Saiba absolutamente tudo sobre o eSocial

Saiba absolutamente tudo sobre o eSocial

 

Para quem ainda não está a par das últimas inovações do governo federal, o eSocial, também conhecido como EFD-social ou Sped Folha, é um projeto, já em fase de implantação, que tem como premissa a consolidação das obrigações acessórias da área trabalhista em uma única entrega.  Em outras palavras, trata-se de um projeto que envolve a Receita Federal, o Ministério do Trabalho, o INSS e a Caixa Econômica Federal e que pretende unificar, integrar e padronizar o envio de informações pelo empregador sobre seus empregados.

Entretanto, ainda que pretenda simplificar processos que hoje são muito burocráticos e trabalhosos, sua implementação ainda gera muitas dúvidas sobre prazos, mudanças, layout e responsabilidades, principalmente.

Reunimos aqui alguns artigos de especialistas e endereços de sites que poderão esclarecer suas questões sobre todos os aspectos referentes ao eSocial, às mudanças que ele acarreta, assim como ao prazo para a sua implantação.

Mas, afinal, o que é exatamente o eSocial?

Conceito Básicos 

-Entendendo o eSocial

Site Oficial do Governo sobre o eSocial  – Apresentação.

Escrituração Fiscal Digital Social-eSocial  – Deloitte. Além de fazer breve introdução sobre o projeto, também aborda o conteúdo, apresenta o novo modelo operacional da folha de pagamento, dá dicas de como se preparar para as mudanças nas empresas e explica a metodologia.

O que é preciso saber sobre o eSocial?  – Catho. Além de explicar sobre os objetivos do projeto, também fala sobre os impactos que causará para os profissionais da área, assim como sobre sua aplicabilidade e benefícios.

O que é eSocial e quem está obrigado?  – Blog Zetta Brasil. Explica sobre o conceito e também sobre os obrigados a cumpri-lo, assim como apresenta seus respectivos prazos.

O que é o eSocial  – Senior. Explica o conceito e fala sobre o cronograma estimado.

Layout

-Manuais de orientação

Documentação técnica  – site oficial. Apresenta os modelos de layout.

Manual versão 2.0–Leiautes do eSocial  – Portal eSocial. Link para baixar os layouts.

Tire suas dúvidas sobre o eSocial  – José Adriano. Fala sobre o tempo que as empresas terão para se adaptarem ao sistema e para inserirem dados no ambiente teste.

eSocial-Principais aspectos – Edgar Gonçalves. Apresenta em slides os preparativos, datas, alterações, aspectos gerais da nova versão, preocupações, riscos e diagnósticos.

Objetivos 

-O porquê da transmissão única e simplificada de informações

Governo lança eSocial para unificar dados dos trabalhadores  – site oficial. Fala em simplificação e diminuição de burocracia, garantia de direitos, eliminação de informações redundantes e tratamento diferenciado às micro e pequenas empresas.

A novidade: eSocial. Qual a finalidade? A quem afeta?  – Mais Saber Contábil. Fala sobre os benefícios tais como o aumento na segurança de dados e na facilidade de fiscalização.

Principais objetivos do eSocial – PWC. Enumera os principais objetivos.

Quem estará obrigado a cumprir

-Todos os tipos de empresas e empregadores

eSocial–quem está obrigado a cumprir?  – Contabilidade na TV por Tânia Gurgel. Vídeo explicativo.

O que é eSocial e quem está obrigado?  – Blog Zetta Brasil. Apresenta o cronograma de obrigatoriedade das empresas e empregadores.

Responsabilidades de ambas partes no eSocial

-Dos Contadores

Responsabilidade dos contadores no eSocial-visão do governo – Canal do Roberto Dias Duarte, por Daniel Fontes e José Alberto Maia. Vídeo onde falam sobre a necessidade de melhora na comunicação entre contadores e clientes.

Escritórios de contabilidade devem alertar seus clientes  – Portal do SPED. Fala sobre a importância de os escritórios alertarem seus clientes quanto a necessidade e precisão de informações que devem ser comunicadas aos escritórios em tempo real.

-Dos Empregadores

eSocial (pág. 5)  – site oficial. Fala sobre as responsabilidades do empregador com o eSocial.

De quem é a responsabilidade?  – Contabilidade na TV, por Tânia Gurgel. Tânia fala sobre a necessidade de que o empregador esteja responsabilizado por algumas obrigações que o contador, sozinho, não pode assumir.

Obrigatoriedade a todos os empregadores  – Portal do SPED. Fala sobre as obrigações dos empregadores em relação ao envio de informações relativas às contratações e à utilização de mão de obra onerosa.

eSocial: uma revolução nas relações trabalhistas  – Roberto Dias Duarte. Fala das mudanças necessárias nas empresas para que estejam preparadas para a implantação do eSocial.

Eventos

-Lista dos eventos diários que deverão ser encaminhados ao Governo eletronicamente

Relação dos Eventos inicial, trabalhista e mensal  – Contmatic Phoenix. Apresenta a relação dos eventos mencionados.

Conheça os eventos iniciais, mensais e aleatórios do eSocial  – Sidetech. Especifica os eventos.

Vantagens

eSocial-Vantagens e Desafios  – Senior. Além das vantagens, o site também alerta sobre os desafios e os esforços comparados às vantagens.

Vantagens e desafios do eSocial  – Cruzeiro do Sul, por Fernando Nunes de Lima. Fala de diversas vantagens que o eSocial trará, assim como as obrigações acessórias que ele substituirá.

Quais as vantagens da eSocial?  – Grupo Skill. Lista as obrigações acessórias que serão eliminadas pelo eSocial.

5 vantagens do eSocial para PMEs  – Jornal Contábil. Cita 5 vantagens proporcionadas pelo eSocial.

Desvantagens

eSocial 2014-Vantagens e desvantagens  – Fórum de discussões sobre o eSocial. Apresenta 3 desvantagens.

Vantagens e desvantagens  – Pensando Grande. Fala de algumas desvantagens trazidas com a implantação do eSocial, principalmente para pequenas e médias empresas.

Cronograma estimado para implantação integral do programa

Novo Cronograma e apresentação oficial atualizada, por Roberto Dias Duarte.

eSocial–Novo Cronograma Estimado e Apresentação Atualizada, por José Adriano.

Opiniões de especialistas sobre o projeto

Inconsistências do eSocial e seu impacto na rotina das empresas,  por Kerlen Costa, advogada da área trabalhista e Gestão de RH da Scalzilli.fmv Advogados e Associados. Kerlen fala do impacto, principalmente sobre micro e pequenas empresas.

O que é PPP e qual a relação com o eSocial?, por José Adriano. Fala sobre a integração do PPP ao eSocial.

eSocial pode ser adiado outra vez, para 2017, Portal da Classe Contábil. Explica os motivos do possível adiamento do projeto.

Governo erra ao transferir responsabilidade do eSocial a contadores, por Costábile Nicoletta. Sobre o despreparo das empresas em relação ao eSocial.

O que muda nas empresas com o eSocial, por Roberto Dias Duarte. Roberto opina sobre a necessidade das empresas se reorganizarem internamente para implementar o projeto.

O eSocial vai dar trabalho à Internet, por Mauro Negruni, Diretor de Conhecimento e Tecnologia na Decision IT. Mauro fala sobre as possíveis falhas do programa eletrônico, principalmente no nordeste, onde problemas com a internet não são incomuns.

eSocial–Quem está preparado?, por Aldrie Bellardo, Gestora de RH. Aldrie chama a atenção para a necessidade de profissionais preparados para as novas mudanças que serão trazidas com o eSocial.

Entenda a relação entre o DIRF e o eSocial – poblicado pelo Portal Contábeis. Fala sobre a gradual substituição do DIRF.

O eSocial e a igualdade de direitos trabalhistas, publicado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos. O artigo fala sobre o que se espera do eSocial.

O eSocial e seus desdobramentos no RH das empresas, por Karin Hetschko. Karin defende que a proposta que prevê a unificação de dados trabalhistas e previdenciários é ainda um grande desafio para o RH.

 

Equipe Nibo

Somos um time de especialistas focados em tornar a sua gestão financeira mais eficiente. Deixe um comentário ou ligue para nós, estamos sempre a postos para ajudá-lo!

Principais problemas de gestão apontados por escritórios contábeis, como resolvê-los? Baixa formação: a grande dificuldade do segmento contábil

Deixe o seu comentário

  1. Olá! Bom dia! Sou empregadora doméstica e estou confusa, quanto ao esocial. Podem me ajudar, por favor? Abraços, Tania.

Comente com o seu e-mail Comente com o Facebook