O que é uma Nota Fiscal Eletrônica?

A Nota Fiscal é um recibo obrigatório após qualquer transação de venda de produtos ou serviços. A Nota Fiscal documenta a transação e serve para o recolhimento de impostos. A não utilização da nota é considerada sonegação fiscal. Consumidores devem exigir sua nota fiscal em todas as transações comerciais.
Hoje em dia, a maioria dos municípios emite e exige uma Nota Fiscal Eletrônica (NFE). A Nota Fiscal Eletrônica é transmitida pela internet e serve para facilitar o tramite de papel do documento entre o emissor da nota (prestador de serviço ou comerciante), o comprador e os órgãos públicos. Ela é emitida eletronicamente e armazenada; e sua validade é garantida por uma assinatura digital (token). A Nota Fiscal Eletrônica (NFE) é parte do projeto do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) adotado pelo governo através de um decreto firmado em janeiro de 2007.

 

 

Alguns dos benefícios da NFE, além do aumento da velocidade de transmissão da informação, incluem a simplificação do processo e a preservação do meio ambiente já que a impressão física do documento não é necessária.
Outros benefícios:
  • Redução de custos do papel e do transporte da documentação fiscal
  • Descontos no IPTU e ICMS para o Contribuinte Vendedor (em certos casos)
  • Redução de erros no processo
  • Incentivo à modernização e adoção de novas tecnologias
  • Maior credibilidade e transparência no processo fiscal
  • Melhorias no controle fiscal e menos sonegação
Equipe Nibo

Somos um time de especialistas focados em tornar a sua gestão financeira mais eficiente. Deixe um comentário ou ligue para nós, estamos sempre a postos para ajudá-lo!

SPED Fiscal: O que é? Como o Nibo ajuda sua empresa a evitar multas

Deixe o seu comentário

  1. Ola, estou enteressado em vender produtos na internet, mas nao entendo nada sobre (nfe).
    E gostaria de saber, se voce pode me informar qual o primeiro passo que devo tomar, para tirar a nota fiscal eletronica?
    se terei q pagar alguma tava mensal, e se posso fazer uso de todos recursos da NFE atravez de um tablete.
    Desde ja agradeco a sua atencao.
    Obrigado!

    • Oi Moisés,

      Tudo bem? Ficamos felizes com o seu interesse. Neste momento nosso software apenas emite Nota Fiscal Eletrônica de Serviços (NFS-e), caso você queria montar um e-commerce você deve verificar junto a prefeitura do seu município sobre a emissão de NF-e para produtos. Um abraço!

  2. Minha nota fiscal q veio junto com o produto está diferente na descrição dos produtos da eletrônica q a shoptime me enviou… Como pode?

  3. Eu perdi a nota fiscal do produto e agora preciso manda-lo para a assistência técnica. A nota fiscal eletrônica tem o mesmo valor da qual é entregue com o produto?

  4. Olá estou interessada em saber para que serve uma NF de serviço. Hj a empresa que trabalho precisa emitir essa nota uma vez por mês. Eu não entendo nada de NF e gostaria de saber o porque emitir essa NF e a finalidade.

  5. Eu perdi a nota fiscal do produto e agora preciso manda-lo para a assistência técnica. A nota fiscal eletrônica tem o mesmo valor da qual é entregue com o produto?

    • Sim, a Nota Fiscal eletrônica tem o mesmo valor e autênticidade da nota fiscal impressa. Basta ligar para a loja e pedir uma cópia.

  6. Boa tare…
    é correto fazer emissão de nota fiscal para um (uns) funcionários em forma de vale, no caso de falta de produto quando este volta de uma entrega ?
    Explicação: segundo o setor de logística, houveram algumas faltas de produtos e com isso estão aplicando notas fiscais para descontar deste funcionários. isso é correto ?

  7. Olá, tenho uma copiadora, e para clientes que imprimem mais preciso emitir a nota fiscal e nao sei como fazer isto, ja olhei na internet e nao entendo,o que eu preciso fazer para conseguir emitir a nota fiscal?

  8. Sou cliente e comprei produtos de terceiros, a minha duvida é quando recebo a nota fiscal de um produto ela tem qual efeito na questão de abatimento em meus impostos, ela pode ser deduzida no imposto de renda ?ou qual outro beneficio tenho com as NFs?

  9. Odoni, para uma pessoa física não tem tantos efeitos, a nota fica servindo mais como uma espécie de cupom fiscal e que comprova que se pagou pelo produtos(s) e os impostos nele(s) contidos, mais para quem tem uma firma(CNPJ) é muito importante para comprovação de que está pagando os impostos e cumprindo suas obrigações na comercialização dos produtos

  10. Boa noite. Fiz compra de um notebook de uma empresa de São Paulo, que me enviou o equipamento, via Correios, junto com a Invoice, pois foi importado do Canadá. O vendedor tratou a Invoice como NFe. A pergunta é: a Invoice substitui a Nota Fiscal (ou a NFe)?

  11. Olá, boa noite! Eu paguei o plano de saúde do meu filho,mas perdi o comprovante. A prestadora me enviou a NFE, Mas estão dizendo que ela não serve para comprovar o pagamento. Gostaria de saber se isso é verdade, ou se posso apresentar essa NFE como comprovante? Obrigada

  12. Bom dia caros senhores!
    A Nota Fiscal Electronica para alem do conceito apresentado acima por voçes, ela tambem pode servir como Fatura ou simplesmente como documento que prova que uma determinada venda foi efetuada? O seu acesso só pode ser a partir de um certificado digital solicitado a prefeitura? Ou pode se baixar um programa para o efeito?

Comente com o seu e-mail Comente com o Facebook