Como superar as dificuldades de se abrir um escritório contábil

Como superar as dificuldades de se abrir um escritório contábil

Abrir um escritório contábil é sonho de muitos contadores. No que diz respeito ao setor contábil, esse desejo não é diferente. Principalmente porque, nos dias de hoje, o Exame de Suficiência Contábil tem reduzido consideravelmente a quantidade de contadores no mercado de trabalho. Logo, a possibilidade de se tornar um empresário do ramo tem feito a cabeça de muita gente que pretende atuar na área, mas, eventualmente, não passou no exame.

Sem querer entrar no mérito da questão da eficiência do exame, uma coisa vale ser dita. Se você não foi aprovado, mas, ainda assim, pretende ser um empresário do setor contábil, domine todos os assuntos que tenham relevância, tanto para o exercício da contabilidade, como para a gestão do seu negócio. Conhecimento talvez seja o pré-requisito mais importante para você superar as dificuldades de se abrir um escritório contábil e ser bem-sucedido na sua empreitada.

Mas ainda assim, as dificuldades de se abrir um escritório contábil serão muitas. É sempre difícil começar uma atividade empresarial. Porém, seguindo algumas dicas fundamentais, você terá toda a base para garantir que seu escritório supere as dificuldades iniciais e se desenvolva de tal forma que se torne uma referência no mercado.

 

Conhecimento e parceria

Dominar os assuntos contábeis é de extrema importância para começar seu negócio, mas, além desse conhecimento prévio, você também deve estar preparado para se atualizar diariamente. Isso porque o governo não para de editar normas, então, para que você tenha chances de suceder nesse ramo, você deve ter muita disciplina para se dedicar aos estudos diários.

Principalmente por estar começando, você deve causar a melhor impressão possível ou sua má fama correrá antes mesmo de você se fazer conhecido. Por isso, mesmo que te custe tempo, você deve oferecer um serviço impecável, de qualidade e sem nenhuma margem para erros. É isso que seus clientes vão esperar de você.

Entretanto, é compreensível que você, sozinho, não consiga dominar profundamente tantos assuntos. Para ajudar nessa questão, é recomendável que você abra seu escritório contábil junto a outros colegas de profissão, de preferência os que dominam assuntos complementares aos seus conhecimentos.

Outra possibilidade seria a de você se associar a uma empresa contábil ou comprar um escritório já em funcionamento. Isso mitigaria a barreira da dificuldade de fazer tudo sozinho, que é uma tarefa extremamente árdua. Contar com a parceria de colegas traz muitas vantagens no sentido de economia de tempo, divisão de tarefas, compartilhamento de expertises, de custos, além da complementariedade de conhecimentos específicos. Pense nisso antes de começar!

 

Como enfrentar a concorrência

O Brasil tem cerca de 500 mil profissionais e cerca de 50 mil organizações contábeis, logo, é um mercado altamente competitivo. A notícia boa é que o mercado para a contabilidade é imenso. Se você for olhar pela quantidade de pessoas jurídicas, nosso mercado contábil é muito amplo e extremamente dependente dos serviços de um profissional contábil. É quase impossível alguém conseguir empreender sem a ajuda de um contador.

Considerando esses aspectos, seria muito interessante que, desde o começo, você se especializasse em algum segmento econômico. A ideia é ser um especialista e não ter todo o mercado contábil como concorrente.

Imagine que você se especialize no comércio varejista de farmácias, por exemplo. Quantos concorrentes direto você terá? É muito mais fácil convencer alguém sobre a qualidade dos seus serviços se você for especialista em determinado setor e conhecer todas as obrigações que envolvem determinada atividade. Nesse caso específico, é muito mais interessante para quem é do comércio de sua especialidade, contratar os seus serviços. Você poderá desenvolver um trabalho de qualidade muito superior a de qualquer outro escritório de contabilidade sem especialidade nessa mesma atividade fim. Assim sendo, a especialização pode ser uma grande aliada sua para enfrentar a concorrência, principalmente dos escritórios que estão estabelecidos no mercado há anos.

 

Como encontrar oportunidades em meio aos desafios

Uma das grandes dificuldades enfrentadas pela contabilidade, hoje em dia, é dedicar tempo ao cliente quando se tem tantas exigências do fisco a serem atendidas. Quase não sobra tempo de prestar um serviço personalizado, e isso é um enorme desafio.

Mas é exatamente onde a dificuldade é a mesma para todos que devemos pensar em soluções diferenciadas, que ofereçam valor junto ao serviço prestado e, em última instância, deem ao seu escritório o destaque que você quer que ele tenha.

As oportunidades aqui são infinitas e dependem exclusivamente da sua criatividade e da sua vontade de oferecer um serviço diferenciado aos seus clientes. A ideia é sempre pensar em como criar oportunidades de negócios em meio aos desafios que são comuns a todos escritórios.

Como já disse, as oportunidades são muitas, mas temos aqui algumas sugestões que já se mostraram úteis em escritórios que tiveram destaque no mercado.

A maioria dos escritórios faz a parte básica, a parte contábil, a parte fiscal de rotinas e apresentam balancetes mensais. Mas, para oferecer qualidade, você tem que ir além. Então, por que não mandar, junto com balancetes, mapas gerenciais que apontam a evolução das receitas e despesas, por exemplo? Isso desperta o interesse do seu cliente e mostra a ele que você está realmente interessado em ajudar na evolução dos seus negócios. Isso agrega valor ao seu trabalho, imprime qualidade e dedicação ao serviço prestado por você. Quando recebe esse relatório, o empresário passa se interessar pelos balancetes que, geralmente, não teriam nem tempo de ler.

Outra coisa importante é você manter seu escritório extremamente bem organizado de forma que você mantenha a contabilidade dos seus clientes em dia. Assim, você pode detectar eventuais falhas e, por que não, oferecer consultorias que possam resolver esses problemas. Ajude-os a evitar gastos, a aumentar o faturamento, a evitar multas ou qualquer outro prejuízo que a falta de organização pode estar causando.

Se existe uma possibilidade de recuperação de credito, por exemplo, você pode fazer esse trabalho para o cliente e apresentar um orçamento. Em outras palavras, através da própria contabilidade em dia, você pode, eventualmente, descobrir novas oportunidades, novos negócios e vai ainda poder ajudar seu cliente.

 

Planeje-se

Pense em tudo que for, direta ou indiretamente, afetar seu negócio, desde a localização à tabela de preços de serviços. A fase do planejamento para abrir um escritório contábil é, certamente, a mais trabalhosa, demorada e, pela sua complexidade, decisiva. É nessa fase que você terá uma ideia mais clara da viabilidade de realização do seu negócio. Pense na concorrência, na localização, no investimento, na sua carteira de clientes, na sua experiência, no provável tempo de retorno financeiro, na possível demanda pelos seus serviços, enfim, em tudo. Anote todas as suas respostas no papel e comece a fazer sua análise, profissionalmente falando. Seu sonho deve se justificar financeiramente.

 

Divida as tarefas

Pode ser que, em um primeiro momento, você tenha que fazer tudo sozinho. O desafio será grande, mas muitas vezes não há outra opção. Entretanto, pense em dividir seu escritório em departamentos, na medida em que novos funcionários forem chegando. E sim, considere contratar outras pessoas, mesmo que isso pareça ser um gasto desnecessário.

A divisão de tarefas é muito importante para que se consiga prestar um serviço de excelência. A princípio, você pode achar que dá para fazer tudo sozinho, mas é muito difícil ser empreendedor, atuar no planejamento estratégico, administrar a atividade comercial e atender o cliente ao mesmo tempo. Até porque o cliente espera que você saiba tudo, e isso pode ser um desafio grande para você.

E quando for contratar novos funcionários, seja criterioso. Escolha pessoas com muito conhecimento, principalmente nas áreas em que você não tem tanto domínio. A atividade contábil é arriscada. Qualquer erro do seu escritório pode gerar processos e, de acordo com os códigos que regem esse setor, o contador tem que arcar com essa responsabilidade se a falha tiver sido dele. Por isso é tão importante ter pessoas com muito conhecimento e especialização, para que esse tipo de risco seja mitigado ao máximo.

De qualquer maneira, não se iluda, outras dificuldades surgirão no seu caminho. Mas, se você leu até aqui, já sabe como superar as principais. Lembre-se que sempre existirá espaço para os melhores. Eu disse melhores! Portanto, seja um deles. Seja planejado, organizado, estudioso, dedicado e empenhado em prestar sempre o melhor serviço, aquele que supera as expectativas de qualquer cliente.

Vamos começar?

Como contratar uma equipe de alta performance

Equipe Nibo

Somos um time de especialistas focados em tornar a sua gestão financeira mais eficiente. Deixe um comentário ou ligue para nós, estamos sempre a postos para ajudá-lo!

Como fazer conciliação bancária: Passo a passo Segurança da Informação

Deixe o seu comentário

  1. Eu, que ainda estou no início dos meus estudos de Ciências Contábeis, estou adorando muito este site e principalmente as dicas que recebemos por Email…

Comente com o seu e-mail Comente com o Facebook