O aumento da quantidade de Contabilistas e o Exame de Suficiência Contábil

O aumento da quantidade de Contabilistas e o Exame de Suficiência Contábil

Em 30 de junho de 2015, o Conselho Federal de Contabilidade – CFC – atualizou a quantidade de contabilistas registrados no Brasil. Atualmente, são 322.489 contadores registrados e ativos nos Conselhos Regionais – CRC´s. Um número recorde! Mas outro dado que também impressiona é a quantidade de futuros contadores formados: são 313.717 alunos matriculados nos Cursos de Bacharelado em Ciências Contábeis * em todo o Brasil. Atualmente, o 4º maior curso em número de estudantes do país, ficando atrás apenas dos cursos de Administração, Pedagogia e Direito.

 

Mas por que o Curso de Ciências Contábeis cresceu tanto?

Um dos motivos foi a escassez de profissionais contábeis no mercado que, por si só, gerou aumento da demanda por esses profissionais e aqueceu a procura pelo curso. No entanto, o principal motivo do aumento do número de estudantes de Ciências Contábeis foi a proliferação de novas faculdades e a abertura do Bacharelado para a formação na modalidade EAD – Educação à Distância. O número de alunos matriculados neste bacharelado chega a representar 20% dos matriculados em cursos presenciais.

Olhando pontualmente, isso não é ruim. Não há mal algum em se formar muitos contadores. O problema não é a quantidade, mas a qualidade da formação dos profissionais contábeis que estão entrando no mercado de trabalho. A fiscalização do MEC é ineficiente e permite que várias faculdades continuem abertas, muitas vezes formando alunos que não possuem o mínimo de conhecimento necessário para atuar no mercado contábil. Com certeza, este foi um dos motivos de o CFC ter instituído o Exame de Suficiência Contábil.

 

O Exame de Suficiência Contábil

Também conhecido como Exame do CFC ou Exame do CRC, o Exame de Suficiência Contábil é um teste que tem o objetivo de comprovar o conhecimento médio (mínimo necessário) para que o Técnico e o Bacharel em Ciências Contábeis possam exercer as suas prerrogativas funcionais no mercado de trabalho.

O Exame de Suficiência Contábil foi criado em 1999 e o primeiro período de avaliações durou até o ano de 2004, quando o exame foi então suspenso. Em 2010, o projeto de lei do exame de suficiência contábil (lei 12.249/2010) foi aprovado, retomando as avaliações em 2011. Atualmente, estamos indo para a 10ª avaliação que ocorrerá em 20/09/2015. O exame possui duas edições ao ano e a Fundação Brasileira de Contabilidade é a instituição responsável por sua aplicação. O teste possui apenas uma fase com 50 questões objetivas com quatro opções de resposta cada (a, b, c, d). É aprovado quem acertar 25 ou mais questões.

A finalidade do artigo não é defender a aplicação do teste, mas evidenciar uma realidade: o Exame de Suficiência tem reduzido a quantidade de Contadores no mercado de trabalho contábil. Atualmente, cerca de 65% dos candidatos são reprovados na prova. Se por um lado a proliferação de cursos fez aumentar o número de Bacharéis em Ciências Contábeis, por outro, o CFC conseguiu reduzir a quantidade de profissionais atuantes no mercado com a aplicação do Exame de Suficiência Contábil.

Mas o Exame de Suficiência é realmente necessário? Não deveria ser. Acredito que a incumbência para se julgar a qualidade dos bacharéis deveria ser do MEC, não do CFC. Afinal, é o MEC o responsável por avaliar a qualidade do ensino superior. Infelizmente, a atuação deste Ministério é pífia, o que acarreta que várias faculdades com baixa ou nenhuma qualidade continuem funcionando.

Enfim, mesmo que o aluno se forme em Ciências Contábeis e, posteriormente venha a ser aprovado no Exame do CFC, o maior julgador da qualidade daquele profissional continuará sendo o mercado de trabalho. Portanto, não se preocupe com a quantidade de contadores que estão atuando. Por mais que o número de contabilistas venha a dobrar nos próximos anos, os bons profissionais continuarão tendo sucesso no ramo contábil.

*Dado: Censo da Educação (último disponibilizado pelo INEP)

Saiba mais sobre o Exame de Suficiência Contábil.




Guia Carreiras e Salários em Contabilidade



Érico Almeida

Érico Almeida: Formado nas áreas de Administração e Ciências Contábeis. Responsável pelo site SuficienciaContabil.com.br

Por que reter seus clientes atuais é tão importante? Como sua marca pode gerar mais valor: principais dúvidas sobre Mídias Digitais

Deixe o seu comentário

    Comente com o seu e-mail Comente com o Facebook