Depois de ter suas informações alimentadas dentro do sistema, o importante é fazer uma análise do seu financeiro. Quanto mais rápido e ágil for sua rotina para elaborar os relatórios, mais tempo a equipe terá para analisar e discutir os próximos passos.
Mas afinal quais são os relatórios gerenciais essenciais para uma pequena empresa?

Relatório de Fluxo de Caixa

Esse pode ser o relatório mais importante para o dia a dia. O relatório de Fluxo de Caixa deve ser analisado pelo menos uma vez por semana, para que o responsável tenha completa visão das entradas e saídas de dinheiro, como um todo. Esse relatório é o que também permite a decisão de mudanças em datas de recebimentos e pagamentos, prever gastos e decidir sobre a hora certa de fazer investimentos.

Relatório de Contas a Pagar

O relatório de contas a pagar mostra de forma rápida, quais são os próximos pagamentos e o que já está atrasado. Essa visualização permite o planejamento do que será debitado das contas da empresa.

Relatório de Contas a Receber

O relatório de contas a receber mostra de forma simples, quem deve e quanto está em aberto. O importante deste relatório é ver de forma ágil quais são seus melhores clientes, se algum cliente está atrasado e se algum cliente poderia receber um plano de pagamento mais vantajoso.

Relatório de Acompanhamento

Para uma empresa crescer, é preciso acompanhar semanalmente e mensalmente o que tem dado certo, e o que precisa melhorar. Para isso, já existe um Painel de Acompanhamento pronto, onde as métricas financeiras podem ser analisadas junto às métricas importantes para a sua empresa.
Com o Nibo, todos esses relatórios gerenciais já vem prontos. Os relatórios são também interativos, o que facilita a navegação. Isto é, você pode ver os detalhes de todos os relatórios (dia de agendamento, pagamento, boletos bancários, documentos, anotações etc) em apenas um clique. Diminuindo o manuseio dos documentos e economizando tempo de procura pelos mesmos.