Você se considera um bom chefe? Sua equipe está motivada? Se você que é um gestor e lidera um time sabe que essas perguntas não são simples de serem respondidas. Porém, é possível repensar algumas atitudes diante destas questões. Confira algumas dicas importantes de gestão empresarial para você!
Mesmo que um funcionário seja qualificado para determinada função ele com certeza não é infalível. Contrate colaboradores pelas suas atitudes e treine suas habilidades para que estejam cada vez mais alinhados aos resultados e valores da empresa em que trabalham.
Mantenha um diálogo franco e direto. Manter uma boa comunicação com o time é essencial para a saúde da empresa. A primeira conclusão a se chegar é que dessa forma o diálogo será mais fluído, consequentemente menos falhas e assim mais resultados. Mas a parte mais interessante desta dica é que manter uma boa comunicação é importante para o equilíbrio emocional das pessoas, fortalecendo o senso de comunidade e companheirismo.
Manter uma boa comunicação com os seus funcionários significa que deve haver uma via de mão dupla, ou seja, todos devem ter liberdade para iniciar conversas, propor melhorias e sugestões sempre que sentirem necessidade. É importante ouvi-los e entender seus pontos de vista e suas considerações para que esta troca seja verdadeira.
Sintetizando este conselho em duas palavras: resolva problemas! É muito melhor viver em uma cultura de resolução de problemas e busca de soluções do que viver em um ambiente estressante, que busca culpados em vez de resultados. Como em todo convívio, é preciso cultivar e fazer a manutenção com frequência.
Sempre. Mesmo que o objetivo não tenha sido atingido, mesmo que você não esteja 100% satisfeito com os resultados. Incentivar sua equipe é o melhor método para num futuro próximo conquistar resultados mais interessantes e conquistar a confiança de sua equipe.