A importância do empreendedorismo no Brasil

A importância do empreendedorismo no Brasil

Muito se fala em empreender, do quanto isso é inovador e benéfico para a sociedade, do papel do empreendedorismo nos momentos de crise econômica e da importância de se desenvolver uma comunidade empreendedora. Mas o que é uma comunidade empreendedora? Quais benefícios ela traz para a sociedade? Qual a diferença entre empreender e abrir um negócio? Qual a relação entre a crise e o empreendedorismo? Qual a importância do empreendedorismo no Brasil?

 

O papel de uma comunidade empreendedora

O movimento empreendedor no Brasil é bastante relevante, principalmente porque temos aqui um elemento de grande destaque se comparado a outros empreendedores no mundo: a criatividade. Nossa população é muito criativa no que diz respeito a desenvolver soluções inusitadas para superar momentos críticos, provavelmente devido ao nosso histórico de crises. Inclusive, talvez seja a nossa criatividade o fator que mais influencie para o fato de o Brasil, hoje, ser o número um em empreendedorismo no mundo.

Entretanto, ainda que a quantidade de empreendimentos seja expressiva, ainda não temos uma comunidade empreendedora muito fortalecida. Para se ter uma ideia, quase não temos cases de sucesso de startups nacionais que sejam referências mundiais.
Comunidades empreendedoras são importantes para conectar eixos que ajudam a movimentar o ecossistema do empreendedorismo como um todo. Seja através do espaço virtual ou promovendo encontros presenciais, essas comunidades colocam as diferentes iniciativas em contato, disponibilizam informações úteis sobre os recursos disponíveis para a sociedade e compartilham as ideias que são desenvolvidas pela comunidade de modo geral. E é isso que falta no Brasil, apesar do número significante de empreendimentos.
Felizmente, os primeiros passos nesse sentido já foram dados. Como exemplo, podemos citar o recém lançado Hub do Empreendedor. O Hub do Empreendedor vem a ser uma parceria entre as maiores startups de tecnologia do Brasil que se uniram para fortalecer a comunidade empreendedora.
A primeira ação do Hub foi o “Black Friday”, que ofereceu descontos agressivos a novas empresas com o objetivo de ressaltar a importância desse tipo de parceria no país. O intuito da ação foi motivar outras iniciativas como essa e melhorar a comunicação e o entrosamento entre os empreendedores do Brasil.
Outra vantagem que esse tipo de parceria traz é o aumento da interação entre essas startups que, em última instância, podem trocar figurinhas sobre estratégias mais eficientes, conteúdos de marketing, ferramentas úteis, gestão financeira e outros temas de relevância para a comunidade empreendedora.

 

Mas o que significa empreender?

O conceito de empreendedorismo é muito mais amplo do que a simples abertura de novas empresas. Ser empreendedor vai bem além de apenas possuir empresas. Empreender significa melhorar o desempenho, o ganho ou o lucro. Empreender é transformar rotinas de trabalho de forma que aumentem a produtividade. É ter ideias inovadoras e desafiadoras. É enxergar fora da caixa, ver além do óbvio, é apresentar soluções criativas e inovadoras.

Empreender é estar sempre pensando novas formas de encontrar soluções para qualquer coisa que afete a vida das pessoas. Atitudes empreendedoras trazem inovação, desenvolvem tecnologias e ajudam a movimentar o ecossistema do empreendedorismo no país, o que acaba trazendo mais segurança e incentivo à abertura de novos empreendimentos.

 

Diferença entre empreender e abrir um negócio

Basicamente, um empreendedor não abre uma empresa porque está desempregado e precisa encontrar uma maneira de fazer dinheiro. Esse geralmente é o comportamento típico de quem simplesmente abre um negócio. Bem diferente disso, um empreendedor abre uma empresa porque enxerga uma oportunidade e investe nela. Inclusive, é muito comum que empreendedores abram mão de empregos estáveis e bem remunerados para investirem nas ideias em que acreditam.

 

O empreendedorismo no Brasil e a crise

É natural que as pessoas tenham medo de fazer investimentos em momentos de instabilidade econômica, tais como o que estamos vivendo agora. Mas, contrariando essa lógica, crises econômicas podem trazer boas oportunidades para os empreendedores.
Pensem que as empresas, principalmente startups de tecnologia, geralmente surgem apresentando soluções para problemas. Problema é o que mais se vê em momentos de crise, portanto, empresas que oferecem novas soluções em tempos de crise ainda ajudam a reverter o quadro de instabilidades do país.
A crise geralmente atinge os setores mais tradicionais da economia, o que acaba gerando um aumento considerável no percentual da taxa de desemprego. Em contrapartida, a insegurança que isso gera acaba fazendo com que a população se mexa, busque soluções mais criativas para superar as dificuldades e, consequentemente, abra sua mente para adotar comportamentos novos e soluções alternativas. E isso é excelente no sentido de abrir espaço para os empreendedores que apresentam soluções não convencionais. O lado bom de se empreender nos momentos de crise é que, além de se contribuir para a geração de empregos, o empreendedorismo motiva o comportamento criativo da população.

Em um cenário onde existe uma comunidade empreendedora forte, as pessoas são mais motivadas a acreditarem em novas soluções. Para o Brasil, isso é particularmente bom porque ajuda a desmistificar o tabu que ainda existe em torno do risco de se empreender.
Portanto, não tenha medo! Se você tem um perfil empreendedor, uma ideia inovadora, e ela apresenta algum tipo de solução na qual você tem motivos para acreditar que trará benefícios para a sociedade, não hesite, empreenda!

 

 

 

Equipe Nibo

Somos um time de especialistas focados em tornar a sua gestão financeira mais eficiente. Deixe um comentário ou ligue para nós, estamos sempre a postos para ajudá-lo!

Bloco K - 11 processos essenciais para o seu cliente se preparar já Principais reclamações de clientes de contabilidade

Deixe o seu comentário

  1. Ótimo post! Quando o brasileiro começar a ter um mindset mais focado em resolver problemas e investir em soluções ao invés de só seguir tendências de modelos de negócio teremos um ótimo potencial!

Comente com o seu e-mail Comente com o Facebook