Liderança transparente nas organizações

Liderança transparente nas organizações

O Nibo está sempre em busca de excelência em todos os sentidos e não seria diferente quando o assunto é Liderança nas Organizações. Com o intuito de estarmos sempre em consonância com o dinamismo do mercado, achamos legal compartilhar a filosofia que hoje adotamos e acreditamos ser a mais adequada às habilidades de nossos colaboradores, às necessidades da nossa empresa e às demandas do mercado.

Traduzido do livro Team of Teams, de Stanley A. McChrystal, o trecho a seguir imprime, com clareza, nosso estilo de trabalho e nossa visão de liderança transparente nas organizações, que acreditamos ser, hoje, a forma mais bem-sucedida de liderança empresarial. Buscamos desenvolver uma cultura onde nossas equipes se conheçam, saibam das necessidades umas das outras, tenham capacidade de se adaptar a fatos novos e de resolver problemas de forma ágil.

Resumindo, o modelo de Liderança Transparente resume bem nossas crenças, objetivos e ambições.

A seguir, o trecho do livro que mais nos inspira. Esperamos que gostem e que ele sirva de inspiração para sua liderança também!

 

Como avançar

Liderar uma “Equipe de Equipes” é uma tarefa formidável, muito do que um líder tem que ser e fazer mudou profundamente. A figura do líder “mão na massa”, herói, cuja competência e força de vontade dominou campos de batalhas e reuniões durante gerações foi suplantada pela velocidade dos fatos, complexidade e interdependência. Até mesmo líderes heróis mais bem-sucedidos estão desconfortáveis diante do entendimento de que sua habilidade de controlar e resolver tudo está em check. Nós temos que começar a liderar de outra forma.

Criar e liderar uma equipe que tenha capacidade de se adaptar a fatos novos, resolver problemas de forma ágil e entregar resultados fantásticos requer construir, liderar e manter uma cultura flexível e durável. A principal responsabilidade do novo líder é manter uma visão holística e ampla do que está acontecendo, e evitar uma abordagem reducionista, não importando quão tentador micro gerenciar possa parecer. A principal responsabilidade do líder é com o todo e não somente com o resultado da sua área. Somente entendendo o que está acontecendo ao redor, os objetivos da empresa e o que outras áreas estão fazendo, um membro da equipe conseguirá decidir, sugerir e ter boas ideias.

As palavras de um líder são importantes, mas as ações são mais eficientes para reforçar ou enfraquecer uma “Equipe de Equipes”. Em vez de criar ferramentas e processos para acompanhar de perto seus liderados, o líder deve permitir que seus liderados o monitorem, o acompanhem, para que aprendam a sua forma de pensar, e, finalmente, possam tomar decisões de qualidade de forma ágil. Mais importante do que dirigir, lideres devem mostrar transparência. O novo lema é a liderança transparente nas organizações.

Conforme o mundo vai se tornando mais complexo, a importância dos líderes só aumenta. Até mesmo tecnologias radicalmente novas não conseguem oferecer a motivação, coragem e paixão trazidas por líderes bons e transparentes. Convencer equipes a interagir entre si e a trabalharem juntas sempre será difícil, mas essa é uma cultura que, se estimulada e mantida, pode florescer. Só precisa de um jardineiro, um ser humano, muito humano, um líder que tenha disposição para aceitar essa responsabilidade, estimular as pessoas, para que esse ecossistema se crie.

Equipe Nibo

Somos um time de especialistas focados em tornar a sua gestão financeira mais eficiente. Deixe um comentário ou ligue para nós, estamos sempre a postos para ajudá-lo!

Dicas para se sobressair no atual cenário contábil Como fazer conciliação bancária: Passo a passo

Deixe o seu comentário

    Comente com o seu e-mail Comente com o Facebook