de espera até alguém atender.

 

“Não temos medo da tecnologia. Nós gostamos de inovação.”

 

Essa frase foi dita pelo Bono, vocalista do U2, quando ele apresentou o telão da turnê Innocence + Experience Tour pela primeira vez ao público, em 2015. O telão é impressionante e espetacular, e já ganhou espaço no Guiness World Records, estabelecendo recorde como a maior tela de LED do mundo. Veja aqui outro vídeo para entender melhor sobre o que estou falando.

 

Nessa frase de Bono, eu posso destacar duas coisas. A primeira é que gostar de inovação é algo praticamente obrigatório nos tempos de hoje. Fechar os olhos para as mudanças que a tecnologia vem trazendo para tantas áreas, principalmente para a interação entre as pessoas, é dar um tiro no pé.

 

A segunda é que essa frase foi dita por um sujeito que tem 56 anos de idade. Então, se você tem mais de 50 anos e está lendo este artigo, não pense que você já está “velho demais” para acompanhar essa onda de transformações.

 

E o que isso tem a ver com você?

Agora me responda outra pergunta. Você está ao lado do time que torce o nariz para plataformas que realizam contabilidade online, alegando concorrência desleal, ou você é do time que tenta aprender com esse novo modelo de negócio contábil e procura extrair as coisas boas para implantar em seu escritório?

 

Olha, meu caro contador, não estou dizendo que você tem que começar a vender seu serviço por R$ 50,00 a partir de agora. No entanto, você tem sim que entender como o cara que vende contabilidade online consegue fazer isso, quais tecnologias ele implantou em seu negócio e quais inovações ele trouxe para o nosso mercado contábil.

 

É da natureza humana repudiar tudo aquilo do qual temos medo ou que não entendemos. Então esta é a dica nº2: não tema as mudanças do mercado contábil. Essa é uma excelente oportunidade para você sair da sua zona de conforto e repensar seu negócio e a forma como você presta seu serviço. Tem quantos anos que você realiza seu trabalho do mesmo jeito?

 

Se não pode com eles, junte-se a eles

No longínquo ano de 2001, a Apple lançou o primeiro Ipod, mudando de vez a forma como o usuário ouvia música. A venda de CD’s, que garantia uma imensa fatia da receita dos artistas, despencou horrivelmente e colocou algumas gravadoras e músicos em crise. Houve tumulto geral.

 

Mas tinha uma banda que estava lá, ao lado de Steve Jobs no dia do lançamento do Ipod. Sim, lá estava o U2, oferecendo junto à Apple uma versão personalizada do Ipod com músicas da banda.

 

Em 2014, quando o U2 lançou seu último disco, Songs of Innocence, o grupo se aliou novamente à Apple. Juntos, eles fizeram o maior lançamento de um álbum na história, disponibilizando gratuitamente as canções para meio bilhão de usuários do Itunes.

 

E, mais uma vez, o meio musical foi chacoalhado. O U2 foi criticado por muitos artistas, sob alegação de que eles estavam incentivando a distribuição de músicas gratuitas e desvalorizando o trabalho daqueles que ainda apostavam na venda dos CD’s.

 

O fato é que quase ninguém mais compra CD atualmente (só quem é muito fã de alguma banda, como eu, que compra CD como item de colecionador…) e essa realidade não tem mais como ser combatida pelos músicos. Ou seja, sobreviverão aqueles que se adaptarem a esse cenário.

 

E o que isso tem a ver com você?

Meu amigo contador, não pense que o que está acontecendo de ruim no seu escritório é causado pela crise e que isso vai passar… não vai.

 

A contabilidade, como outras áreas, já está caminhando para um cenário onde os serviços serão melhores e mais baratos. Sim, mais baratos. E são as tecnologias que vêm permitindo isso! Elas permitem que você ganhe eficiência e aumente sua produtividade. Logo, você terá condições de atender mais clientes com um custo menor e, consequentemente, oferecer seus serviços por um preço mais em conta. E esse caminho não tem volta.

 

Agora, cabe a você a decisão de aceitar e se juntar ao inevitável cenário dos serviços mais baratos, buscando alianças e parcerias com os seus supostos inimigos, digo, concorrentes, sempre com o intuito de pensar formas mais eficientes de oferecer seus serviços.
Ah, e essa foi a dica nº 3.

 

Bem, então vou ficando por aqui, porque em se tratando de U2 e Contabilidade, duas das coisas que mais gosto neste mundo, posso ficar horas dissertando sobre.

 

Se você gostou do artigo e quiser ter acesso a outros conteúdos bem legais, acesse o meu canal no Facebook, onde eu abordo vários temas relacionados ao universo do empreendedorismo contábil, mas sempre com uma linguagem bem leve e descontraída.

 

Um abraço e até a próxima!

 

Ps: não resisti e resolvi deixar o link de um terceiro vídeo que mostra a maravilha que é esse telão, então se você não viu ainda, veja aqui!

Fernanda Rocha

Empresária contábil na Fatto Contabilidade, apaixonada por tecnologia, inovação e empreendedorismo contábil; Idealizadora do canal Contabilidade Sem Chatice, que tem a missão de fazer os empresários pararem de torcer o nariz quando ouve a palavra "contabilidade".

Saiba como organizar as finanças do seu cliente através da conciliação bancária Técnicas para reduzir custos e motivar sua equipe em tempos de crise

Deixe o seu comentário

    Comente com o seu e-mail Comente com o Facebook