Planejamento Financeiro: Para que serve?

gestao_financeira_nibo

Não podemos evitar os infortúnios financeiros da vida, mas seus efeitos sobre nós podem ser bem menos impactantes se  estivermos preparados, ou seja, se soubermos nos planejar financeiramente. Da mesma forma que isso vale para as finanças pessoais vale para as empresas fadadas a ficarem a pé na estrada se não adotarem algum tipo de planejamento financeiro.

Quanto mais informação, organização, projeção e planejamento possuir, mais chances de a sua empresa se estabelecer e permanecer sólida no mercado. É de extrema importância que se conheça as características e dimensões do mercado no qual se atua ou pretende atuar, a legislação pertinente, os padrões de qualidade.

Planejando o financeiro

O planejamento financeiro é a tentativa de prever as ocorrências futuras e estar preparado para surpresas desagradáveis que podem vir a abalar a solidez de uma empresa. É estar preparado para ter um pneu furado sem borracheiro na estrada.

Para tanto, é necessário que se estabeleça métodos de controle, que se faça uso de algumas ferramentas que contribuam para um eficiente planejamento financeiro. Exemplificando:

  • Estabelecer com antecedência as ações a serem executadas;
  • Estimar recursos;
  • Antever percalços;
  • Definir responsabilidades para o alcance dos objetivos.

O controle de fluxo de caixa e o orçamento são bons exemplos dessas ferramentas. O primeiro traduz as receitas e despesas da empresa em uma linha do tempo com projeções futuras. Já o orçamento explicita as intenções da empresa em termos financeiros, é um resumo dos planos financeiros da empresa.

O alinhamento de ambas pode ser muito útil para a uma boa execução dos planos da empresa. O fluxo de caixa pode apontar um problema de orçamento que poderá ser corrigido ainda durante o processo de execução, evitando assim que a saúde financeira da empresa seja irreversivelmente afetada no futuro. De fato, muitas empresas têm suas atividades encerradas por falta de um adequado gerenciamento financeiro.

O planejamento financeiro estabelece o modo pelo qual os objetivos podem ser alcançados. Um bom controle e planejamento financeiros se fazem necessários em qualquer tipo de empresa, independente de seu ramo de atuação. Eles são ainda mais importantes para as pequenas empresas que, em geral, por possuírem baixa capacidade de implementar técnicas administrativas, tendem a apresentar um quadro mais crítico em relação ao planejamento financeiro, se comparadas às grandes empresas.

Um bom programa de gestão financeira pode ser muito útil para ajudar a organizar relevantes informações financeiras contábeis que, consequentemente, contribuirão para o desenvolvimento de um planejamento financeiro mais eficiente.

Equipe Nibo

Somos um time de especialistas focados em tornar a sua gestão financeira mais eficiente. Deixe um comentário ou ligue para nós, estamos sempre a postos para ajudá-lo!

Como funciona uma Assessoria Contábil? Controle de Estoque: algumas dicas simples para o dia a dia

Deixe o seu comentário

    Comente com o seu e-mail Comente com o Facebook