Vantagens de se promover colaboradores a sócios

Vantagens de se promover colaboradores a sócios

Sociedade é um casamento e, como tal, ela pode durar até que a morte a separe, ou não. E como em todo casamento, primeiro você escolhe a pessoa certa, a que possui o perfil que você busca, que apresenta as qualidades que você deseja e até mesmo os defeitos com os quais você sabe que poderá lidar. Quando isso acontece, você provavelmente se apaixona e já não vê mais sentido em viver longe dessa pessoa que tanto acrescenta na sua vida. Daí então você faz a proposta: você que virar meu sócio?

Analogias à parte, a lógica é mais ou menos essa mesmo. Quando você escolhe um funcionário para virar seu sócio, é porque já conhece seu trabalho, seu comprometimento com a empresa, sua lealdade, sua competência e, em última instância, sabe que ele compartilha dos mesmos objetivos que você. Consequentemente, estará do seu lado para dividir o bônus e o ônus dessa sociedade.

Mas como a vida não são somente flores, casamentos se desfazem e sociedades, às vezes, não valem a pena. Mas foquemos no lado positivo da vida! Afinal, estamos aqui para falar de coisa boa! Deixemos as tristezas para outro momento porque hoje nosso papo vai falar só de vantagens. Vantagens de se promover colaboradores a sócios!

 

Poder competir com propostas de grandes empresas

De um modo geral, os bons profissionais sonham em trabalhar para grandes empresas, ter bons salários e muitos benefícios. Por essa razão, dependendo do tamanho do seu negócio, fica difícil competir por determinada mão de obra qualificada. Eventualmente, você acaba perdendo seus melhores funcionários por questões salariais, quando eles recebem propostas de empresas de maior porte. E é nessa hora que se ganha vantagem em oferecer uma possível sociedade.

Ser sócio imprime relativa estabilidade e, mesmo que isso não represente uma grande vantagem financeira, acaba pesando na decisão de trocar ou não de empresa. Além disso, uma sociedade também implica em aumento de benefícios e vantagens, ainda que não sejam tão expressivas.  Também conta aqui a questão da autonomia. Sócios são seus próprios chefes e, geralmente, só respondem à assembleia de sócios.

E ainda que “ser sócio” exija uma mudança de postura dentro da empresa, com mais responsabilidade e mais comprometimento, essas características, de certa forma, aumentam a ligação do colaborador com a empresa. É como se passassem a ser também pais daquela criança. Assumem mais responsabilidade, mas também gozam de mais alegrias.

No final das contas, oferecer sociedade aos seus melhores colaboradores é uma arma bastante eficiente para competir com ofertas de grandes empresas e, consequentemente, garantir que você tenha profissionais qualificados.

 

Contar com os melhores profissionais

Uma das grandes dificuldades para as empresas, hoje em dia, é encontrar mão de obra qualificada (veja como contratar uma equipe de alta performance), e o mercado exige isso o tempo todo. Em outras palavras, se o mercado exige profissionais competentes, você precisa ter profissionais competentes. Sendo assim, boa parte dos seus esforços deve se voltar para esse propósito.

Um dos bens mais valiosos de uma empresa são as pessoas. As competentes, claro! Voltando à lógica do mercado, já que não existe tanta oferta de mão de obra qualificada e você precisa dela, não hesite em reter seus bons profissionais.

Mas como você deve imaginar, é provável que ter bons profissionais também seja o desejo de muitas outras empresas, logo, a probabilidade de que seu funcionário seja uma mão de obra disputada é grande. Por conta disso, existe o risco de você perde-lo para outra empresa que apresente uma proposta de trabalho mais sedutora que a sua. Porém, se ele for seu sócio, será mais improvável que sucumba. A chance de se manter fiel a você será muito maior do que se ele for um mero funcionário da sua empresa.

Desta forma, se você tem um colaborador que é realmente bom, não seja econômico. Mesmo que uma oferta de sociedade te custe mais dinheiro, ela será uma grande oportunidade para você vencer a concorrência e garantir que sua empresa conte com os melhores profissionais do mercado.

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Não perder clientes

Muitos clientes se sentem inseguros quando começam a ser atendidos por determinado funcionário que, inesperadamente, é substituído por outro com quem não possuem relação alguma, ou que não pode oferecer um serviço tão personalizado.  Isso acontece com frequência em empresas que têm grande rotatividade de funcionários.

É claro que esse problema não justifica manter um funcionário regular, até porque, se for para ser mal atendido, o próprio cliente vai optar pela troca. Mas pense no impacto negativo que sua empresa sofreria se perdesse bons funcionários com frequência. Além de perder credibilidade com os clientes, isso provavelmente também diminuiria a fidelização dos mesmos. Então, se estiver hesitante em propor ou não sociedade para um funcionário exemplar, se faça as seguintes perguntas: o que acontecerá se ele for embora? Como vou ficar? Vou continuar prestando esse serviço com o mesmo grau de excelência?

Como já dito, o ideal nesse caso é reter a mão de obra qualificada. Um novo status de sócio, nada interfere na continuidade do atendimento ao cliente. Então, pense também nessas vantagens na hora de propor sociedade aos seus melhores funcionários.

Empresas com baixa rotatividade de funcionários tem mais credibilidade. Empresas com credibilidade tem mais clientes e clientes felizes são mais fiéis.

Aposto que enquanto lia esse artigo, vários nomes vieram a sua cabeça, certo? E aí, que tal pedi-los em casamento? Em sociedade, digo!

Equipe Nibo

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